Defesa do Consumidor

Procon-MA vai notificar Rio Anil Shopping por incêndio que matou duas pessoas em São Luís

Incêndio aconteceu na tarde dessa terça-feira (7); ao menos, 13 pessoas ficaram feridas.

Imirante.com

Atualizada em 13/06/2023 às 18h28
Ao menos, 13 pessoas ficaram feridas.
Ao menos, 13 pessoas ficaram feridas. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

SÃO LUÍS - A presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), Karen Barros, informou que o órgão vai notificar a administradora do Rio Anil Shopping, pelo incêndio que deixou duas pessoas mortas e 13 feridas, na tarde dessa terça-feira (7), em São Luís.

LEIA TAMBÉM: Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

Segundo a presidente do Procon-MA, o shopping será notificado com base no art. 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que diz que “O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”, diz a lei.

“Com base o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, iremos notificar a administradora do Rio Anil Shopping, por conta do incêndio ocorrido nesta tarde. Me solidarizo, ainda, com todos os consumidores. Essa dor não ficará impune!”, afirmou Karen Barros em publicação nas redes sociais.

O incêndio

O incêndio teve início em uma das salas de cinema do shopping e em poucos minutos o fogo de espalhou para outras duas salas. Duas pessoas morreram, elas foram identificadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, como Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, e Yasmin Gomes Campos, de 21.

Após o incêndio, 13 pessoas deram entrada em hospitais da capital maranhense com ferimentos, queimaduras e intoxicação por fumaça. Algumas das vítimas tiveram queimaduras de 2º e 3º grau.

Shopping interditado

Após o incêndio e a evacuação total, o Corpo de Bombeiros interditou o shopping por tempo indeterminado. Equipes da corporação permanecem no local.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, na manhã de hoje, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto destacou que houve falha na prevenção e que as causas do incêndio estão sendo apuradas.

Segundo ele contou, as chamas começaram no teto. No momento do incidente, várias pessoas assistiam a filmes em três salas do cinema.

“A gente vai apurar as causas, claro, mas esse incêndio começou no teto por algum motivo. Nós vamos ver quais foram as causas, se foi humana, se foi acidente. O certo é que nós tínhamos três salas de cinema que estavam funcionando o filme no momento da ocorrência. Como ela é toda isolada acusticamente, você que tá dentro dela não percebe nada de barulho que está no seu entorno, no exterior”, disse o coronel Célio Roberto.

Obras no teto

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, obras de manutenção eram feitas no teto do shopping no momento do incêndio.

“O que o Corpo de Bombeiros já constatou inclusive até com pessoas do próprio shopping, aqui da direção, é que tava havendo uma manutenção na área de cobertura, sobre as salas de cinema”, afirmou o comandante.

Este é um ponto de partida para a perícia do Corpo de Bombeiros e para a perícia criminal. Os trabalhos dos peritos para apuração da causa desta tragédia, que resultou em duas mortes, já começaram.

O que diz o shopping?

Em nota, o Rio Anil Shopping informou que está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que morrem durante o incêndio e prestando toda a assistência necessária às demais vítimas para que sejam transferidas para redes particulares tão logo tenham condições médicas.

O shopping também informou que o shopping vem colaborando com os órgãos competentes fornecendo todas as informações solicitadas de forma transparente com o propósito de termos as causas do incêndio devidamente esclarecidas. Leia abaixo a íntegra da nota:

"Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e prestando toda a assistência necessária às demais vítimas para que sejam transferidas para redes particulares tão logo tenham condições médicas.

Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vítimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes fornecendo todas as informações solicitadas de forma transparente com o propósito de termos as causas do incêndio devidamente esclarecidas."

O que diz a rede de cinemas?

Também por meio de nota, a rede Cinesystem Cinemas lamentou o ocorrido e informou que não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. 

A rede de cinemas também lamentou as duas mortes do incêndio e afirmou que contribuirá para tentar amenizar o sofrimento dos familiares. Leia abaixo a íntegra da nota:

"A Rede Cinesystem Cinemas lamenta, profundamente, o ocorrido na tarde de ontem, 07, no seu multiplex do Rio Anil Shopping, em São Luís (MA).

Informamos que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio que atingiram nossas instalações foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.

Registramos que não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde.

Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido.

A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.