"Oscar do Esporte"

Nascido de um sonho, desde 2005 o Troféu Mirante premia o esporte

No total, serão 27 modalidades premiadas e o prazo de votação foi estendido.

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h29
No total, serão 27 modalidades premiadas e o prazo de votação foi estendido
No total, serão 27 modalidades premiadas e o prazo de votação foi estendido

SÃO LUÍS - Será encerrada na próxima segunda-feira (31) a votação do Troféu Mirante Esporte. Considerado o "Oscar do Esporte Maranhense", a premiação acontecerá no próximo dia 12 de fevereiro, com programa especial transmitido na TV Mirante e apresentado por Heloísa Batalha e Matheus Sampaio. Desde 2005, quando era realizado na Faculdade Fama, o evento homenageia grandes nomes do esporte local e prestigia a memória de todas as modalidades.

Fernando Sarney em várias edições também convidou ex-atletas como Júnior para contar aos mais jovens sobre a experiência no esporte
Fernando Sarney em várias edições também convidou ex-atletas como Júnior para contar aos mais jovens sobre a experiência no esporte

Além de destacar o desempenho individual dos atletas, o prêmio também celebra o trabalho das federações e seus colaboradores e investidores. O projeto nasceu de um sonho do empresário Fernando Sarney que, com destreza, elaborou um ato que celebra a força de modalidades no Maranhão e incentiva a formação de atletas.

É de destacar ainda que o Troféu Mirante Esporte também incentiva o caminho do jovem para o esporte, livrando-o do caminho nocivo da criminalidade.

Premiação sempre marca o calendário esportivo maranhense
Premiação sempre marca o calendário esportivo maranhense

Primeira edição

Na primeira edição, o Troféu Mirante Esporte premiou 17 modalidades esportivas e cada federação indicou os três atletas de maior destaque em 2005. A votação ocorreu através de cupons do jornal O Estado do Maranhão e pelo site Imirante.com.

O atletismo foi a primeira modalidade a ser premiada e a escolhida pelo júri foi a atleta Aline Fernanda Santos. Em seguida foi premiada como melhor atleta de 2005 no basquete Tércia Vanessa Aragão Ferreira. No Beach Soccer o premiado foi Sérgio Roberto Andrade Soares, o Serginho, que não pôde comparecer para receber seu troféu e enviou um representante.

Willen Roberth Miranda Silva foi o vencedor da modalidade ciclismo e Victor de Jesus Dourado, o Palito, jogador do Moto, no futebol.

Também foram premiados: Samuel de Jesus (Futsal), Larissa Feques Vale (Ginástica), Thalyanne Caroline Albuquerque Silva (Handebol), André Mendonça de Abreu (Hipismo), Ítalo Antony Campos Nunes (Judô), Augusto César Maciel Jr. (Karatê), Thiago Bittercout Rocha (Kart), Franciso Xavier (Tae kwon do), Jéssica Albuquerque de Brito (Tênis de Quadra), Jaynara Sousa de Macedo (Tênis de Mesa) e Simone da Conceição Correa dos Santos (Vôlei).

O júri popular escolheu como melhor atleta do ano de 2005 o judoca Luís Antônio Moraes Silva Cutrim. No júri oficial a vencedora foi Tércia Vanessa Aragão Ferreira (basquete).

O Troféu Mirante Esporte escolheu a Federação Maranhense de Judô como a melhor entidade do ano. O prêmio foi recebido pelo presidente Chico Leite.

Além de premiar, evento também já registrou homenagens
Além de premiar, evento também já registrou homenagens

Votação

No total, serão 27 modalidades premiadas e o prazo de votação foi estendido, já que a premiação - que aconteceria no dia 26 de janeiro no Teatro Arthur Azevedo - foi adiada em virtude dos cuidados com a Covid-19.

Para votar, é só acessar o endereço: grupomirantema.com/trofeumirante/2021/votacao/.

Com o apoio das federações, os vencedores do Troféu Mirante Esporte são escolhidos por meio de votação popular e pela análise de técnicos especializados, que premiam os esportistas em categorias como melhor atleta de cada modalidade, atleta do ano, federação destaque e atleta júri popular.

Confira a lista de indicados ao Troféu Mirante Esporte 2022 e clique no nome da modalidade para conhecer cada indicado (a)

ATLETISMO

João Henrique Falcão
Marcos Vinicius Moraes
Maria Fernanda Moreira Rosa

AUTOMOBILISMO

Fabricio Trifoni
Fernanda Guerreiro
João Afro

BADMINTON

Alan Vinicius
Maria Nadylla
Maria Natelly

BASQUETE

Jhonnata Alves
Raissa
Rayana Souza

BEACH SOCCER

Adriele Rocha
Bobô
Datinha

CICLISMO

Myckael Lobo
Pedro Henrique
Rodrigo Paiva

FISICULTURISMO

Drica BodyFitness
Tânia Silva
Wilson Pepeto

FUTEBOL

Marcio Diogo
Mika
Pimentinha

FUTSAL

André Felipe
Denir
Robinho

GINÁSTICA

Bárbara Oliveira
Caio Freitas
Dayane Santos

HANDEBOL

John Ferreira
Juliana Camelo
Lulu

JIU-JITSU

Erinaldo Ranick
Fabio Prazeres
Roberth Roosivelt

JOGO DE DAMAS

Adailton Gomes
Fernando França
Ramon Carvalho

JUDÔ

Kailane
Lucas Rios
Marcelo Barbosa

KARATÊ

Bruno Askay
Victor Gabriel Gomes

KITESURF

Bruno Lima
Bruno Lobo
Socorro Reis

MOTOCICLISMO

Alex Formiga
Evandro Bezerra
Marcio Sousa

NATAÇÃO

Carol Hertel
Heitor Raiol
João Victor dos Santos

PARALIMPICO

Davi Hermes
Izabelly Lisboa
Jardiel Vieira
Raquel Santos
Wendel Lima

SINUCA

Beto
Davi Duailibe
Hallison Cardoso

SURF

Amauri Oliveira
Kadu Pakinha
Rodolfo Leite

TÊNIS DE MESA

Alice Jacinto
João Lucas
Magno Rocha

TÊNIS DE QUADRA

Carlos Artur Gadelha
Elany Alves
Victor Gustavo Silva

TIRO ESPORTIVO

Juliane Ferreira
Marcelo Duarte
Sérgio Guimarães

TRIATHLON

Rafael Vieira
Rosana Motta
Silvestre Nunes

VOLEIBOL

Kalil Buhatem Costa
Paulo Vinicius Lima
Rayllan Sousa

XADREZ

Henrique Haiashi
Medrado
Valéria Gonçalves

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.