Resumo da semana

Tragédia em shopping e vitória do Sampaio Basquete; veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 5 a 11 de março.

Imirante.com

Atualizada em 12/03/2023 às 09h27

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 5 a 11 de março.

Domingo (5)

Um motorista passou com o carro por cima dos pés de um idoso no município de Olho d’Água das Cunhãs, na madrugada do último domingo (5). Imagens de câmera de segurança mostram o idoso, que apresentava sinais de embriaguez, sentado na beira da rua, em frente a uma residência quando passa um carro. O motorista para mais à frente e, numa ação cruel, volta de ré passando por cima dos pés do idoso.

Segunda-feira (6)

Passou a valer na segunda-feira (6) o limite permitido de 60km/h na Via Expressa, na capital. Após 30 dias de testes, os radares começam a funcionar de forma efetiva. Todos os motoristas que ultrapassarem o limite permitido de 60km/h estarão sujeitos a autuação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Antes o limite era de 80km/h.

A deputada estadual Abigail Cunha (PL) tomou posse como secretária de Estado da Mulher, em ato solene realizado na cidade de Imperatriz.  Ela foi indicada ao cargo pelo governador Carlos Brandão (PSB) e fez a transição de gestão na segunda-feira (6)

A posse de Cunha já é marcada por uma grande polêmica. Na semana passada, ela ganhou destaque nas redes sociais após responder a uma suposta denúncia de racismo expondo duas funcionárias de sua residência, descalças, em trajes de trabalho. Ambas são negras.

Terça-feira (7)

Por volta das 16h de terça-feira (7), um incêndio atingiu o Rio Anil Shopping, localizado na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu, em São Luís. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, e o estabelecimento foi totalmente evacuado pelas equipes de salvamento.

O incêndio se iniciou em uma das salas do cinema Cinesystem. Até o momento, não é possível determinar o que causou as chamas. Até ali, não se sabia a real dimensão da tragédia.

A medida em que as informações eram apuradas, era possível entender que a situação foi aterrorizante. O incêndio provocou momentos de pânico em clientes e frequentadores do centro comercial. Algumas testemunhas do incidente falaram sobre o início das chamas e o tumulto para deixar o shopping, com muitos gritos, empurrões e correria das pessoas que tentavam se afastar do local onde ocorriam as chamas. Testemunhas relatam momentos de terror.

Ainda na noite de terça-feira (7), foi confirmada a primeira morte no incêndio no Cinesystem, no Rio Anil Shopping. O corpo, com características femininas, foi retirado dos escombros da sala do cinema.

Veja imagens do incêndio captadas por Valdenor Pereira e cedidas ao Imirante.

Quarta-feira (8)

Na madrugada de quarta-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que o corpo da segunda vítima do incêndio nas salas do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, tinha sido encontrado. Isso ocorreu por volta das 1h30. 

Na manhã seguinte à tragédia no Rio Anil Shopping, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, afirmou que já foi constatada que uma manutenção estava sendo realizada no teto do estabelecimento durante as sessões no cinema na tarde de terça-feira (7).

“O que o Corpo de Bombeiros já constatou inclusive até com pessoas do próprio shopping, aqui da direção, é que tava havendo uma manutenção na área de cobertura, sobre as salas de cinema”, afirmou o comandante.

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) divulgou que a adolescente Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, morreu por asfixia durante o incêndio no Shopping Rio Anil, em São Luís, na tarde de ontem (7).

Evellyn Gusmão foi a primeira vítima a ser encontrada em uma das salas de cinema do Shopping. (Foto: Arquivo Pessoal)
Evellyn Gusmão foi a primeira vítima a ser encontrada em uma das salas de cinema do Shopping. (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar do corpo da jovem ter sofrido queimaduras de 2º grau, os legistas do IML afirmam que a causa da morte foi asfixia por gás carbônico, substância presente na fumaça causada pelo incêndio. Evellyn Gusmão foi a primeira vítima a ser encontrada em uma das salas de cinema do Shopping. 

Pressionado por três tropeços consecutivos na Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa voltou a campo pela competição regional na noite de quarta-feira (8), diante do Campinense, em duelo válido pela sétima rodada da fase de grupos e disputado no Estádio Castelão. Precisando de um bom resultado em casa para se manter firme na briga pelo G4 do Grupo A, a Bolívia Querida até criou várias chances de gol, mas ficou apenas no empate por 1 a 1 diante da equipe paraibana e teve sua eliminação confirmada no Nordestão com uma rodada de antecedência, para frustração da torcida tricolor.

Quinta-feira (9)

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) encontrou durante a fase de perícia no Shopping Rio Anil, rolos de manta térmica e luvas “possivelmente de operários”. A informação é do tenente-coronel José Lisboa do CBMMA.

Em entrevista à TV Mirante, ele falou que por meio dessas provas encontradas as equipes que estão investigando o caso esperam chegar à origem do incêndio no cinema Cinesystem que causou duas mortes.

A maranhense Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, morreu após a explosão de uma panela de pressão. O acidente aconteceu na noite dessa quinta-feira (9), em uma churrascaria em Mogi Guaçu (SP). Segundo a Guarda Municipal de Mogi Guaçu, Alminda Maria estava no primeiro dia de trabalho como cozinheira no restaurante Chimarrão.

Após várias especulações e boatos, finalmente a Netflix confirmou a cantora Anitta na 7° temporada da série Elite. A novidade foi divulgada nesta quinta-feira (9) por meio do twitter da plataforma de streaming. 

Anitta também divulgou a informação por meio de suas redes sociais. No entanto, a sua personagem ainda não foi revelada e ainda não se sabe em quantos episódios a artista vai aparecer. 

Sexta-feira (10)

O Instituto Médico Legal (IML) confirmou, na sexta-feira (10), a morte de Yasmin Gomes Campos, de 21 anos. Ela é uma das vítimas do incêndio no Shopping Rio Anil na última terça-feira (7). 

IML confirma morte de Yasmin Gomes. (Foto: Arquivo Pessoal)
IML confirma morte de Yasmin Gomes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), quanto à causa morte, o resultado patológico está sendo concluído. Segundo informações dos bombeiros, corpo da jovem foi encontrado muito deteriorado entre os escombros. Por causa disso, foi necessário um exame de DNA a partir de uma amostra do fêmur da vítima para confirmar a identidade.

Quatro pessoas que confessaram o envolvimento em um tiroteio em um bar no município de Axixá foram presas pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA). O crime aconteceu no último domingo (5). Na ação, uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas.

As bancadas do PSOL, PT, PDT, PCdoB e PSB protocolaram pedido de cassação do mandato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por quebra de decoro parlamentar após fazer discurso considerado transfóbico. O pedido foi apresentado ao presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), e ao Conselho de Ética.

De acordo com os partidos, o discurso de Nikolas Ferreira foi “flagrantemente discriminatório e transfóbico”. Ao falar na tribuna da Câmara, no dia 8 de março, o deputado vestiu uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” no Dia Internacional da Mulher e afirmou que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. 

No mundo esportivo, o Sampaio Basquete bateu o Sodiê Mesquita-RJ, na Liga de Basquete Feminino (LBF), por 81 a 61, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, na noite deste sexta-feira (10). O Tubarão fez um bom 1º período, viu a equipe do Rio de Janeiro crescer nos 2º e 3º quartos, mas dominou o último período e estreou com uma certa folga no placar.

Sampaio Basquete estreou com vitória jogando no Costa Rodrigues ( Foto - Ronald Felipe / Sampaio Corrêa)
Sampaio Basquete estreou com vitória jogando no Costa Rodrigues ( Foto - Ronald Felipe / Sampaio Corrêa)

Sábado (11)

A Polícia Civil continua com o processo de investigação das causas do incêndio nas salas de cinema do Rio Anil Shopping, que ocorreu na última terça-feira (7) e matou duas jovens, além de deixar 21 pessoas feridas. De acordo com os investigadores da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), o que já se sabe é que a rede de cinemas Cinesystem informou a presença de goteiras no teto e a administração do centro comercial contratou uma empresa para fazer os reparos.

Incêndio em cinema de shopping ocorreu na última terça-feira (7). (Foto: Divulgação/CBMMA)
Incêndio em cinema de shopping ocorreu na última terça-feira (7). (Foto: Divulgação/CBMMA)

Outro assunto diz respeito a um tesouro maranhense que precisa ser conservado. Veículos não autorizados foram flagrados circulando livremente pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As imagens foram exibidas pela TV Mirante na noite dessa sexta-feira (10).

Grupos em veículos, entre eles UTVs e motocicletas, não credenciados violam as regras de conservação federal e cruzam as dunas em total desrespeito. Até churrasqueira foi levada ao Canto do Atins, vilarejo dentro dos Lençóis. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que as fiscalizações estão ocorrendo normalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.