Em baixa

Setor hoteleiro teme baixa nas festas juninas

Empresários acreditam que a falta de divulgação nacional dos tradicionais arraiais da capital seja motivo para a situação prevista

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Durante o período das tradicionais festas juninas, em comemoração ao padroeiro São João, a visitação de turistas em São Luís tende a aumentar. Muitas pessoas de outras regiões do país acabam por desejar a capital maranhense como destino turístico, visto que o estado oferece festividades culturais sem igual. Porém, para este ano, a expectativa do setor hoteleiro não é tão boa assim e preocupa.

Ano passado, os números de ocupação tenham sido mais satisfatórios, na primeira quinzena de junho, atingindo 50% do total. Neste ano, a situação já pende para um lado negativo, pois a procura é baixa e o resultado previsto não supera a expectativa, nem mesmo para a participação de turistas nas programações locais promovidas pelo Governo do Maranhão, pois o grande público que se espera atingir depende da visitação de pessoas de outros estados.

O setor de hotelaria de São Luís teme por um resultado muito abaixo, em relação ao ano passado, nas taxas de ocupações. De acordo com Armando Ferreira, gerente-geral de um hotel localizado na Ponta d’Areia, na orla, a previsão desse resultado negativo não se deve aos preços da hospedagem, mas à baixa divulgação nacional das festas de São João na capital. “Nós temos uma cultura maravilhosa. A nossa maior dificuldade para vender o destino é o preço em relação aos demais destinos, como Campina Grande, Caruaru e Sergipe. A hotelaria é quase de graça, mas a logística, que é a parte aérea, é muito cara ainda. Outra situação é a divulgação que acontece, mas não tão forte como nos outros destinos que têm essa força nas festas juninas”.

A Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA) realizou um balanço neste mês e, até o momento, a taxa de ocupação do setor de hotelaria na Grande São Luís é estimada em 32%. No mesmo período, no ano passado, a associação registrou 50% de ocupação, isto é, seguem em baixa as reservas e hospedagens nos hotéis de toda a Ilha.

Investimento
O gerente de um hotel disse que não se investe na publicidade desse tipo de festa como se deveria e faz uma comparação entre as festas de São João realizadas em Fortaleza e São Luís. “O orçamento para se divulgar o São João em Fortaleza, ultrapassa R$ 20 milhões”.

É nítido que a boa publicidade aumenta vendas e, consequentemente, melhora a situação econômica de uma cidade. É com ela que se atinge um grande público e faz o sucesso de eventos espalhados mundo afora. Por isso, é essencial que haja investimentos, que para se obtenha o retorno almejado.

Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) informou que está realizando a divulgação do período junino maranhense em várias regiões do estado. A ação contempla campanha publicitária que inclui ações na internet e publicações em veículos nacionais de grande circulação. Com isso, o Governo do Maranhão tem incentivado o turismo e a consolidação do São João de Todos como uma das festas mais importantes e tradicionais do país.

Além de revistas, a campanha de divulgação do São João de Todos 2018 tem sido vista nos portais da Folha de S. Paulo, Estadão, Diário do Centro do Mundo (DCM), Le Monde Diplomatique e Brasil 247, entre outros. Houve divulgação também em eventos co­mo feiras, congressos e work­­shops de turismo realizados em outros estados. Na internet, em sites e nas páginas oficiais do Governo do Estado e nas redes sociais, mais de 25 milhões de pessoas já tiveram acesso à campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.