Liga de Basquete Feminino

Destaque brasileiro no exterior, pivô Érika reforça o Sampaio Basquete

Aos 36 anos, Érika chega ao Tricolor após passagens de sucesso por WNBA, Euroliga e Seleção Brasileira.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Érika defenderá o Sampaio Basquete na temporada 2019 da LBF.
Érika defenderá o Sampaio Basquete na temporada 2019 da LBF. (Divulgação / Inovafoto)

SÃO LUÍS – O Sampaio Corrêa Basquete anunciou, nesta terça-feira (15), uma contratação de peso para a temporada 2019 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Com passagem de sucesso pela Seleção Brasileira e experiência nos principais torneios do planeta, a pivô Érika de Souza, de 36 anos, defenderá a Bolívia Querida na próxima edição da competição nacional. Atualmente no Avenida, atual bicampeão espanhol, Érika se apresenta ao Sampaio depois da temporada na Europa, assim como a armadora Tainá Paixão, que está em Portugal e foi anunciada como reforço na segunda-feira (14).

Leia também: Sampaio Basquete anuncia retorno da armadora Tainá Paixão e contrata Raphaella Monteiro

Érika chega ao Sampaio Basquete credenciada por grandes feitos com a camisa da Seleção Brasileira. Além de atuar em três Olimpíadas, com destaque para a participação em Londres-2012, quando foi cestinha geral com 16,5 pontos de média, a pivô participou de quatro Mundiais e conquistou três vezes o título sul-americano pelo Brasil. Na LBF, Érika conquistou um título pelo Sport Recife em 2013 e tem um duplo-duplo de média: 13,8 pontos e 10,0 rebotes.

Além do bom desempenho na LBF e na Seleção, Érika se destacou na WNBA (Women's National Basketball Association), liga profissional dos Estados Unidos. Na maior competição do basquete feminino, a pivô do Sampaio conquistou um título em 2002 e foi três vezes selecionada para o All-Star Game, tradicional jogo festivo com as melhores atletas do torneio. Em 12 temporadas na WNBA, Érika teve boa passagem pelo Atlanta Dream, onde atuou por seis anos e meio, mas também defendeu Los Angeles Sparks, Connecticut Sun, Chicago Sky e San Antonio Stars.

Na Espanha, onde está jogando antes de se apresentar ao Sampaio Basquete, Érika se estabeleceu como uma das atletas mais importantes do país, com nove títulos nacionais. Pelo Avenida, seu clube atual, a pivô conquistou o bicampeonato espanhol e a Supercopa, competição onde foi eleita MVP (jogadora mais valiosa). Ainda na Europa, outro grande feito de Érika foi a conquista da Euroliga pelo Salamanca, em 2011.

Antes do acerto com Érika, o Sampaio Basquete confirmou a contratação do técnico argentino Cristian Santander, da armadora Tainá Paixão, da ala Raphaella Monteiro e da pivô Agustina Leiva. O elenco completo da Bolívia Querida será anunciado nos próximos dias, através do site da LBF.

A tabela completa da temporada 2019, por sua vez, será divulgada pela organização da LBF nas próximas semanas. Nesta edição, a Liga contará com 11 equipes participantes: Sampaio Corrêa, Catanduva (SP), Blumenau (SC), Ituano (SP), Santo André (SP), São Bernardo (SP), Uninassau (PE), Vera Cruz Campinas (SP), LSB (RJ), Sorocaba (SP) e Araraquara (SP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.