Justiça

MP-MA recorre da decisão que soltou Eduardo Noronha, suspeito de sequestrar adolescente no RJ

Eduardo foi solto na sexta-feira (17) está sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica

Imirante, com informações do g1

Atualizada em 21/03/2023 às 11h09
Eduardo está sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.
Eduardo está sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) recorreu da decisão que concedeu liberdade provisória a Eduardo da Silva Noronha, de 25 anos, investigado por sequestrar, manter em cárcere privado e de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos. O suspeito trouxe a vítima da zona oeste do Rio de Janeiro ao bairro Divineia, em São Luís. 

A decisão sobre a soltura de Eduardo é da juíza Maria da Conceição Privado Rego, proferida na última quinta-feira (16). Eduardo está sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, não pode sair de casa, nem ter contato com a garota ou parentes dela.

Leia mais:

Homem afirma ter contratado motorista de aplicativo “por fora” para trazer menina de 12 anos do RJ ao MA

Adolescente mantida em cárcere privado em São Luís embarca de volta ao Rio

Homem que trouxe menina do RJ ao MA teria falsificado documento de identidade para afirmar que ela era sua irmã

Adolescente sequestrada no RJ e trazida ao MA conseguiu pedir ajuda usando wi-fi de loja de roupas em São Luís

"O Ministério Público do Maranhão informa que processo corre em segredo de justiça e, por isso, não pode fornecer a ata da audiência. Na audiência de custódia o Ministério Público pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva como garantia da ordem pública e já recorreu da decisão por meio de um Recurso em Sentido Estrito", informou ao g1 na sexta-feira (17).

Prisão

Eduardo Noronha, de 25 anos, trabalhava em um açougue, e havia sido preso na noite de terça-feira (12), depois que a vítima conseguiu pedir socorro, ao utilizar o wi-fi de uma loja. Segundo informações policiais, o jovem levou a menina para comprar roupas em uma loja, momento em que ela conseguiu acessar uma conta no Instagram e pedir por ajuda para sua irmã.

Foram três dias de buscas na capital maranhense até a localização da jovem e a prisão de Eduardo. Peritos não encontraram sinais de conjunção carnal. A defesa de Eduardo ainda deve ser intimada.

O caso é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Na companhia do pai e de um agente da polícia, a adolescente embarcou em um avião na companhia do pai de volta ao Rio de Janeiro na tarde dessa quinta.

A Polícia Civil procura o motorista que teria trazido os dois da zona oeste do Rio de Janeiro ao bairro Divineia, em São Luís. 

Eduardo revelou em entrevista exclusiva ao g1 MA, na sexta-feira, que fez a viagem entre os dois Estados sem usar um aplicativo de corrida, e sim contratando o motorista de aplicativo “por fora”. 

De acordo com o suspeito, o motorista que conduziu o veículo do Rio de Janeiro até o Maranhão foi encontrado por meio de buscas na internet e já era acostumado a realizar viagens interestaduais. O acordo para a viagem foi feito assim que Eduardo chegou até o Rio de Janeiro.

Durante a conversa com o motorista, Eduardo solicitou um orçamento para a corrida de carro do Rio à São Luís. De acordo com o suspeito, o motorista cobrou R$ 4 mil pela viagem. Já no percurso, o motorista utilizou o GPS como guia e, em momento algum, questionou sobre a relação entre o suspeito e a menina.

A adolescente voltou para casa, no Rio de Janeiro, em um voo na quinta-feira (16).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.