Retrospectiva 2021

Condenação de Lucas Porto, agressão de DJ Ivis e Fadinha nas Olimpíadas; como foi o mês de julho

O Imirante.com listou alguns dos fatos que marcaram o mês de julho de 2021.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h51

SÃO LUÍS - Um dos fatos mais marcantes do mês de julho foi a condenação do empresário Lucas Leite Ribeiro Porto, que foi condenado a 39 anos de prisão pelos crimes de estupro e homicídio qualificado da publicitária Mariana Costa. O empresário foi a júri popular, em um julgamento que durou seis dias no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

Lucas Porto foi condenado após julgamento no Fórum Desembargador Sarney Costa. / Foto: Reprodução/TV Mirante.
Lucas Porto foi condenado após julgamento no Fórum Desembargador Sarney Costa. / Foto: Reprodução/TV Mirante.

Lucas Porto foi condenado a 30 anos de reclusão por homicídio com quatro qualificadoras (feminicídio, asfixia, impossibilidade de defesa e ocultação de provas) e nove anos de reclusão por estupro. A Justiça decidiu que o empresário iria cumprir, inicialmente, a pena em regime fechado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, onde já estava preso desde 2016. A defesa de Lucas informou que iria recorrer da decisão, mas ele não poderia aguardar o julgamento do recurso de apelação em liberdade.

Relembre aqui!

No mês de julho vários acontecimentos chamaram a atenção, um deles foi a descoberta de destroços de um avião da Segunda Guerra Mundial, que foram encontrados na cidade de Humberto de Campos, no Maranhão.

Trem de pouso do Bombardeiro B-25D foi encontrado na Baía do Tubarão. / Foto: Almir Prazeres.
Trem de pouso do Bombardeiro B-25D foi encontrado na Baía do Tubarão. / Foto: Almir Prazeres.

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres) localizou uma aeronave de guerra dos Estados Unidos submersa na Baía do Tubarão, no município de Humberto de Campos, a 153km de São Luís. O Bombardeiro B-25D, que integrava a rota África/Brasil na Segunda Guerra Mundial e seguia para o norte da África, onde participaria de confrontos da guerra, caiu em 1943 e vitimou fatalmente seis militares norte-americanos.

A aeronave começou a ser identificada durante diálogos com moradores antigos de Humberto de Campos sobre os aspectos socioeconômicos, culturais e fatos históricos do município.

Relembre aqui!

Ainda no início do mês, o corpo do pastor Moisés Gomes Lopes, de 56 anos, que estava desaparecido desde o dia 1º de julho, foi encontrado no dia 4 de julho, na altura do Km 485 da BR-222, entre os municípios de Santa Luzia e Buriticupu. O pastor Moisés viajava de Santa Rita para Imperatriz em uma motocicleta, para participar do casamento de uma filha. O corpo do pastor e a moto dele foram encontrados em um abismo, ocultado por mato e capim.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), havia sido cogitada a possibilidade de que o pastor Moisés tinha sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), mas a PRF constatou, após o corpo ser achado, que ele havia sofrido um acidente de trânsito.

Relembre aqui!

E no interior do Maranhão, o cabo da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Gilgleidson Pereira Melo, foi preso suspeito de matar a namorada, identificada como Ana Carolina da Silva Carvalho, de 17 anos. O crime aconteceu no dia 5 de julho, em Coroatá, município a 251 km de São Luís. Ele começou a ser investigado por feminicídio.

PM Gilgleidson Pereira Melo (esquerda) e Ana Carolina da Silva Carvalho (direita)./ Foto: Divulgação.
PM Gilgleidson Pereira Melo (esquerda) e Ana Carolina da Silva Carvalho (direita)./ Foto: Divulgação.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o PM Gilgleidson Pereira Melo foi localizado e preso na cidade de Timon, após a delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Capital ter formalizado o pedido de prisão preventiva do PM, que foi prontamente deferido pela juíza plantonista da comarca de Coroatá.

O corpo de Ana Carolina da Silva Carvalho foi encontrado no interior do sítio onde residia com o policial militar.

Relembre aqui!

E em julho, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou a reabertura de cinemas e teatros no Maranhão e a data de volta às aulas da rede estadual de ensino, por causa da redução de casos de Covid-19 no Estado. De acordo com Flávio Dino, os cinemas e teatros no Maranhão estavam autorizados a funcionarem, desde que os protocolos sanitários fossem obedecidos. Além disso, ele autorizou, também, eventos com até 200 pessoas em ambientes fechados e até 400 pessoas em ambientes abertos e ventilados.

Relembre aqui!

Em Imperatriz, um jovem recém-formado em medicina foi assassinado a tiros no dia 26 de julho. Um policial militar foi apontado como suspeito de atirar contra o médico Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, que havia se formado há menos de um mês.

Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, foi morto em Imperatriz. / Foto: Reprodução/Rede social.
Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, foi morto em Imperatriz. / Foto: Reprodução/Rede social.

O crime aconteceu em uma festa em um estabelecimento na avenida Beira-Rio, que já deveria ter sido encerrada pelo horário do acontecido, por volta de 3h30. O decreto municipal só permite a realização de festas até às 2h.

Relembre aqui!

No mesmo dia do crime, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) e o Comando-Geral da Polícia Militar identificaram o policial militar suspeito de ter matado a tiros o médico Bruno Calaça. De acordo com os órgãos, o militar foi identificado como o soldado Adonias Sadda.

Relembre aqui!

O policial militar Adonias Sadda prestou depoimento no dia 28 de julho, na Delegacia de Homicídios. No depoimento, o PM, lotado no 14ª BPM, disse que a arma utilizada no crime não pertence a corporação e que teria sido perdida. Após o depoimento, Adonias Sadda ficou preso temporariamente no quartel do 3º BPM.

Relembre aqui!

Na Mira

O mundo dos famosos foi movimentado em julho, um dos fatos que mais chamou a atenção foi o DJ Ivis, de 30 anos, que apareceu em filmagens agredindo sua ex-mulher, Pâmella Holanda. As gravações, feitas por câmeras de segurança interna, mostraram o músico dando vários socos e puxões de orelha na vítima na frente da filha e de outras pessoas que estavam no local.

Vídeos viralizaram nas redes sociais, nesse domingo, depois de serem divulgados pela própria Pâmella Holanda. Foto: Reprodução / redes sociais.
Vídeos viralizaram nas redes sociais, nesse domingo, depois de serem divulgados pela própria Pâmella Holanda. Foto: Reprodução / redes sociais.

Relembre aqui!

Após ter os vídeos divulgados, o DJ Ivis viu sua carreira desmoronar. O cantor, que já havia despencado nas plataformas de streaming Spotify e Deezer, também teve o seu contrato encerrado pela Sony Music Brasil.

O anúncio do rompimento de contrato foi realizado no dia 16 de julho. Uns dias antes, a gravadora já havia informado que estava revisando a sua relação com o artista e informou que levava "as acusações contra o DJ Ivis muito a sério e não tolera esse tipo de comportamento".

Em um vídeo, o DJ Ivis aparece chorando e pedindo perdão para as pessoas que assistiram aquelas imagens e também para a sua ex-esposa, Pamella Holanda. Em um trecho do vídeo ele assume o seu erro e fala que está sozinho e sem forças.

Relembre aqui!

Em julho, o amor também ficou em evidência. O cantor Diogo Nogueira assumiu namoro com a atriz Paola Oliveira. O casal apareceu junto, pela primeira vez publicamente, no Viva Rio, no dia 23 de julho. Antes da confirmação do relacionamento, várias pessoas especulavam que o ambos já estavam namorando.


[e-s001]

Os primeiros flagrantes do casal, começaram a circular na internet no final do mês de junho

Relembre aqui!

E os filhos do jornalista e apresentador Cid Moreira, Roger Moreira e Rodrigo, entraram com um processo contra a madrasta Fátima Sampaio Moreira, na Vara da Família, em Petrópolis. Na ação, os filhos pediram a interdição do pai. De acordo com os filhos do jornalista de 93 anos, o pai enfrenta sintomas de demência e que Fátima Moreira limita as atitudes de Cid.

Relembre aqui!

Esporte

No fim de julho teve início as Olimpíadas de Tóquio. E o Brasil conquistou no dia 25 de julho a sua primeira medalha na Olimpíada. A medalha de prata foi conquistada por Kelvin Hoefler, do skate, modalidade que estreia nesta edição dos jogos olímpicos.

Kelvin Hoefler conquistou a medalha de prata no street masculino ao somar 36,15 na grande final, ficando atrás apenas do japonês Yuto Horigomi, que somou 37,18. O americano Jagger Eaton completou o pódio com uma nota geral de 35,35.

Relembre aqui!

Mas a brasileira que fez o mundo vibrar foi Rayssa Leal, a Fadinha do Skate. Na madrugada do dia 26 de julho quem não acreditava em magia e em contos de fadas teve que repensar sua opinião após uma histórica prova realizada no Parque de Esportes Urbanos de Ariake, em Tóquio, no Japão. Conhecida como "Fadinha do Skate", a maranhense Rayssa Leal, de apenas 13 anos, que saiu de Imperatriz para conquistar o planeta com seu carisma e talento, deu um show e faturou a medalha de prata na disputa do skate street feminino nos Jogos Olímpicos, se tornando a atleta brasileira mais jovem a subir ao pódio em mais de 100 anos de participação do país no maior evento multiesportivo do mundo.

Os primeiros flagrantes do casal, começaram a circular na internet no final do mês de junho. / Foto: Redes sociais.
Os primeiros flagrantes do casal, começaram a circular na internet no final do mês de junho. / Foto: Redes sociais.

Com um sorriso aberto, maturidade emocional e sem sentir qualquer tipo de pressão, mesmo sendo a atleta mais jovem a defender o Brasil em uma Olimpíada, Rayssa Leal mostrou um desempenho espetacular já na fase classificatória do skate street. A maranhense garantiu presença entre as oito finalistas da prova em terceiro lugar, com a nota 14,91, atrás apenas das japonesas Funa Nakayama e Momiji Nishiya. Rayssa, inclusive, foi a única brasileira na final do skate street, já que as compatriotas Pâmela Rosa e Letícia Bufoni não conseguiram classificação. Em poucos minutos, a Fadinha superou a tristeza pela eliminação das amigas e usou isso como motivação em uma final emocionante até a última manobra.

Relembre aqui!

Veja a trajetória de Rayssa Leal ao longo de 2021.

E quem também, fez o Brasil ter orgulho nas Olimpíadas de Tóquio foi a Rebeca Andrade, que conquistou a medalha de prata na ginástica artística feminina do Brasil, no individual geral, na Olimpíada de Tóquio, no dia 29 de julho, ao som do funk "Baile de Favela".

Rayssa Leal faturou a medalha de prata olímpica em Tóquio. / COB.
Rayssa Leal faturou a medalha de prata olímpica em Tóquio. / COB.

A ginasta de 22 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha na ginástica artística dos jogos olímpicos.

Relembre aqui!

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.