Destaques do mês

Relembre os fatos que marcaram o mês de janeiro no Maranhão

Assassinatos, acidentes e estupros foram uns dos fatos que mais impactaram o maranhense.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13
Morte de terceirizados da Cemar causou grande comoção. / Foto: Divulgação.
Morte de terceirizados da Cemar causou grande comoção. / Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS – O mês de janeiro de 2019 foi marcado por muitos acontecimentos impactantes no Maranhão, como graves acidentes de trânsito, assassinatos e violência sexual contra crianças e adolescentes, entre outros casos de grande repercussão no Estado. Para ajudar você a recordar esses fatos e ficar por dentro do que aconteceu no início do ano, o Imirante.com selecionou as principais notícias divulgadas no mês de janeiro.

No dia 11 de janeiro, um policial militar do Batalhão de Choque, identificado como Ricardo Gomes Moreira, morreu em um acidente de trânsito, na Via Expressa, no bairro do Calhau, em São Luís. A morte do PM causou grande comoção. Outro acidente de trânsito que chocou foi o de um ônibus, que saiu de São Mateus do Maranhão (MA) com destino a São Paulo (SP), e caiu de um viaduto, no Km 499 da BR-153, em Goiânia (GO), na madrugada do dia 27. Duas pessoas morreram no acidente, e outras 41 ficaram feridas. Uma das vítimas, morreu abraçada com o filho de seis meses. A vítima envolveu a criança com o corpo, para proteger o bebê, que sobreviveu ao grave acidente. E no último dia de janeiro, cinco pessoas morreram e 10 ficaram feridas, após uma van colidir frontalmente com um caminhão, na BR-402, entra as cidades de Morros e Icatu, no Maranhão.

Os homicídios também marcaram o mês. No dia 4 de janeiro, três rapazes, um jovem e dois adolescentes, foram encontrados mortos a tiros, no povoado Mato Grosso, na região de Coquilho, zona rural de São Luís. Um PM foi preso, acusado de ser o autor do triplo homicídio. Saiba tudo sobre o caso. Já no dia 6, um motorista do aplicativo Uber, Edmilson Pimenta Azevedo, foi assassinado a tiros, no bairro da Liberdade, em São Luís. Saiba tudo sobre o caso. E no dia 15, dois funcionários de uma terceirizada da Cemar foram assassinados quando estavam trabalhando no Sítio Natureza, em Paço do Lumiar. Saiba tudo sobre o caso.

Além dos homicídios, oito suspeitos de integrarem facção criminosa morreram em confronto com a polícia, na Vila Conceição, região do Calhau, em São Luís. A polícia ocupou a área, após facções rivais se confrontarem pelo controle de tráfico de drogas. Saiba tudo sobre o caso. E uma cena comoveu os maranhenses em janeiro, uma filha desesperada saiu carregando o pai em uma maca pela rua, em busca de socorro. O idoso João Espíndola, de 71 anos, morreu após dar entrada no Socorrão I, no dia 22. E o mês de janeiro foi um dos que mais tiveram prisões de homens acusados de estupro contra vulnerável. Relembre os casos!

Esporte

Vencedores posam para foto oficial da 14ª edição do Troféu Mirante Esporte. / Foto: Paulo Soares / O Estado
Vencedores posam para foto oficial da 14ª edição do Troféu Mirante Esporte. / Foto: Paulo Soares / O Estado

No esporte, o mês de janeiro contou com o início de temporada do futebol maranhense. Depois de sofrer uma goleada do Ceará pela Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa emplacou três jogos sem derrotas no Campeonato Maranhense. Maior rival do Tricolor, o Moto Club assumiu a liderança do Estadual com a vitória fora de casa sobre o Santa Quitéria. Ainda nos gramados, o maranhense Rodrigo Lindoso acertou transferência para o Internacional, e Babaçu e Marília amargaram eliminações precoces na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Janeiro também foi marcado pelo maior evento do esporte maranhense, o Troféu Mirante Esporte, que teve sua 14ª edição realizada no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Bruno Lobo e Letícia Melo foram eleitos os atletas do ano. O mês contou ainda com o início da Copa Interbairros de Futebol 7, com a disputa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, as primeiras contratações do Sampaio Basquete para a temporada da LBF e cinco edições da Liga O Estado, programa esportivo do Jornal O Estado.

Na Mira

Anitta deu um show de empoderamento e diversidade durante apresentação em São Luís. / Lucas Vieira / Imirante.com
Anitta deu um show de empoderamento e diversidade durante apresentação em São Luís. / Lucas Vieira / Imirante.com

A cultura e entretenimento também registraram, ao longo do mês de janeiro, alguns acontecimentos que merecem ser relembrados. Como por exemplo, o dia em que Anitta, Henrique e Juliano, Yasmin Santos e Felipe Araújo sacudiram, de uma vez só, a cidade de São Luís com o #Verão4mãos! E teve até Karaokê na Rua Grande pra galera ensaiar os hits desses artistas de sucesso.

Além desse quarteto eletrizante, quem também pisou na Ilha do Amor em janeiro foi a baiana Pitty, com uma noite cheia de rock e alegria, no Círculo Militar. E você viu? Quem também aproveitou pra curtir a vibe maranhense foi a ex-bbb Emily Araújo, passando um fim de semana balado por aqui.

O mês também foi regado de estreias, pra começar bem o ano! A ludovicense e digital influencer Thaynara OG lançou dois programas no GNT, e pra ver ela vencendo na vida de perto, o Na Mira bateu um papo com ela sobre essa experiência! Kiu!

Ah, e quem também fez estreia em dose dupla foi Imirante.com, entrando na onda do IGTV, com vídeos mais interativos com os internautas e, ainda, no Spotify, com podcasts incríveis sobre vários assuntos.

Pra fechar com o coração aquecido de amor, contamos também a história do Celso e da Demeura, um amor de carnaval que dura mais de 70 anos. Quer ver? Clica aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.