Turismo

Vacinação em massa contribui para melhora do setor hoteleiro

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão, plano de imunização adotado em São Luís tende a alavancar taxas de ocupação em hotéis, prejudicados há dois anos com pandemia

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Ocupação hoteis)

São Luís - A rede hoteleira local começa a observar um crescimento de 10% na taxa de ocupação em relação ao mesmo período do ano passado. É que, apesar da suspensão da programação junina oficial no Maranhão, o fato de São Luís ser a capital com o processo de vacinação mais adiantado do Brasil contribui para esse quadro.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH), Armando Ferreira, pessoas de outros estados têm vindo para a capital maranhense no intuito de conseguir a imunização de forma mais rápida. “Afinal de contas, a informação corre o Brasil e essa mídia começa a nos dar os primeiros sinais de melhora no setor”, afirma Armando Ferreira.

Fim de semana
O presidente informou que as taxas de ocupação nos hotéis da Ilha de São Luís experimentam crescimento principalmente aos fins de semana, por causa da maior mobilização em torno da vacinação, atraindo, também, maranhenses que residem em outros estados. Ele disse que o setor continua em ritmo de soerguimento, retomando, inclusive, em alguns hotéis, contratos temporários de funcionários, os quais haviam sido suspensos devido à pandemia.

“É uma união de forças. Nós temos, inclusive, um Conselho Municipal de Turismo muito atuante e que já está discutindo eventos a serem realizados ou no segundo semestre ou em 2022. Entre esses eventos, está um voltado ao público LGBT”, informou.

O setor hoteleiro também tem se esforça para reverter o quadro com estratégias para atrair a clientela e até reformas. Segundo a diretora geral de um hotel na orla, Jacira Haickel, os itens de segurança contra a Covid-19 têm sido enfatizados constantemente, o que estimula os hóspedes. Ela informou que o hotel experimenta crescimento na taxa de ocupação em 10% ao mês, um cenário estável desde o mês de abril.

“O plano de vacinação em massa de São Luís tem nos ajudado muito e estamos muito otimistas, inclusive buscando alternativas para atrair os hóspedes neste mês de junho. O Blue, por exemplo, está trazendo de volta essa festa com uma homenagem à gastronomia junina maranhense, com itens na nossa estação junina oferecida no café da manhã, durante todo este mês. Além disso, na nossa tradicional feijoada dos sábados também temos uma estação junina, com torta de camarão, arroz de cuxá, arroz de Maria Isabel e outras receitas típicas deliciosas”, disse Jacira Haickel, informando que o período de estiagem também está favorecendo a realização de eventos ao ar livre, nos jardins do hotel e na área da piscina, com celebrações para número limitados de pessoas.

Férias
De acordo com o gerente geral de outro hotel, Álvaro Caniça, por outro lado, quando se fala em férias, o cenário não é dos mais agradáveis para o setor hoteleiro. “Além de estarmos numa pandemia, uma grande parte da população já tirou férias devido aos problemas nas empresas onde trabalham ou trabalhavam. O número de pessoas ainda em férias por tirar este ano deve ser muito baixo e isso se reflete na ocupação hoteleira”, disse.

Álvaro Caniça disse que o empreendimento, apesar de tudo, está trabalhando com uma média de 40% de ocupação. “E pouco pode ser feito para alterar esse quadro, pois vivemos e dependemos muito de São Paulo e de outros locais. Enquanto por lá tudo não começar a funcionar a 100%, as coisas por aqui não vão ser fáceis. É preocupante, mas precisamos acreditar que esta má fase diz respeito somente a este mês e ao próximo”, analisou.

Conforme o gerente geral, as taxas de ocupação estavam subindo, independentemente da questão da vacinação, e havia sido programada a contratação de funcionários. “Mas continuamos cautelosos ainda, sem demissões, e queremos acreditar que, neste momento e nos próximos três meses, não teremos contratações”, lamentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.