Desrespeito

Flagrante: veículos não autorizados atravessam livremente os Lençóis Maranhenses

Segundo o ICMBio, as fiscalizações estão ocorrendo normalmente.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 11/03/2023 às 09h05

MARANHÃO – Uma ameaça a um tesouro que só o Maranhão tem. Veículos não autorizados foram flagrados circulando livremente pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As imagens foram exibidas pela TV Mirante na noite dessa sexta-feira (10).

Grupos em veículos, entre eles UTVs e motocicletas, não credenciados violam as regras de conservação federal e cruzam as dunas em total desrespeito. Até churrasqueira foi levada ao Canto do Atins, vilarejo dentro dos Lençóis.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que as fiscalizações estão ocorrendo normalmente.

Candidato a Patrimônio Mundial da Humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. As lagoas cristalinas que ficam entre as dunas são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias, o que atrai turistas do mundo inteiro.

As lagoas se formam durante o período de chuva, logo, o melhor período para visitas é de maio a setembro. Várias agências realizam passeios com veículos autorizados e com todo o cuidado para que o local se mantenha preservado. 

Lençóis Maranhenses concorrem ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Lençóis Maranhenses concorrem ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

Patrimônios no Brasil e no mundo

Os Patrimônios da Humanidade são um dos instrumentos da Unesco para proteger os lugares mais extraordinários do planeta, seja por suas belezas naturais, biodiversidade, ecossistemas ou valores geológicos. Uma área superior a 3,500,000 km2 tanto terrestre, quanto marinha, em mais de 100 países já foram agraciadas com o título.

A lista é dividida entre Patrimônios Naturais, Culturais ou Mistos. No Brasil, são mais de 20 locais com esta distinção, incluindo os Parques Nacionais de Iguaçu, Emas, Chapada dos Veadeiros e as unidades marinhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Além dos parques, a Unesco reconheceu paisagens e ecossistemas como as restingas que vão da Bahia ao Espírito Santo; a Mata Atlântica entre Paraná e São Paulo; o Pantanal e a Amazônia Central, devido aos igarapés, ecossistemas de várzeas, lagos e canais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.