Vazamento

Família pede que fotos vazadas de necrópsia de Marília Mendonça não sejam divulgadas: "Tenham respeito!"

Fotos circularam nas redes sociais nesta quinta-feira (13); compartilhar conteúdo é crime.

Na Mira

Atualizada em 14/04/2023 às 01h53
A cantora Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo em novembro de 2021.
A cantora Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo em novembro de 2021. (Foto: Reprodução/Rede social/Marília Mendonça)

GOIÂNIA - A assessoria de imprensa da cantora Marília Mendonça comunicou, na noite desta quinta-feira (13), o vazamento de fotos do inquérito policial que investigou a morte da artista, ocorrida em novembro de 2021, após um acidente de avião em Caratinga-MG. A mãe de Marília, dona Ruth Dias, lamentou a situação. "Tenham respeito e empatia e que entendam que há uma família que sofre toda vez que situações assim ocorrem", afirmou.

Em entrevista ao g1, o advogado Robson Cunha, que representa a família de Marília Mendonça, expressou sua indignação com o vazamento do material, ressaltou que houve um trabalho incessante para que essa situação não acontecesse e falou que o Estado é responsável pela proteção das informações.

"É inconcebível que documentos exclusivos de um inquérito policial que corre em sigilo e com restrições de acessos tenham sido divulgados de forma irresponsável, desumana e criminosa. Isso é um fato gravíssimo e tanto o Estado quanto os agentes que divulgaram a imagem devem ser responsabilizados. Informo ainda que aqueles que divulgam e continuam a repassar esse tipo de conteúdo estão incorrendo também em crime e podem ser responsabilizados judicialmente. Peço que as pessoas se sensibilizem com a dor e sofrimento dessa família e não façam a divulgação desse material", falou o advogado.

A Polícia Civil de Minas Gerais disse, em nota, que instaurou imediatamente um procedimento administrativo para apuração do vazamento de fotos do laudo de necropsia de Marília Mendonça. De acordo com a instituição, o sistema onde os documentos ficam armazenados são auditáveis e que a Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP) já está fazendo os levantamentos para identificar quem teve acesso ao laudo. Além disso, a PC esclareceu que não compactua com essa atitude e garantiu que o caso será apurado, para punição dos responsáveis.

Após serem informados do vazamento das fotos do laudo de necropsia de Marília Mendonça, fãs da cantora iniciaram campanhas para impedir o vazamento das fotos e denunciar quem está compartilhando o conteúdo. Uma postagem feita pela cantora em 2019 também foi resgatada: na publicação, a cantora falou sobre ética na prestação de serviços e o vazamento de dados da época que ela estava grávida de Léo, filho dela com o cantor Murilo Huff.

"É muito complicado contar com a ética na prestação de serviços de qualquer forma... Minha gravidez foi descoberta por um exame de sangue vazado e tudo que eu faço é dessa forma... Dá medo até de morrer, porque as pessoas não respeitam nem esse momento e conhecemos casos parecidos", escreveu Marília.

O compartilhamento de vídeos ou fotos de corpos na internet pode ser configurado como vilipêndio de cadáver, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.