Saúde

Cirurgião-dentista revela como o bruxismo afeta a qualidade do sono e oferece soluções eficazes para um descanso tranquilo

Dores nos músculos da face, dentes desgastados e dores de cabeça frequentes são alguns dos principais sintomas que podem indicar casos de bruxismo, segundo o cirurgião-dentista, Daniel Cadilhe.

Publipost / Daniel Cadilhe

Atualizada em 26/04/2024 às 10h06
Ranger dos dentes é sinal de problema. (Foto: Divulgação)
Ranger dos dentes é sinal de problema. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente durante o sono. Essa ação involuntária pode causar diversos problemas, incluindo o impacto na qualidade do sono.

Durante episódios de bruxismo noturno, a pessoa pode acordar diversas vezes durante a noite sem perceber, o que interrompe o ciclo normal do sono, levando a uma sensação de cansaço e sonolência durante o dia. Além disso, o bruxismo pode resultar em dores de cabeça, tensão muscular na mandíbula e até mesmo danos aos dentes e à articulação temporomandibular.

O estresse e a ansiedade são fatores frequentemente associados ao bruxismo, e o impacto negativo no sono pode levar a um ciclo prejudicial de estresse adicional e piora do bruxismo.

Atualmente existem algumas técnicas utilizadas por nós para intervir o agravamento de problemas relacionados ao bruxismo. O uso da placa miorrelaxante é um dos principais tratamentos. O bruxismo em si, é uma condição multifatorial, sendo causado por diversos fatores, alguns deles relacionados com ansiedade e estresse”, alerta o cirurgião dentista, Daniel Cadilhe.

Cirurgião-dentista, Daniel Cadilhe. (Foto: Divugação)
Cirurgião-dentista, Daniel Cadilhe. (Foto: Divugação)

É importante buscar orientação de um profissional de saúde, como um cirurgião-dentista, para avaliar e tratar o bruxismo, a fim de melhorar a qualidade do sono e prevenir complicações futuras.

Lembre-se de que essas informações são gerais e é sempre recomendável buscar orientação personalizada de um profissional da área da saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.