Lucro

Rede hoteleira da capital festeja alta do setor no período

Alguns dos motivos são a melhora da infraestrutura das estradas e as intervenções urbanas realizadas em São Luís, afirma presidente da ABIH/MA

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Movimentação em hotéis tem melhorado com investimentos na cidade
Movimentação em hotéis tem melhorado com investimentos na cidade (hotel)

São Luís - A rede hoteleira em São Luís experimenta um período de alta. Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Observatório do Turismo, vinculado à Universidade Federal do Maranhão, mostra que a taxa de ocupação durante a virada do ano atingiu 83% no período de 30 de dezembro de 2020 a 2 de janeiro deste ano. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MA), João Antonio Barros Filho, esse crescimento se deve a vários fatores, entre eles, a melhoria da acessibilidade das estradas federais com acesso ao Maranhão.

João Antonio Barros Filho frisou que a infraestrutura das estradas melhorou e que algumas BRs ainda apresentam problemas, mas, ainda assim, atravessam uma fase positiva. “Destacamos, também, as intervenções no Centro Histórico, com a reforma de importantes cartões-postais de São Luís e, claro, as nossas praias, que sempre atraem turistas. De uma maneira geral, destacamos o incremento do imobiliário turístico local”, disse.

Na opinião do presidente da ABIH/MA, no entanto, o setor hoteleiro brasileiro, no geral, experimenta uma fase de inconstância, devido à pandemia do novo coronavírus. “Acreditamos que só vai melhorar, de fato, com a liberação da vacina. Por isso, torcemos para que ela seja disponibilizada o mais rápido possível”, opinou.

A diretora-geral do Blue Tree Towers São Luís Hotel, Jacira Haickel, observa que o setor está bem aquecido e que as pessoas estão cada vez mais priorizando o 'ser, ao invés do ter'”. “Ninguém consegue mais ficar trancado dentro de casa. O trade turístico busca alcançar o segmento que engloba aquelas pessoas com condições de viajar, ou seja, que viajam pelo menos uma vez por ano para o exterior, por exemplo. Essa demanda está reprimida. O fim de ano foi muito bom para o Blue Tree. Nós alcançamos praticamente 90% de ocupação, independentemente de festa”, disse.

Jacira Haickel acrescentou que, cada vez mais, as pesquisas apontam que os consumidores estão abrindo mão de trocar de carro ou obter outro bem para fazer uma viagem, quase sempre com pouco planejamento.

São aquelas viagens por "last minute" (de última hora). “No Blue Tree, geralmente começamos o mês com percentual de hospedagem abaixo da média, mas, no decorrer dele, a ocupação vai aumentando. Nossas expectativas são sempre de crescimento em cima desse público que quer entretenimento e não mais as viagens de negócios", analisou.

Enquanto não houver aglomeração, feiras e outros eventos, conforme a diretora geral do Blue Tree, a equipe do hotel continuará focada nesse público (que busca entretenimento). “É o que está acontecendo no Maranhão e em outros estados. Na Bahia, por exemplo, as pousadas estão todas ocupadas”, afirmou, acrescentando que o hotel continua seguindo todos os protocolos sanitários.

Conforme o gerente do Rio Poty Hotel, Armando Ferreira, o empreendimento continua operando com 70% de lotação, obedecendo aos protocolos sanitários. O hotel tem 142 apartamentos. "No período de 29 a 2 de janeiro, nós tivemos 93% de ocupação, em cima desse percentual permitido. As pesquisas que estão sendo feitas não trabalham somente com o ramo da hotelaria, mas com o setor no geral. No entanto, sabemos que nesse eixo que vai da Ponta d'Areia até o Olho d'Água, os empreendimentos tiveram uma ocupação considerável, principalmente neste período das férias e aos fins de semana", disse Armando Ferreira.

Fiscalização
Quem trabalha no setor conta que as equipes da Vigilância Sanitária não têm realizado inspeções como nos períodos de alta de transmissão da Covid-19. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, desde o início da pandemia, a Vigilância Sanitária tem fiscalizado os estabelecimentos do segmento hoteleiro, verificando desde a estrutura física, passando pela limpeza de itens de cama e mesa, à aplicação entre funcionários e hóspedes das medidas contra a Covid-19.

A Semus ressaltou que, por orientação da nova gestão municipal, dentre as medidas adotadas para os primeiros 100 dias de governo, a Vigilância Sanitária intensificará a fiscalização nos hotéis e outros estabelecimentos do gênero e, em breve, divulgará balanço sobre o assunto. Preliminarmente, esclareceu que a maioria dos hotéis da capital cumpriu com os requisitos estabelecidos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Governo do Estado estabeleceu protocolos sanitários específicos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no estado.

A SES reiterou que as Secretarias Municipais de Saúde são responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos e pontos de aglomeração em suas cidades. No entanto, a Vigilância Sanitária Estadual teve um foco especial sobre o segmento hoteleiro durante neste fim de ano, em parceria com a Vigilância Municipal. No total, 36 hotéis foram fiscalizados e todos apresentaram o devido cumprimento ao protocolo.

Estudo
O estudo da Hoteis.com intitulado “The 2021 Upgrade” aposta na espontaneidade como grande aposta para a retomada das viagens em 2021. Com os cancelamentos, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, os viajantes devem apostar em roteiros com menores planejamentos. A pesquisa global revela que 87% das pessoas pretendem ser mais impulsivas do que nunca após as viagens canceladas. No Brasil, especificamente, essa porcentagem sobe para quase 92%.

O estudo mostra que, em escala global, 31% dos entrevistados estão apelidando 2020 de “o ano perdido” para viagens, levando mais de um terço (32%) a declarar que largaria tudo para viajar em 2021. Os dados de reservas da Hoteis.com confirmam essa tendência, com quase metade das reservas em junho de 2020 sendo feitas apenas três dias antes do dia da hospedagem.

Entre os brasileiros, o comportamento espontâneo das pessoas ficou claro após 36% dos entrevistados revelarem que diria “sim” para mais viagens de última hora. Além disso, metade deles diz que investiria sem problemas em uma viagem de longa distância por apenas alguns dias, enquanto quase 30% afirmam que não fariam plano nenhum para a viagem apenas para que a experiência possa ser a mais espontânea possível quando chegarem no destino.

SAIBA MAIS

Orla

Na orla de São Luís, a taxa de ocupação superou os 80%, apontando a preferência do turista pela área litorânea. O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, com 640 km de extensão, o que compreende a capital. Por ser uma ilha, a população e os visitantes aproveitam as praias devido à estrutura de bares, restaurantes, hotéis e prática de esportes, a exemplo do kitesurf.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.