Turismo

Setor hoteleiro tem melhor mês do ano após crise da pandemia

Mês de julho trouxe fôlego para donos de hotéis e pousadas de São Luís; outros setores do turismo também conseguiram recuperar as forças nas férias

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
As medidas de segurança sanitária se mantêm em uso e reforçadas em placas e solicitações em hotéis
As medidas de segurança sanitária se mantêm em uso e reforçadas em placas e solicitações em hotéis (hotel)

São Luís – Entre os setores da economia mais afetados pela pandemia de Covid-19, o turismo, se não o mais prejudicado, é um dos que mais sofreram com a crise econômica, e depois de mais de 1 ano e meio de pandemia, parece voltar aos trilhos da normalidade. Um exemplo disso são os hotéis e pousadas, que com o avanço da vacinação em São Luís, voltam a receber turistas e viajantes a trabalho

Como havia previsto a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mesmo que o ano de 2021 tenha começado com medidas restritivas mais fortes em face da segunda onda da Covid-19, o avanço da vacinação possibilitaria um fôlego para o turismo, principalmente, a partir do segundo semestre do ano. Essa tendência tem sido notada com forte apelo pelos hotéis e pousadas da Ilha.

Ainda de acordo com o CNC, as perdas mensais no turismo acumularam R$ 312,6 bilhões desde março de 2020, até o último período de atualização dos dados em abril de 2021, e resultaram em 35,5 mil estabelecimentos turísticos fechados ao longo do ano passado.

Pousadas
Na Pousada das Águias, que fica localizada no centro da cidade, a diferença foi notada logo que a equipe de reportagem chegou na recepção, o proprietário Robermar Gaspar contava uma pilha de cadastros de hóspedes na pousada. “Este ano, graças a Deus, o nosso movimento do mês você pode observar [se referindo as muitas fichas que contava]. Cada ficha dessa corresponde a uma hospedagem. Eu acredito que em relação ao mesmo período do ano passado, aumentou de 85 a 90%”, destacou.

Além disso, ele tem visto o padrão de clientes mudar, o local que costuma receber pessoas que viajam a trabalho, agora também está recebendo um número maior de turistas. “Estão elogiando muito a cidade, surpresos com as praças, então hoje comentam muito sobre as melhorias na cidade, não é como a gente quer, mas é uma melhora”, frisou.

Outro estabelecimento localizado no Centro passou por muitas dificuldades em 2020 e agora conseguiu se reerguer com o grande fluxo de pessoas em julho, é o caso da Pousada dos Sonhos. O proprietário Ricardo Aleixo contou que o local permaneceu fechado de março a agosto de 2021, e de três funcionários, dois foram demitidos. “Em setembro a gente chegou a fazer 10% do que o hotel fazia, foi uma escalada devagar, um período difícil”, desabafou.

Ele apontou que a melhora começou em maio, após uma nova queda em fevereiro, março e abril. Ele afirma que ainda está longe de chegar ao estado de normalidade, mas que em relação aos meses anteriores, julho foi excelente para o seu negócio.

Hotéis
Para o Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, julho foi o melhor mês desde o início da pandemia em 2020. De acordo com a gerente operacional Dayane Santana, a ocupação do mês fechou em 70,26%, além de uma boa diária média para o período. Em comparação com o mesmo período do ano passado, em que o hotel fez 26,30% de ocupação, a diferença é grande.

“E ainda assim trabalhamos obedecendo os protocolos de segurança, a gente percebeu também que as pessoas estão viajando, mas estão preocupadas com a questão dos protocolos, com o intuito de que precisam continuar vivendo, mas com segurança”, ressaltou. Dayane acredita que a tendência seja aumentar a cada mês a taxa de ocupação, e que já vê isso pois muitas reservas estão sendo feitas para o mês de agosto.

Álvaro Soares, gerente-geral do Hotel e SPA Brisamar, localizado na Ponta d’Areia, observa do mesmo modo que os outros, um crescimento notável no mês de julho. “A verdade é que se trabalhou muito bem, muito melhor que o ano passado, sem comparação nenhuma. Ano passado era o cliente daqui de São Luís, hoje é o de fora”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.