Retrospectiva 2019

Relembre os fatos que marcaram o mês de novembro no Maranhão

O Imirante.com resgata os fatos de maior destaque no penúltimo mês de 2019.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS – Notícias como a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a morte de um líder indígena foram alguns dos maiores destaques do mês de novembro. Relembre, a seguir, estes acontecimentos.

Uma emboscada ocorrida na Terra Indígena Arariboia, região de Bom Jesus das Selvas (MA), no primeiro dia do mês de novembro de 2019, resultou na morte de um líder indígena. A vítima, Paulo Paulino Guajajara, integrava um grupo de agentes florestais indígenas, que se autodenominam "guardiões da floresta".

A morte do índio causou revolta e medo nos povos indígenas, que reclamaram da falta de ação das autoridades para impedir que madeireiros e caçadores invadam a área indígena.

Quando foi morto, Paulo Guajajara estava acompanhado do índio Laércio Guajajara, que foi baleado no braço e na nuca. Laércio conseguiu fugir e foi levado para um hospital de Imperatriz, onde foi atendido e recebeu alta ficando sob proteção policial.

Morte de indígena, soltura de Lula e bebê abandonado foram destaques no mês.
Morte de indígena, soltura de Lula e bebê abandonado foram destaques no mês.

Outro fato marcante de novembro foi a libertação de Lula. O ex-presidente estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato. Na saída, Lula foi recebido por uma multidão na porta da Polícia Federal, em Curitiba (PR)

A defesa de Lula pediu a soltura dele com base na decisão proferida do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

Ainda no mês de novembro, uma notícia causou comoção e revolta a muitos maranhenses. Um bebê foi encontrado chorando dentro de uma caixa de papelão, no município de Arame (MA). A mulher que encontrou o recém-nascido seria a própria mãe, mas teve a guarda revogada pela Justiça. O suposto pai da criança, Querlason Soares, luta pela guarda e se colocou à disposição para fazer um exame de DNA.

Na Mira

Em novembro, uma menina encantou os internautas e principalmente a âncora do Jornal Hoje, da TV Globo, Maju Coutinho, com um vídeo mostrando sua reação ao ver a jornalista na televisão. Ao prestar atenção na apresentadora, a menina diz: "Esse aqui é meu cabelo! E o meu vestido é amarelo".

Gugu Liberato. (Foto: Reprodução)
Gugu Liberato. (Foto: Reprodução)

Novembro também foi um mês de despedidas. O apresentador Gugu Liberato morreu, aos 60 anos. Ele sofreu um acidente doméstico quando trocava o filtro do ar-condicionado e estava internado na UTI. Gugu Liberato deixou três filhos, João Augusto, 18 anos, e Marina e Sophia, de 15 anos.

Além de Gugu, o humorista Charles Guttenberg, conhecido como Rapadura morreu, aos 57 anos. O artista ficou conhecido por participação no programa “A Praça é Nossa”, do SBT. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ter passado por dois procedimentos cirúrgicos no intestino.

A cantora Maria Gadú em uma entrevista para a TV RTP, em Portugal, disse que vai parar de fazer shows, ao final da turnê de "Pelle", seu último álbum. "É minha última turnê. Eu vou parar de fazer música", afirmou. Maria Gadú ainda disse que quer experimentar outros formatos e desenvolver sua arte longe da mídia. "Eu quero fazer outras coisas, música de outros formatos. Voltar a fazer música com as pessoas, nas ruas, com os povos. Eu acho que esse formato do entretenimento, coloca a arte em um pedestal de alguma forma", explicou Gadú.

Samuel Rosa, vocalista da banda Skank. (Foto: Divulgação / G1)
Samuel Rosa, vocalista da banda Skank. (Foto: Divulgação / G1)

Ainda em novembro, Samuel Rosa, anunciou o fim da banda Skank, após 30 anos de sucesso. A revelação, que pegou os fãs de surpresa, foi dada em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Ainda de acordo com Samuel, essa “é uma parada sem previsão de volta”. A decisão partiu do próprio vocalista da banda. "(Chegou a hora de) Cada um olhar para si. É hora de experimentarmos, ainda que demos com os burros n´água. Quero me testar fora do Skank, me ver em um círculo de músicos fora do que sempre transitamos. Há muito ainda a descobrir”, diz Samuel.

O jornalista Matheus Ribeiro deu uma entrevista, onde falou sobre sexualidade e sobre apresentação do Jornal Nacional. Ele foi primeiro homossexual assumido a estar à frente da bancada do telejornal mais assistido do país. O jornalista, de Goiás, participou do rodízio especial em comemoração aos 50 anos do Jornal Nacional, ao lado de Larissa Pereira, que estará representando a Paraíba.

Michel Santos, maranhense que participou do quadro
Michel Santos, maranhense que participou do quadro "Quem Quer Ser um Milionário", quadro do Caldeirão do Huck, da TV Globo. (Foto: Reprodução / TV Globo)

O maranhense Michel Santos, de 27 anos, participou do "Quem Quer Ser um Milionário", quadro do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. O estudante de enfermagem teve uma boa participação no quadro, chegando ao prêmio de R$ 50 mil. Entre uma pergunta e outra, o maranhense ensaiou passos de dança e arrancou risadas da plateia com seus comentários. De volta ao Maranhão, Michel ainda deu uma entrevista ao Na Mira, onde falou sobre a experiência de participar do quadro.

Em novembro, os maranhenses vibraram com a participação de Giovanni Spinucci no Jornal Nacional. Ao lado de Aline Aguiar, representante de Minas Gerais, o jornalista representou o Maranhão no jornal de maior audiência do país. Giovanni Spinucci aindadeu uma entrevista ao Imirante.com, onde falou sobre sua tragetória e o desafio de apresentar o jornal de maior audiência do país.

Giovanni Spinucci. (Foto: Reprodução)
Giovanni Spinucci. (Foto: Reprodução)

Antes de embarcarem para o Rio de Janeiro, Giovanni Spinucci e Aline Aguiar conversaram ao vivo durante o JM2. A representante de Minas Gerais disse que adorou saber que iria representar Minas Gerais ao lado de um representante do Maranhão. A jornalista ainda revelou que já esteve em São Luís e nos Lençóis Maranhense, onde foi muito bem recebida.

Na noite do sábado, 23 de novembro, o Maranhão inteiro parou para prestigiar Giovanni Spinucci. A expectativa para esse momento era grande e contou com a mobilização e torcida dos maranhenses, que puderam se ver representados em uma edição ímpar do Jornal Nacional.

Flamengo conquistou Libertadores e Brasileiro em novembro. (Foto: Alexandre Vidal / CR Flamengo)
Flamengo conquistou Libertadores e Brasileiro em novembro. (Foto: Alexandre Vidal / CR Flamengo)

Esporte

O mês de novembro foi marcado por dois feitos históricos do Flamengo, que conquistou, no mesmo final de semana, os títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Também em novembro, a Seleção Brasileira Sub-17 faturou a Copa do Mundo, enquanto a Seleção Principal disputou dois amistosos, perdendo para a Argentina e vencendo a Coreia do Sul. Os outros campeões do mês foram o Bragantino, na Série B, e o Cuiabá, na Copa Verde.

No futebol maranhense, o Sampaio Corrêa apresentou o elenco, com destaque para a contratação de Matheus Lima, ex-atacante do Imperatriz. O Moto Club, por sua vez, confirmou seus dirigentes para o biênio 2020/2021, anunciou Leandro Campos como técnico e conheceu seus rivais na Copinha. Já na Copa FMF, o Maranhão Atlético garantiu classificação para a final, e o Marília caiu na primeira fase do Nordestão Sub-20. A Liga O Estado debateu todos esses assuntos.

O mês também contou com grandes momentos para atletas de várias modalidades. O velocista Codó festejou bronze olímpico, Davi Hermes fez bonito nas Paralimpíadas Escolares e no Brasileiro de Natação, Carlos "Fixa" venceu o título brasileiro de Free Fire pelo Corinthians, Rayssa Leal subiu no pódio do STU Open de Skate, Socorro Reis conquistou títulos brasileiros e sul-americanos no kitesurf, o meia Marquinhos marcou seu primeiro gol pelo Atlético Mineiro e Nyeme Victoria foi campeã paulista de vôlei pelo São Paulo. Além disso, Bruno Lima conquistou duas medalhas no kitesurf, e a seleção de Beach Soccer, contando com Datinha, foi eliminada nas quartas de final do Mundial. Também em novembro, o Grupo Mirante realizou mais uma edição do Pedala São Luís, e foram definidos os campeões maranhenses de kart.

No automobilismo, o destaque foi o piloto inglês Lewis Hamilton, que conquistou o sexto título na Fórmula 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.