Destaques

Aeroporto alagado e sem luz, Márcio Jerry acusado de assédio, assalto na casa do pai de Pablo Castro... como foi a semana

Veja o resumo das principais notícias ao longo da última semana, de 9 a 15 de abril.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 9 a 15 de abril.

Domingo (9)

Passageiros enfrentaram transtornos com mau funcionamento das esteiras e aeronaves são deslocadas para outras cidades devido às condições climáticas.
Passageiros enfrentaram transtornos com mau funcionamento das esteiras e aeronaves são deslocadas para outras cidades devido às condições climáticas.

O Aeroporto Internacional de São Luís foi afetado por uma forte chuva que atingiu a cidade na tarde do último domingo (9). A tempestade causou interrupções no fornecimento de energia elétrica e deixou parte do saguão tomado pela água. Por causa dos problemas, causados pelas chuvas, passageiros e funcionários do aeroporto passaram por diversos transtornos no local.

Segunda-feira (10)

Quatro suspeitos de assaltar a casa do pai do jogador do Flamengo, Pablo Castro, no bairro da Cidade Operária, em São Luís, foram presos no dia do ocorrido. O assalto aconteceu na noite de segunda-feira (10). Após audiência de custódia, foi decretada a prisão preventiva deles. Todos os quatro já possuem passagens pela polícia.

A casa do pai de Pablo Castro foi alvo de assaltantes. (Foto: Arquivo Pessoal)
A casa do pai de Pablo Castro foi alvo de assaltantes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Médicos ortopedistas que atuam na rede estadual de saúde do Maranhão deram início, na segunda-feira (10), a uma paralisação nos atendimentos de ortopedia e traumatologia no Estado. Entre as reivindicações da categoria, está a falta de pagamento dos profissionais.

Um homem, que não foi identificado, tentou invadir uma creche para promover um atentado contra as crianças na segunda-feira (10) em Igarapé do Meio, no interior do Estado. Segundo informações preliminares, o suspeito teria conseguido entrar na creche e afirmado que iria matar as crianças. O homem não estava armado e fugiu quando o vigia do local chegou.

Terça-feira (11)

O delegado de Polícia Civil do Maranhão Edmilson Silva, conhecido como Shaolim, conseguiu escapar dos tiros disparados por criminosos contra o carro dele na noite dessa terça-feira (11). O delegado, que é lotado em Peri Mirim, seguia pela ponte entre os municípios de Bequimão e Central do Maranhão quando foi abordado.

O vereador Edinilton Silva Rodrigues (PDT) é suspeito de tentativa de feminicídio e é considerado como foragido pela polícia. Foi realizado o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência dele dias depois do crime, mas o vereador não foi localizado.

Falando de BBB 23, o médico Fred Nicácio foi o 13º participante eliminado desta edição do Big Brother Brasil. Em Paredão com votação encerrada na noite de terça-feira (11), Fred recebeu 51,14% dos votos para deixar o reality show, perdendo a disputa contra Bruna Griphao e Sarah Aline.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o parque nacional do Brasil mais buscado no país nos últimos 12 meses no Google, segundo levantamento pela equipe de dados da plataforma de pesquisa. Ainda segundo o levantamento, em segundo lugar está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Quarta-feira (12)

O deputado maranhense Márcio Jerry (PCdoB), está sendo acusado de assediar a também deputada Júlia Zanatta (PL-SC), em sessão dessa semana da Comissão de Segurança da Câmara Federal. Jerry, no entanto, nega as acusações e afirma que o fato está sendo interpretado de forma incorreta para atingi-lo.

Jerry nega acusação do PL e da deputada Júlia Zanatta. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Jerry nega acusação do PL e da deputada Júlia Zanatta. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Por meio das redes sociais também, a deputada Júlia Zanatta se manifestou sobre o caso. Ela afirmou nunca ter dado liberdade e que nem sabia o nome de Márcio Jerry até o ocorrido.

A cheia do Rio Munim deixou parte do município Presidente Juscelino debaixo d’água após as fortes chuvas na região. No total, 66 famílias estão desabrigadas ou desalojadas, sendo 1.015 pessoas atingidas pelo problema.

O comércio sente os prejuízos. O Mercado Municipal de Presidente Juscelino foi desativado. Além disso, escolas também ficaram com atividades suspensas. A inundação transformou o cenário na cidade, onde ruas ficaram inacessíveis.

Quinta-feira (13)

Uma aposta feita no município de Timon cravou as 15 dezenas da Lotofácil e faturou sozinha o prêmio do concurso 2.787, realizado na noite dessa quinta-feira (13). O ganhador ou a ganhadora leva o total de R$1.488.839,01. De acordo com o site da Caixa, trata-se de uma aposta simples com 15 números apostados, feita em uma casa lotérica. 

Enchentes em pauta. As famílias que estão abrigadas em um alojamento sem proteção contra chuva e com risco de incêndio no município de Bacabal se recusam a sair do local mesmo após a decisão da Justiça que determinou sua retirada. 

As 191 pessoas abrigadas em um galpão situado nas dependências da Paróquia Santa Terezinha dizem que a decisão da Justiça veio tarde demais e só sairão do local para suas casas, que ficaram alagadas após a cheia do Rio Mearim.

Apesar de várias residências já terem sido invadidas pelas enchentes que atingem todo o Maranhão, moradores de Presidente Juscelino se recusam a sair de suas casas. A recomendação do Corpo de Bombeiros é que a área seja esvaziada devido aos inúmeros riscos que essas pessoas correm. Aos 86 anos, o aposentador João é uma dos que se recusam a sair de casa. A água já cercou a residência onde ele vive com a esposa e cinco filhos. Para chegar ao imóvel, ele precisa usar um barco a remo.

A assessoria de imprensa da cantora Marília Mendonça comunicou, na noite desta quinta-feira (13), o vazamento de fotos do inquérito policial que investigou a morte da artista, ocorrida em novembro de 2021, após um acidente de avião em Caratinga-MG. A mãe de Marília, dona Ruth Dias, lamentou a situação. "Tenham respeito e empatia e que entendam que há uma família que sofre toda vez que situações assim ocorrem", afirmou.

Em entrevista ao g1, o advogado Robson Cunha, que representa a família de Marília Mendonça, expressou sua indignação com o vazamento do material, ressaltou que houve um trabalho incessante para que essa situação não acontecesse e falou que o Estado é responsável pela proteção das informações.

O The Town anunciou, nessa quinta-feira (13), os shows de Demi Lovato e Leon Bridges no festival. Demi vai se apresentar no dia 2 de setembro no palco Skyline, já Leon Bridges, no dia 3 de setembro no palco The One.

Sexta-feira (14)

Os impostos sobre produtos importados comprados em plataformas de comércio eletrônico podem superar 100% do valor do item. O imposto aduaneiro é de 60%, mas a cobrança não incide somente sobre o valor do produto. 

Também entram na fatia da conta o frete e o seguro envolvidos na transação. E, em alguns estados, incide ainda o ICMS.

O The Town aumentou sua line-up ainda mais. Na manhã de sexta-feira (14), o festival confirmou o cantor Masego e a cantora Gloria Groove como atrações do palco The One. 

Sábado (15)

Um homem, identificado como Bartolomeu de Jesus Cordeiro Junior, foi preso por volta das 22h dessa sexta-feira (14), suspeito de abuso sexual contra um bebê dentro de um hospital do município de Santa Rita. Ele portava quatro armas brancas.

Segundo o capitão da PMMA Miguel, comandante de policiamento de Santa Rita, a guarnição fazia rondas, quando funcionários do hospital acionaram a polícia informando sobre uma tentativa de abuso sexual. Uma mulher confirmou aos policiais que o neto dela, de um ano e sete meses, foi a vítima dos abusos.

As chuvas seguem causando transtornos pelo Maranhão. A população do município de Cajari ficou isolada, após um rompimento na rodovia MA-317. Uma vala surgiu na cabeceira da ponte, na entrada da cidade, após as intensas chuvas que atingem a região.

A erosão cortou e interditou a rodovia entre a madrugada de sexta-feira (14) e a madrugada desse sábado (15). Um motociclista chegou a sofrer um acidente, no local. Ele caiu na vala com a moto e quebrou uma das pernas.

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) disse que acionará na Justiça a também deputada federal Júlia Zanatta (PL), que o acusou de ter dado “um cheiro em seu pescoço” durante uma discussão dela com a também deputada Lídice da Mata (PSB), após o encerramento de audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.