Imirante 20 anos

Imirante.com: 20 anos de credibilidade no dia a dia do maranhense

Com uma equipe engajada e comprometida em levar um conteúdo sério e credível, o Imirante continua sendo o portal de notícias com a maior audiência do Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

Informação com qualidade e credibilidade, essa é a marca do Imirante.com, que há 20 anos faz parte da história do maranhense, ajudando a noticiar fatos importantes no dia a dia das pessoas. Com uma equipe engajada e comprometida em levar um conteúdo sério e credível, o Imirante continua sendo o portal de notícias com a maior audiência do Maranhão.

Quem acompanha o Imirante todos os dias, sempre encontra conteúdo relevante, dinamismo e muitas novidades.
Quem acompanha o Imirante todos os dias, sempre encontra conteúdo relevante, dinamismo e muitas novidades.

Com inovação, interatividade, imediatismo e credibilidade, o portal já alcançou, somente no primeiro semestre de 2020, mais de 36 milhões de acessos, mais de 780 mil seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e mais de 50 mil inscritos no YouTube.

“São 20 anos de muita notícia, de muito pioneirismo. São 20 anos de uma equipe que se dedica todo dia pra levar o melhor que temos no Estado do Maranhão para os seus internautas, com maior credibilidade. É um portal sério, que tem se reinventado todo dia. Passamos por um momento difícil de pandemia, onde a gente teve que se reinventar novamente. Sempre estamos atentos às revoluções diárias, o que a internet traz. Sempre estivemos à frente criando podcasts, por exemplo, criando nosso canal do YouTube, estando ativos nas redes sociais. Somos o canal de notícias do Maranhão com maior número de seguidores nas redes sociais, isso mostra o nosso pioneirismo, a nossa credibilidade como marca e como portal de notícias que somos”, ressalta Maria Fernanda Sarney, que é diretora de Mídia Eletrônica do Grupo Mirante.

Quem acompanha o Imirante todos os dias, sempre encontra conteúdo relevante, dinamismo e muitas novidades. Ao longo de 20 anos, o jornalismo do Imirante.com tem divulgado notícias do Maranhão, do Brasil e do Mundo, mas sempre focando em assuntos locais.

“Buscamos sempre estar em constante atualização para estarmos aptos a desenvolver um webjornalismo com qualidade e levar ao internauta nosso conteúdo em todas as plataformas digitais. O nosso interesse maior é melhorar sempre para levar ao internauta uma informação com a marca e a credibilidade que só o Imirante tem”, destaca Cíntia Araújo, que coordena o Imirante.com desde 2014.

O Imirante.com foi criado em 2000 e foram muitos desafios a serem vencidos, desde a implantação do sistema, o layout e a interação com o internauta.

“Ao longo desses 20 anos o portal Imirante se empenha em levar informação de qualidade e é com essa mesma dedicação que trabalha a equipe de desenvolvedores. Nosso maior desafio é acompanhar as tendências tecnológicas que estão em mudanças constantes e uma das coisas que nós nos preocupamos é com a experiência e usabilidade dos nossos internautas. A cada mudança de layout, tentamos manter o conteúdo estruturado na qual eles já estão acostumados, facilitando assim, sua navegação”, afirma Robert Pereira, que é analista de sistemas no Grupo Mirante.

Ele destaca, ainda, que o Imirante está sempre no ar para manter os internautas informados.

“Além dos desafios de desenvolvimento do portal, temos também a tarefa de manter nossa infraestrutura em pleno funcionamento, deixando assim, o portal com 99,99% de disponibilidade de acesso, ou seja, a qualquer hora e em qualquer lugar o portal poderá ser acessado”, garante Robert.

O portal Imirante.com está há 20 anos no ar!
O portal Imirante.com está há 20 anos no ar!

E, durante esses 20 anos, o Imirante tem sido pioneiro em muitos projetos de webjornalismo. O portal informa sobre os mais diversos assuntos, diverte os internautas com o entretenimento do Na Mira, que conta ainda com a seção de Culinária, que é um verdadeiro sucesso entre os internautas, além de narrar os feitos esportivos com Imirante Esporte.

O Imirante.com tem, hoje, cinco sites, com conteúdos específicos: Na Mira, Imirante Esporte, Mirante AM, Mirante FM e O Estado. O jornalismo do Imirante é responsável pela atualização dos sites Na Mira, Imirante Esporte e Notícias (com factuais, real ou fake, especiais como a linha do tempo da Covid-19). Já os demais sites têm equipes diferentes para fazer as publicações.

“Me sinto muito privilegiada e feliz por estar à frente desse portal há uns 10 anos, e de ter conseguido manter e aumentar a nossa audiência e credibilidade. São 20 anos de líder de marcado, audiência e mantendo isso, que é o mais difícil. Agradeço a toda a nossa equipe que sempre esteve conosco nesses 20 anos fazendo com que esse veículo cresça cada vez mais”, destaca Maria Fernanda Sarney.

As informações que chegam no portal por meio das redes sociais, do WhatsApp, telefone, e-mail e através da rádio Mirante AM, são sempre apuradas com muita responsabilidade pelos repórteres, para que a informação correta chegue até os internautas.

“Trabalhamos constantemente para combater as fake news, com objetivo de alertar os maranhenses sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake). Nossa equipe faz o monitoramento para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas nas redes sociais e busca checar essas mensagens, fazendo a apuração com fontes oficiais, testemunhas e especialistas que possam ajudar a esclarecer o que está sendo disseminado”, afirma Cíntia Araújo.

A equipe de jornalismo também vai para as ruas apurar os fatos in loco, sempre divulgando notícias sobre infraestrutura, saúde, educação, entre outros assuntos de interesse das comunidades.

Além de divulgar os acontecimentos diários, o Imirante sempre traz matérias especiais sobre diversos temas interessantes, trazendo uma abordagem mais profunda sobre um determinado assunto.

Reveja alguns dos especiais produzidos pelo Imirante.com:

Cultura e arte podem representar ferramentas de combate à discriminação

Feminicídio: um grito no silêncio

Racismo: saiba o que fazer quando você é vítima ou testemunha de um ataque

Abuso sexual infantojuvenil: o silêncio dos indefesos

Conheça lendas e mistérios de São Luís que circulam há anos

Além de matérias especiais, o portal conta com especiais que agregam várias matérias sobre um assunto específico.

Veja alguns especiais do Imirante.com

Vidas Negras Importam

Roberto Fernandes

Quarentena

Coronavírus

E em tempos de pandemia, o Imirante não poderia deixar de levar informação sobre o novo coronavírus. No portal, todos os dias há informações sobre a Covid-19 no Maranhão, no Brasil e mundo, que podem ser acompanhadas no especial Coronavírus.

Há, também, uma Linha do Tempo, que relembra, em ordem cronológica, os principais acontecimentos sobre a pandemia da Covid-19.

E a pandemia também fez o Imirante se reinventar. Acostumado a transmitir eventos inesquecíveis no Maranhão, como o Carnaval, São João, shows de artistas locais e nacionais, festivais, etc., o portal não poderia deixar de levar entretenimento para os internautas em um momento tão difícil como esse.

Por isso, o Imirante tem apostado nas lives, transmitidas através do seu canal no YouTube. E claro que já é um sucesso, com os internautas de casa curtindo shows de qualidade.

Relembre algumas lives transmitidas pelo Imirante.com em 2020

Live do Boi da Maioba

Live Pão com Ovo na Mirante

Alcione | Live Solidária Maranhão

Live Arraiá da Mira


Além das lives, o Imirante tem feito diversas transmissões de jogos do Campeonato Maranhense, para que o torcedor possa acompanhar seu time, sem se aglomerar.

E como sempre o Imirante está inovando em conteúdos. Em 2019 foi lançado o Imicast, o podcast do Imirante.com no Spotify. Os podcasts abordam política, cultura pop, mundo da música, esporte, entre outros.

Ouça os podcasts do Imirante

Todos esses trabalhos especiais e bem produzidos são fruto de uma equipe forte que atua na gestão, no webdesenvolvimento, no comercial, marketing e conteúdo, este que é formado por jornalistas que trabalham arduamente para levar conteúdo de qualidade para os internautas.

E a qualidade não é só no produto jornalístico em si, mas também na publicidade. O Imirante está sempre divulgando marcas, produtos e serviços que são importantes para os internautas. E quem divulga sua marca no portal, sabe que terá maior visibilidade e retorno, com investimento acessível.

“No Imirante estamos sempre buscando inovação e soluções para entregar conteúdo de qualidade para nossos internautas. Com o mercado publicitário não é diferente, nosso trabalho constante é o de oferecer os melhores espaços para que a marca de nossos clientes esteja em contato com um público qualificado. Ao longo dos anos, acompanhando as tendências do nosso mercado, criamos formatos e alternativas comerciais, além de mudarmos a forma como comercializamos, visando aumentar a visibilidade do nosso cliente sem impactar no seu investimento. Aqui acreditamos que o sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso”, destaca o gerente de Comunicação do Grupo Mirante, Gustavo Santana.

E com o engajamento de profissionais comprometidos com a comunicação de qualidade, o Imirante vai se expandindo cada vez mais, mantendo a sua história de sucesso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.