Imirante 15 anos

Imirante.com: 15 anos de evolução e credibilidade

O maior portal de notícias do Maranhão se destaca desde que foi criado.

Liliane Cutrim e Luciano Dias/Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h40

SÃO LUÍS - Com inovação, interatividade, imediatismo e credibilidade, o Imirante.com se consolidou como o portal mais importante do Estado do Maranhão. Sempre com mais conteúdo, dinamismo e muitas novidades, o portal se destaca desde a sua criação.

O Imirante surgiu no ano 2000, após uma solicitação da Rede Globo para a criação de um site com o conteúdo local. Na época com, apenas uma pessoa na parte de web desenvolvimento, o sistema do, ainda site, era desenvolvido por uma empresa terceirizada. Mas isso só no primeiro ano, pois logo após o Grupo Mirante tomou as rédeas do projeto.

“As coisas foram acontecendo naturalmente e quando menos esperamos, o Imirante já estava no ar. Era um site de conteúdo, e depois passou a ser um site onde agregava outros sites, e começou a ter a participação dos internautas, passando a ser um portal. Desafios temos diariamente: layout mais moderno, segurança, estrutura... Todo dia temos novidades nessa área e temos que ficar de olho para não deixar o Imirante fora dessas inovações”, diz a gerente de web desenvolvimento, Adriana Marão.

E uma equipe de web desenvolvimento que começou com uma pessoa, atualmente conta com quatro profissionais que trabalham muito para manter o portal no ar.

Equipe de web desenvolvimento do Imirante.com. Foto: Luciano Dias/Imirante.com
Equipe de web desenvolvimento do Imirante.com. Foto: Luciano Dias/Imirante.com

E se por trás do Imirante tem uma equipe forte que mantém o sistema sempre on-line, à frente do portal tem uma equipe de jornalismo que trabalha arduamente para levar conteúdo de qualidade para os internautas.

Hoje, são 14 jornalistas divididos nos três turnos e produzindo conteúdos sobre os mais diversos assuntos. Mas, no início não era bem assim, como explica Zeca Soares, o primeiro coordenador de conteúdos do Imirante.com, que ficou à frente do portal por dez anos.

 Foto: Luciano Dias/Imirante.com
Foto: Luciano Dias/Imirante.com

“No começo, era só eu e o Jorge Tadeu que fazíamos todo o conteúdo do site, isso durante dois anos. Depois, foram vindo os estagiários e fomos contratando mais pessoas. Mas era muito difícil, pois, quase não tínhamos acesso, já que estávamos começando. Depois fomos crescendo”, explica Zeca Soares, hoje coordenador do G1 Maranhão.

Há quatro anos à frente da gerência de conteúdos do Imirante.com, Maria Fernanda Sarney fala sobre os desafios de manter uma equipe de jornalismo forte e atuante, com conteúdos bem elaborados e de credibilidade. Ela fala ainda sobre os planos que o Imirante tem para o futuro. Veja no vídeo.

Consolidado com um portal de notícias, o Imirante.com tem, hoje, seis sites, com conteúdos específicos: Na Mira, Imirante Esporte, Mirante AM, Mirante FM, VC no Imirante e O Estado. O jornalismo do Imirante é responsável pela atualização dos sites Na Mira, Imirante Esporte. Já os demais sites têm equipes diferentes para fazer as publicações, exceto o VC no Imirante que é atualizado pelos internautas.

Ao longo dos seus 15 anos, o jornalismo do Imirante.com tem divulgado notícias do Maranhão, Brasil e Mundo, mas sempre dando enfoque aos assuntos locais, com matérias que vão de política a entretenimento. Publicamos informações de factuais, que chegam à nossa redação por meio das redes sociais, WhatsApp, VC no Imirante, telefone, e-mail e por meio da rádio Mirante AM. Ao receber as informações, os repórteres têm a missão de apurar, com as fontes oficiais, se aquela informação é ou não verdadeira. Além dessas notícias urgentes, fazemos a repercussão do fato, por meio da apuração mais detalhada.

Leia também:
Aniversário do Imirante.com: as capas que marcaram os últimos 15 anos

Saiba quais foram as matérias mais lidas da história do Imirante

HUMOR: 15 vezes que o WhatsApp do Portal foi confundido

Saiba por que é importante anunciar a sua marca no Imirante

A equipe de jornalismo também vai para as ruas todos os dias apurar os fatos in loco. Por isso, sempre estamos divulgando notícias sobre infraestrutura, saúde, educação, entre outros assuntos de interesse das comunidades. A importância da divulgação desses conteúdos é visível, quando as autoridades competentes tomam conhecimento de nossas matérias e acabam resolvendo o problema daquela comunidade. Tal retorno motiva o jornalismo do portal a buscar, cada vez mais, divulgar as mazelas sociais em busca de soluções.

 A equipe do Imirante.com vai para as ruas não só da capital, mas do interior do Estado também. Arte: Imirante.com
A equipe do Imirante.com vai para as ruas não só da capital, mas do interior do Estado também. Arte: Imirante.com

Além de noticiar os acontecimentos diários, o jornalismo do Imirante faz matérias especiais sobre os mais diversos assuntos. A equipe de reportagem está sempre em busca de temas de interessantes, produzindo grandes reportagens que apresentam uma visão bem ampla de cada tema.

Reveja alguns dos especiais produzidos pelo Imirante.com:

Maioridade Penal

São Luís: há 402 anos encantando pessoas do Brasil e do mundo

Colônia do Bonfim: o lado B da história da ilha

Desenvolvimento urbano: por que São Luís não anda nos trilhos?

Provando sempre que é um portal de notícias comprometido com a informação de qualidade, o Imirante.com está sempre acompanhando a evolução da internet, por isso que, além das publicações em texto e fotos, o portal começou a produzir vídeos.

O que começou com entrevistas simples, com um repórter e um entrevistado, foi se aprimorando. Na linha de deixar os internautas muito bem informados, foi lançado em outubro de 2013 o quadro Emprego e Profissão, com o objetivo de dar orientações sobre as vagas de trabalho, as profissões promissoras, além de especificar o que cada profissional faz dentro de sua área de atuação.

Reveja os quadros do programa Emprego e Profissão

E o portal mais uma vez foi pioneiro no Estado, fazendo o primeiro programa voltado para a internet no Maranhão. O Bate-papo Imirante foi lançado em fevereiro de 2014 e trouxe várias entrevistas com especialistas, discutindo temas de interesse da população.

Reveja os quadros do programa Bate-papo Imirante

Mas, como o portal é bem completo, abrangendo os mais diversos assuntos, foi lançado em janeiro deste ano o #Causar, no qual em cada episódio era escolhido um internauta para ganhar “uma transformação” com roupa e sapatos novos, cabelo, maquiagem, além de um book fotográfico digital.

Reveja os quadros do programa #Causar

Além do #Causar, o portal mais uma vez saiu à frente e cativou de vez os internautas com o primeiro programa de humor da internet maranhense, o Tá bom, Xêrosa! O humorístico feito pela turma do Pão Com Ovo chegou chegando e tem feito muita gente cair na gargalhada.

Reveja os quadros do programa Tá bom, Xêrosa!

O Imirante.com continua ousando e já produziu uma websérie sobre a violência. Uma equipe do portal viajou para a cidade de Coroatá, no interior do Maranhão, para conhecer o projeto Fazenda Esperança, que tira os jovens do mundo das drogas e os faz ter uma nova vida.

Reveja a websérie Violência: histórias de quem superou
Episódio 1
Episódio 2

“Produtos audiovisuais são dinâmicos e, geralmente, de fácil assimilação, por isso decidimos fazer entrevistas e criar programas em vídeo. Os grandes portais de notícias já faziam isso e não poderíamos ficar atrás. Foi um grande salto no quesito conteúdo e na forma do Imirante levar a informação aos seus internautas”, afirma a coordenadora de conteúdos do Imirante.com, Cíntia Araújo.

 Cíntia Araújo coordena o Imirante.com desde 2014. Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.com
Cíntia Araújo coordena o Imirante.com desde 2014. Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.com

E para ter mais abrangência de conteúdos, o portal ampliou seus horizontes e criou, em 2013, o Imirante Imperatriz, alcançando a região sul do Estado. Com dois anos, a equipe de Imperatriz tem um trabalho amplo e bem realizado, com diversas coberturas importantes.

Credibilidade: mais que um slogan, uma conquista!

É por esses e outros conteúdos que o Imirante.com já se consolidou como um veículo de credibilidade no Maranhão. Com 15 anos de existência, o portal é o mais acessado do Estado, segundo a última pesquisa Escutec divulgada em 2014. Na amostra, o Imirante.com tinha 40,4% da preferência dos entrevistados, enquanto o site que vinha em segundo lugar na pesquisa tinha apenas 9,7% da preferência dos internautas.

A pesquisa é mais do que comprovada quando constatamos a marca que o portal alcançou desde o ano passado: mais de seis milhões de acessos por mês, e esse número só aumenta, levado a equipe a produzir muito mais conteúdos dinâmicos e com responsabilidade.

Chegar até aqui não foi fácil, os desafios são muitos, mas com uma equipe unida e cheia de disposição, todas as barreiras são ultrapassadas e o Imirante só cresce no cenário do webjornalismo, com conteúdos diversos, mas com credibilidade e responsabilidade. A você que faz parte dessa história, vai o nosso muito obrigado. É por vocês e para vocês que estamos aqui!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.