Incêndio em shopping

Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

Sala de cinema pegou fogo durante a tarde desta terça-feira (7); pelo menos 13 pessoas ficaram feridas.

Imirante.com

Atualizada em 08/03/2023 às 09h29
Clientes deixam shopping durante incêndio nesta terça-feira (7).
Clientes deixam shopping durante incêndio nesta terça-feira (7). (Divulgação)

SÃO LUÍS - O incêndio em uma sala do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís, durante a tarde desta terça-feira (7), provocou momentos de pânico em clientes e frequentadores do centro comercial. Algumas testemunhas do incidente falaram sobre o início das chamas e o tumulto para deixar o shopping, com muitos gritos, empurrões e correria das pessoas que tentavam se afastar do local onde ocorriam as chamas.

Saiba mais:

Incêndio atinge instalações de shopping e deixa feridos em São Luís

Mais de 10 pessoas ficam feridas após incêndio em shopping em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

Em entrevista à rádio Mirante AM, Caroline Macedo, que assistia a um filme na sala de cinema onde começou o incêndio, deu detalhes sobre o caso e relatou seu medo com toda a situação. "Eu estava com minha filha de sete anos, quando comecei a sentir um cheiro de queimado e olhei para cima. Pela luz que o retroprojetor libera, vi uma fumaça e comecei a gritar. Em questão de instantes, começou a cair algo que pareceu ser a espuma do forro do cinema. Houve empurrão, gente caindo, gritando, e o povo parado do lado de fora do cinema, olhando, parecia que não estavam levando a sério. As pessoas do primeiro piso estavam subindo para ver o que estava acontecendo. Foi horrível. Desci de uma forma tranquila, pela escada normal, deu para ver a fumaça apenas quando saí do shopping. Graças a Deus, estamos bem, foi só um susto", afirmou.

A universitária Geisa Almeida, que estava nas proximidades do cinema, também falou sobre o pânico entre os clientes do shopping durante o incêndio. "Eu estava em uma loja quando escutamos um barulho muito alto, e algumas pessoas começaram a correr. Não sabíamos o que estava acontecendo e, inclusive, achávamos que se tratava de um arrastão. Momentos depois, soou o alarme e todo mundo começou a correr ao mesmo tempo. Ninguém da equipe de segurança sequer indicou uma saída de emergência pra quem estava no shopping. As pessoas que estavam no segundo piso começaram a se aglomerar nas escadas rolantes e a se empurrarem na tentativa de escapar. Foi horrível, um desespero que nunca senti antes, pensei que ia morrer", disse Geisa.

Incêndio

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas no incêndio que atingiu uma sala do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís. As informações das autoridades de saúde do município e do estado apontam que nove pessoas foram encaminhadas para hospitais da rede pública, enquanto outras quatro vítimas do incêndio deram entrada em um hospital da rede particular da capital maranhense, todas com estado de saúde estável.

O incêndio no Rio Anil Shopping teve início por volta das 16h desta terça-feira (7), em salas do cinema Cinesystem. O coronel Célio Roberto, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), informou que o local foi totalmente evacuado pelas equipes de salvamento e confirmou que o incêndio já foi controlado. Até o momento, não é possível determinar o que causou as chamas.

O Corpo de Bombeiros divulgou, no final da tarde desta terça-feira, um vídeo mostrando o combate ao incêndio em uma sala do cinema. De acordo com as equipes do CBMMA, a maior parte do fogo foi controlado, porém, algumas chamas ainda estão sendo combatidas dentro da sala, que teve parte do teto desabando durante o incêndio.

Em nota, o Rio Anil Shopping comunicou que está prestando todo o auxílio às vítimas do incêndio e disse que trabalha para apurar as causas do incidente.

Confira a nota:

"O Rio Anil Shopping lamenta profundamente o ocorrido e mobilizou todos os esforços necessários para prestar assistência e solidariedade às vítimas, suas famílias e demais clientes, comprometido em cuidar das pessoas e minimizar os impactos de uma situação como esta.

A brigada agiu imediatamente no socorro às vítimas e combate aos focos de incêndio, até a chegada do SAMU e do Corpo de Bombeiros, que já controlou a situação e permanece trabalhando no local.

O shopping está trabalhando em conjunto com os órgãos competentes para apurar as causas do incidente."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.