Tragédia em shopping

SSP se reúne com familiares de Yasmin Gomes sobre processo de identificação de corpo

Família de Yasmin aguarda resultado de exame para confirmar se ela é a segunda vítima do incêndio no Rio Anil Shopping.

Imirante.com

Família de Yasmin recebeu informações e orientações quanto ao procedimento de identificação.
Família de Yasmin recebeu informações e orientações quanto ao procedimento de identificação. (Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o secretário da pasta, coronel Silvio Leite, teve uma reunião na manhã desta quinta-feira (9) com peritos criminais e familiares de Yasmin Gomes Campos, que aguardam o resultado de um exame cadavérico para confirmar se ela é a segunda vítima fatal do incêndio ocorrido nas salas do cinema Cinesystem, do Rio Anil Shopping, na tarde da última terça-feira (7). Durante o encontro, a família de Yasmin recebeu informações e orientações quanto ao procedimento de identificação.

Saiba mais:

Shopping propõe custear exame de DNA para identificar corpo de vítima de incêndio

MP abre inquérito para investigar as causas de incêndio em shopping

Shopping disponibiliza telefone exclusivo para atendimento às vítimas e suas famílias

Corpo de Bombeiros encontra manta térmica e luvas durante perícia no shopping, em São Luís

Quinze pessoas feridas em incêndio em salas de cinema de shopping recebem alta médica

Defensoria Pública atuará na defesa das pessoas afetadas pelo incêndio em shopping de São Luís

Procon-MA vai notificar Rio Anil Shopping por incêndio que matou duas pessoas em São Luís

Bombeiros afirmam que manutenção era feita no teto do shopping durante sessões de cinema

Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

De acordo com a SSP, foi necessário recorrer à genética forense para a identificação do segundo corpo encontrado nos escombros das salas de cinema, por causa do avançado estado de carbonização. O material para exame de DNA já foi colhido e está sendo comparado geneticamente com material coletado de familiares de Yasmin Gomes. A Perícia Geral, por sua vez, continua realizando exames no Instituto Médico Legal (IML) e no Instituto de Genética Forense do Maranhão.

Duas pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas no incêndio do Rio Anil Shopping. A primeira vítima a ser encontrada nos escombros das salas de cinema, por volta das 22h30 de terça-feira (7), foi Evellyn Gomes Gusmão Silva, de 16 anos. Apesar do corpo da jovem ter queimaduras de segundo grau, o laudo do IML apontou que a causa da morte foi asfixia por gás carbônico, substância presente na fumaça causada pelo incêndio. Evellyn foi velada e enterrada na quarta-feira (8), em São Luís. O segundo corpo, ainda sem identificação, foi encontrado na madrugada de quarta, por volta das 1h30.

Reunião

Nesta quinta-feira (9) o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, recebeu, em uma reunião os advogados do Shopping Rio Anil e os deputados Neto Evangelista e Rodrigo Lago para discutir a situação do shopping e das vítimas do incêndio ocorrido no Rio Anil Shopping. Também participaram os promotores de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior (1ª Promotoria de Justiça Especializada da Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís) e José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais) e a procuradora de justiça Maria Luiza Ribeiro Martins.

Os advogados Antenor Madruga e Felipe Alves informaram que o Rio Anil Shopping se propôs a custear o exame de DNA do corpo que ainda não foi identificado, inclusive fora do estado, caso seja necessário, para garantir maior agilidade no processo. A empres também garantiu que não medirá esforços para atender às necessidades das vítimas, custeando quaisquer tratamentos médicos e psicológicos que sejam necessários. Neste momento, ainda há quatro pessoas internadas em decorrência de ferimentos causados pelo incêndio.

Os representantes do shopping também comunicaram que irão cooperar com todas as investigações, seja para apuração das causas do incêndio, seja para a verificação de responsabilidades.

Durante o encontro no MPMA, o procurador-geral de justiça reforçou a necessidade de que se dê total prioridade à assistência às vítimas e suas famílias. “Acima de qualquer coisa, estamos falando sobre vidas. Essas pessoas e essas famílias precisam ser amparadas em todas as suas necessidades”, afirmou Eduardo Nicolau.

Inquérito

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) para apurar as circunstâncias do incêndio ocorrido no Rio Anil Shopping.

Com o documento, o Ministério Público passa a analisar se o shopping cumpriu todas as normas de segurança exigidas por lei e se houve falha na prestação de serviços aos consumidores. Vítimas do incêndio alegam que os recursos de segurança à disposição, no momento do acidente, apresentaram falhas.

O incêndio

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping, em um projetor de uma das salas de cinema. Em poucos minutos as chamas se espalharam e uma fumaça preta tomou conta do local.

Assim que o incêndio começou e as sirenes de emergência começaram a tocar, as pessoas que estavam no shopping entraram em pânico na tentativa de sair do local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.