Na capital maranhense

Forte chuva causa alagamento e falta de energia no Aeroporto de São Luís

Passageiros enfrentam transtornos neste domingo (9).

Imirante.com

Atualizada em 09/04/2023 às 20h33
Passageiros enfrentam transtornos com mau funcionamento das esteiras e aeronaves são deslocadas para outras cidades devido às condições climáticas.
Passageiros enfrentam transtornos com mau funcionamento das esteiras e aeronaves são deslocadas para outras cidades devido às condições climáticas.

SÃO LUÍS - O Aeroporto Internacional de São Luís foi afetado por uma forte chuva que atingiu a cidade na tarde deste domingo (9). A tempestade causou interrupções no fornecimento de energia elétrica e e deixou parte do saguão tomado pela água. Por causa dos problemas, causados pelas chuvas, passageiros e funcionários do aeroporto passaram por diversos transtornos no local.

De acordo com um dos passageiros que estava no local, vários viajantes enfrentaram dificuldades para pegar suas bagagens devido ao mau funcionamento das esteiras, causado pela falta de energia. Para ajudar no processo, funcionários colocaram as malas mais próximas das esteiras.

Por meio de uma nota, o administradora responsável pelo Aeroporto Internacional de São Luís informou que o sistema de energia elétrica foi reestabelecido na noite deste domingo e que apenas um voo foi cancelado em razão das condições climáticas.

Os passageiros tiveram que enfrentar longas filas no local.
Os passageiros tiveram que enfrentar longas filas no local.

A água da chuva invadiu uma parte do saguão principal do aeroporto, deixando o local alagado. O passageiro também informou que alguns amigos dele que estavam em outro voo para São Luís não conseguiram aterrissar na cidade devido à chuva e tiveram que ser deslocados para Teresina.

A administradora do aeroporto deu mais detalhes sobre o caso por meio de um comunicado. Leia a nota na íntegra:

O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) informa que, por conta de descargas atmosféricas, com fortes raios, na área do aeroporto, alguns componentes do sistema elétrico foram danificados. A energia do aeroporto já foi reestabelecida.  

A chuva intensa, com ventos fortes, que atingiu a capital do estado gerou pontos de alagamento dentro do aeroporto e medidas já foram tomadas para sanar a situação. Além de pronta disponibilização das equipes de limpeza para secagem dos espaços, com o devido reforço da equipe de operações e manutenção.

Apenas um voo, com destino a Guarulhos, foi cancelado em razão das condições climáticas adversas.

Ruas e avenidas alagadas em São Luís

São Luís foi afetada por uma forte chuva na tarde deste domingo (9) que gerou muitos transtornos para moradores e motoristas da cidade. O acúmulo de água em diversas ruas e avenidas causou alagamentos, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Na Avenida Guajajaras, a água da chuva se acumulou na pista, deixando a área empoçada e dificultando o tráfego dos veículos que passaram pelo local. Já no São Cristovão, o acúmulo de água tomou conta de várias ruas, impedindo a passagem de pedestres e obrigando moradores a montarem proteções para o alagamento não invadir suas casas.

Com as fortes chuvas, a situação foi agravada pelas dificuldades enfrentadas pelo transporte público e pela interrupção da passagem de pedestres em alguns locais.

Alerta para chuvas intensas mantido pelo Inmet

O Maranhão recebeu um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (8). O alerta laranja prevê chuvas intensas no Estado, e é válido até às 10h desta segunda-feira (10).

O alerta laranja indica alto grau de perigo. Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. As regiões afetadas podem sofrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As regiões afetadas podem sofrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cidades em situação de emergência 

Ao todo, 64 cidades estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas no Estado do Maranhão. A cidade de Buriticupu decretou estado de calamidade pública, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Até o momento, 35.894 famílias foram afetadas e 7.757 famílias estão desabrigadas e desalojadas.

O CBMMA informou, também, que até o momento seis óbitos foram registrados em decorrência das fortes chuvas. A Defesa Civil permanece monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão realizando operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão. Já foram enviadas 21.400 cestas básicas; 34 mil litros de água e 3.450 colchões foram entregues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.