Em São Luís

MP abre inquérito para investigar as causas de incêndio em shopping

Com o documento, o Ministério Público passa a analisar se o shopping cumpriu todas as normas de segurança exigidas por lei e se houve falha na prestação de serviços aos consumidores.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 09/03/2023 às 18h22
Vítimas do incêndio alegam que os recursos de segurança à disposição, no momento do acidente, apresentaram falhas.
Vítimas do incêndio alegam que os recursos de segurança à disposição, no momento do acidente, apresentaram falhas. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) para apurar as circunstâncias do incêndio ocorrido no Shopping Rio Anil, em São Luís, na última terça-feira (7).

Com o documento, o Ministério Público passa a analisar se o shopping cumpriu todas as normas de segurança exigidas por lei e se houve falha na prestação de serviços aos consumidores. Vítimas do incêndio alegam que os recursos de segurança à disposição, no momento do acidente, apresentaram falhas.

Leia mais:

Shopping disponibiliza telefone exclusivo para atendimento às vítimas e suas famílias

Corpo de Bombeiros encontra manta térmica e luvas durante perícia no shopping, em São Luís

Quinze pessoas feridas em incêndio em salas de cinema de shopping recebem alta médica

Defensoria Pública atuará na defesa das pessoas afetadas pelo incêndio em shopping de São Luís

Procon-MA vai notificar Rio Anil Shopping por incêndio que matou duas pessoas em São Luís

Bombeiros afirmam que manutenção era feita no teto do shopping durante sessões de cinema

Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

Uma vistoria nas dependências do shopping, realizada pela Promotoria de Justiça do Consumidor e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), acompanhou os trabalhos realizados para a elucidação do do incêndio ocorrido no Shopping Rio Anil.

Segundo a promotora do consumidor, Lítia Cavalcante, o incêndio havido no shopping pode ser qualificado como acidente de consumo (quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso).

“O Corpo de Bombeiros vai dizer para nós o que é que houve. Nós já temos um inquérito civil instaurado. A respeito do acidente de consumo, a responsabilidade é do shopping [Rio Anil] e do cinema [Cinesystem]. A responsabilidade civil é deles. Houve um acidente de consumo, com o consumidor dentro [do estabelecimento]”, disse.

Lítia Cavalcante também relembrou um episódio de desabamento na laje do mesmo shopping, em 2013. Uma ação civil pública foi aberta, na ocasião.

“É bom lembrar, também, que esse mesmo shopping teve o desabamento, há 10 anos. O Corpo de Bombeiros, conosco, veio para cá e foi constatado que, mesmo com o forro desabando, na época, ainda assim o shopping se manteve aberto, expondo, inclusive, o próprio consumidor. Nós interditamos [o shopping] de imediato, porque iria prejudicar todo o forro do shopping, mas ele estava funcionando normalmente. O Corpo de Bombeiros, na época, interditou e nós entramos com uma ação civil pública”, concluiu.

Possibilidade de negligência

A Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Maranhão também realizou a abertura de um inquérito para averiguar as circunstâncias envolvendo o incêndio. O promotor do meio ambiente, Fernando Barreto, afirma que houve problemas na fiscalização da área.

“A instauração decorre não só de ter ocorrido o incêndio, como do fato de existir uma sentença que, desde 2020, determina ao município de São Luís que fiscalize todos os locais sujeitos a aglomerações que apresentem riscos de incêndios, inundações ou outros acidentes”, pontuou.

A principal linha de investigação, entre as instituições que acompanham o incidente, avalia que um trabalho de manutenção, para a instalação de uma manta asfáltica, possa ter ocasionado o fogo, no local. A obra era realizada no momento da exibição dos filmes.

Durante a inspeção das salas de cinema, o Corpo de Bombeiros encontrou, entre os escombros, rolos de manta asfáltica e equipamentos profissionais. Apesar dos indícios, o laudo pericial referente ao caso só será disponibilizado em 30 dias.

O incêndio

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping, em um projetor de uma das salas de cinema. Em poucos minutos as chamas se espalharam e uma fumaça preta tomou conta do local.

Assim que o incêndio começou e as sirenes de emergência começaram a tocar, as pessoas que estavam no shopping entraram em pânico na tentativa de sair do local.

Em nota, o Rio Anil Shopping comunicou que está prestando todo o auxílio às vítimas do incêndio e disse que trabalha para apurar as causas do incidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.