Troféu Mirante Esporte

Destaques de 27 modalidades são premiados na 14ª edição do Troféu Mirante Esporte

Maior premiação esportiva do Maranhão foi realizada nesta quinta-feira (31), no Teatro Arthur Azevedo.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Vencedores posam para foto oficial da 14ª edição do Troféu Mirante Esporte. (Foto: Paulo Soares / O Estado)
Vencedores posam para foto oficial da 14ª edição do Troféu Mirante Esporte. (Foto: Paulo Soares / O Estado)

SÃO LUÍS – Evento mais importante do calendário esportivo do Maranhão, o Troféu Mirante Esporte realizou a sua 14ª edição na noite desta quinta-feira (31), no Teatro Arthur Azevedo, tradicional casa de espetáculos e templo cultural de São Luís. Promovido pelo Grupo Mirante e com transmissão ao vivo do Imirante Esporte, o “Oscar do Esporte Maranhense” contou com a participação de 86 atletas e premiou os destaques de 27 modalidades. Além disso, o Troféu Mirante prestou homenagens a grandes nomes do esporte local, elegeu a Federação Destaque, concedeu o prêmio de Incentivo ao Esporte e elegeu o atleta do ano por voto popular e indicação do júri técnico, formado por jornalistas do Grupo Mirante.

Leia também:

Troféu Mirante: Bruno Lobo e Letícia Melo são eleitos os atletas do ano

Ana Paula, Wamberto e Alexandre Nina são homenageados no Troféu Mirante Esporte

Convidado especial, Bebeto elogia iniciativa do Troféu Mirante Esporte

Após desbancar Datinha no Troféu Mirante, Adriele pede apoio ao beach soccer feminino

Troféu do basquete é conquistado por atleta da categoria master: "satisfação ímpar"

Atleta de 11 anos fatura prêmio do jiu-jitsu no Troféu Mirante Esporte

Jovem zagueiro se junta a nomes consagrados no Troféu Mirante Esporte

A 14ª edição do Troféu Mirante Esporte foi iniciada com uma apresentação da cantora Tássia Campos e do instrumentista Chiquinho França, que interpretaram o Hino Nacional Brasileiro e arrancaram aplausos calorosos do público no Teatro Arthur Azevedo. Pouco depois, o presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, discursou sobre a importância do esporte na sociedade e destacou o papel do Troféu Mirante no crescimento dos atletas maranhenses. Representante brasileiro na CBF, na Conmebol e na Fifa, Fernando também valorizou o esforço dos atletas, ressaltou o alto nível dos indicados e reforçou o papel de governos e empresas no desenvolvimento esportivo.

“Nesses 14 anos, o Troféu Mirante só cresceu de importância, a ponto de se transformar no pódio mais desejado por todos os atletas do Maranhão. Incentivar o esporte é algo que nós, do Grupo Mirante, temos feito sistematicamente. Isso é uma diretriz da empresa e faz parte do nosso DNA. A indicação do atleta para disputar essa premiação, por si só, já é uma grande referência, pois, ao disputar o Troféu Mirante, significa dizer que o competidor se sobressaiu de maneira visível e, por esse motivo, foi indicado”, afirmou Fernando Sarney.

Tássia Campos e Chiquinho França durante o Hino Nacional. (Foto: Paulo Soares / O Estado)
Tássia Campos e Chiquinho França durante o Hino Nacional. (Foto: Paulo Soares / O Estado)

Depois disso, os atletas e suas famílias acompanharam, com muita expectativa e euforia, as premiações do 14º Troféu Mirante Esporte. Entre os vencedores, destaque para velhos conhecidos do “Oscar do Esporte Maranhense”: bicampeão no triatlo, Bruno Lobo faturou o terceiro troféu no kitesurf, enquanto Nicolau Duailibe Leitão conquistou mais um prêmio na disputa do xadrez. Um dos prêmios mais equilibrados desta edição do Troféu Mirante, o troféu da natação ficou com Thayara França Cardoso, que venceu a disputa contra Júlia Nina, Heitor Raiol e Davi Hermes.

Outras premiações do Troféu Mirante Esporte também chamaram a atenção do público no Teatro Arthur Azevedo. No beach soccer, Adriele Rocha da Silva desbancou a hegemonia de Luis Alberto do Nascimento (Datinha) e conquistou o seu primeiro prêmio no evento. Além disso, reforçando o discurso de que esporte não tem idade, Alcidésia Mendes Matias, de 53 anos, venceu a disputa do basquete, enquanto Gabriel Soares, com apenas 11 anos, foi premiado no jiu-jitsu.

Em meio à divulgação dos vencedores em cada modalidade, o Troféu Mirante Esporte teve uma apresentação musical com a cantora Dênia Correia, o bloco tradicional Os Feras, o grupo de dança Os Menor do Funk, e o cantor Pepê Jr. Tetracampeão mundial de futebol com a Seleção Brasileira e convidado especial da premiação, Bebeto também fez um discurso sobre o esporte.

Troféu Mirante Esporte também teve música e dança. (Foto: Paulo Soares / O Estado)
Troféu Mirante Esporte também teve música e dança. (Foto: Paulo Soares / O Estado)

“Se estamos aqui hoje, é porque Deus permitiu isso. É um prazer muito grande estar aqui no Maranhão. Todos os atletas que estão aqui hoje já são vencedores. Temos que escolher um, mas todos são vencedores. Nunca desistam dos seus sonhos, o futebol sempre foi o meu sonho e foi muito importante na minha vida”, disse o ex-atacante.

A reta final da cerimônia de premiação do 14º Troféu Mirante Esporte contou ainda com as homenagens a Ana Paula Rodrigues, campeã mundial de handebol, Wamberto, ex-jogador de futebol com passagem de sucesso pela Europa, e Alexandre Nina, referência no ensino da natação no Maranhão, além das premiações principais da noite: a Federação Maranhense de Vôlei conquistou o prêmio de Federação Destaque, Letícia Melo, do fisiculturismo, venceu como atleta do ano pelo júri popular, e Bruno Lobo, do kitesurf, foi eleito o atleta do ano pelo júri técnico.

Confira os vencedores de cada categoria do Troféu Mirante Esporte:

Atletismo: Francisco De Sousa Sena Neto

Automobilismo: Andre Luiz Rodrigues De Carvalho Filho

Badminton: Kleber Zaidan De Carvalho Silva

Basquete: Alcidésia Mendes Matias

Beach Soccer: Adriele Rocha Da Silva

Capoeira: Gercivania Santos Martins

Ciclismo: Paulo Sergio Cabral

Fisiculturismo: José Ribamar Galvão

Futebol: William Da Conceição Silva

Futsal: Liamara Diniz Abreu

Ginástica: Letícia Aparecida Soares Garcez

Handebol: Carlos Magno Da Silva Santos

Jiu-Jitsu: Gabriel Soares

Jogo Damas: Karoliny Santos Vieira

Judô: Márcio Mesquita Barbosa

Karatê: Hanna Gabrielle Silva Nunes

Kitesurf: Bruno Lobo

Motociclismo: Constantino Ferreira De Castro

Natação: Thayara França Cardoso

Sinuca: Marcos Vinícius Araújo Silva (Anaconda)

Surf: Carlos Eduardo De Castro Silva (Kadu Castro)

Tênis De Mesa: Thomas Kalvin Aguiar Oliveira Sousa

Tênis De Quadra: Luis André Gurgel Figueiredo

Tiro Esportivo: Emir Wendler

Triathlon: Sara Dutra

Voleibol: Pablo Neruda Linhares Silva

Xadrez: Nicolau Duailibe Leitão

Troféu Incentivo ao Esporte: Cemar, Maracap, Omega Energia e Citelum

Homenagem Especial: Ana Paula Rodrigues (handebol), Wamberto (futebol) e Alexandre Nina (natação)

Federação Destaque: Federação Maranhense de Vôlei

Atleta do Ano (júri popular): Letícia Melo (fisiculturismo)

Atleta do Ano (júri técnico): Bruno Lobo (kitesurf)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.