Investigação

Corpo de Bombeiros encontra manta térmica e luvas durante perícia no shopping, em São Luís

Equipes investigam a origem do incêndio no cinema Cinesystem que causou duas mortes.

Imirante, com informações da TV Mirante

- Atualizada em 09/03/2023 às 12h59
O Shopping Rio Anil está interditado por tempo indeterminado.
O Shopping Rio Anil está interditado por tempo indeterminado. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) encontrou durante a fase de perícia no Shopping Rio Anil, rolos de manta térmica e luvas “possivelmente de operários”. A informação é do tenente-coronel José Lisboa do CBMMA.

Em entrevista na manhã de hoje (9), à TV Mirante, ele falou que por meio dessas provas encontradas as equipes que estão investigando o caso esperam chegar à origem do incêndio no cinema Cinesystem que causou duas mortes.

Hoje, também, está sendo realizado um trabalho integrado de equipes do Corpo de Bombeiros, polícia criminal e Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que fazem uma vistoria no shopping, onde continua sendo feita coleta de material nos escombros.

A principal linha de investigação dos bombeiros é a manutenção que estava sendo realizada no teto do shopping. “Poderia ser feita a manutenção em um horário diferente, em um horário que não houvesse algumas pessoas utilizando aquele cenário, aquele ambiente lá das salas de cinema”, disse o tenente-coronel Lisboa. O Shopping Rio Anil está interditado por tempo indeterminado.

Leia mais:

Quinze pessoas feridas em incêndio em salas de cinema de shopping recebem alta médica

Defensoria Pública atuará na defesa das pessoas afetadas pelo incêndio em shopping de São Luís

Procon-MA vai notificar Rio Anil Shopping por incêndio que matou duas pessoas em São Luís

Bombeiros afirmam que manutenção era feita no teto do shopping durante sessões de cinema

Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

Nessa quarta-feira (8) a Defensoria Pública do Estado (DPE-MA) informou que atuará em favor das pessoas afetadas no incêndio, dentre eles das famílias das duas vítimas que morreram no local. 

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), por sua vez, informou que vai notificar a administradora do Rio Anil Shopping, pelo incêndio.

O incêndio

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping. Em poucos minutos as chamas se espalharam e uma fumaça preta tomou conta do local. Veja imagens captadas por Valdenor Pereira e cedidas ao Imirante.

O que diz o shopping?

Em nota, o Shopping Rio Anil disse ter aberto um procedimento interno para investigar as causas do incêndio. Em nota, disse ainda que está prestando atendimento às vítimas e colaborando na investigação das autoridades.

"Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e transferir as demais vítimas para um hospital particular, prestando toda a assistência necessária às famílias. Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vitimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes, empenhado e comprometido em identificar as causas do incêndio", diz a nota da empresa.

O Shopping Rio Anil afirmou ainda, nesta quinta-feira (9), que está tentando localizar familiares das vítimas que ainda não são atendidos pela empresa, que estaria oferecendo atendimento médico e despesas nos cuidados com a saúde.

Para isso, o Shopping Rio Anil disponibilizou um telefone para atendimento às vítimas e suas famílias: 0800 300 4591.

"As razões do que se passou não estão claras. Abrimos um procedimento interno para analisar com rigor todas as hipóteses relacionadas pelos peritos sobre o incêndio na sala do cinema e sobre a manutenção que acontecia no telhado, em um ponto no lado oposto ao espaço. Permanecemos à disposição das autoridades a fim de colaborar ativamente com as investigações, e das vítimas e suas famílias, em um momento tão difícil como este", finaliza o shopping, em nota.

O que diz a rede de cinemas?

Também por meio de nota, a rede Cinesystem Cinemas lamentou o ocorrido e informou que não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. 

A rede de cinemas também lamentou as duas mortes do incêndio e afirmou que contribuirá para tentar amenizar o sofrimento dos familiares. Leia abaixo a íntegra da nota:

"A Rede Cinesystem Cinemas lamenta, profundamente, o ocorrido na tarde de ontem, 07, no seu multiplex do Rio Anil Shopping, em São Luís (MA).

Informamos que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio que atingiram nossas instalações foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.

Registramos que não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde.

Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido.

A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.