Retrospectiva 2021

Realização de um sonho e a fadinha fazendo história; como foi o mês de outubro

O aniversário de 102 anos do senhor Francisco Braz foi mais que especial; Rayssa Leal conquistou o título da segunda etapa do SLS.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h51
Família e equipe de profissionais acompanharam seu Francisco no passeio. Foto: Divulgação.
Família e equipe de profissionais acompanharam seu Francisco no passeio. Foto: Divulgação.

MARANHÃO - Uma das notícias mais emocionantes no mês outubro foi a história do idoso Francisco Braz Rodrigues. O aniversário de 102 anos do senhor Francisco foi mais que especial. Paciente do Hospital Geral da Vila Luizão, ele ganhou de presente a realização de um sonho: conhecer o mar. Acompanhado da filha e de uma equipe multidisciplinar da unidade de saúde, ele não conteve a emoção durante o passeio.

Francisco é natural da cidade de Pinheiro e, há três meses, mudou-se para São Luís para morar com a filha. Pouco tempo depois, Francisco sentiu um mal-estar e precisou ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar. Lá constatou-se a necessidade de internação e por isso foi transferido para o Hospital Geral da Vila Luizão, onde recebeu o diagnóstico de Infecção de Trato Urinário (ITU).

Quando a equipe do hospital soube que a data do aniversário do paciente se aproximava e que ele tinha o sonho de conhecer o mar, uma verdadeira força-tarefa começou a ser mobilizada para que o plano pudesse ser concretizado.

Relembre aqui

Após sessenta e dois anos cobrindo o dia a dia do Maranhão, o maior jornal do Estado deixou de circular, deixando um grande legado na comunicação maranhense.

Fundado em 1973, período em que José Sarney, então ex-governador do Maranhão, e o amigo, Bandeira Tribuzi, compraram o jornal O Dia e deram um passo importante na construção do jornalismo maranhense, O Estado se consolidou como o principal jornal do Maranhão.

“O Estado do Maranhão foi um sonho que eu e Tribuzi tivemos, porque nós achávamos que a imprensa do Maranhão precisava se modernizar. Queríamos fazer um jornal moderno, e realmente fizemos um jornal moderno. Foi o primeiro jornal colorido do Estado, foi o primeiro jornal de composição A3 e mudou a linguagem. Nós deixamos de fazer aquele jornal de politicagem local, para fazer um jornal com os problemas do Estado”, conta José Sarney, fundador do jornal O Estado.

Relembre aqui

Jornal O Estado é o periódico de maior circulação no Maranhão. (Foto: De Jesus / O ESTADO)
Jornal O Estado é o periódico de maior circulação no Maranhão. (Foto: De Jesus / O ESTADO)

Uma forte ventania com uma espécie de "nevoeiro" de poeira foi registrada no município de Grajaú, região central do Maranhão, no fim da manhã do dia 1º. De acordo com a Defesa Civil do município, a nuvem de poeira atingiu principalmente o bairro Expoagro, mas pôde ser vista por moradores de vários bairros da cidade, em um fenômeno que deixou várias pessoas perplexas.

A nuvem de poeira, nunca vista antes pelo céu da cidade, fez muita gente registrar as imagens com a câmera do celular. A tempestade de areia parou a cidade por alguns minutos, sem feridos ou danos maiores.

Relembre aqui

O Maranhão registrou 142 órfãos de Covid-19 com até seis anos de idade entre 2020 e 2021. Cerca de 142 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãos de um dos pais vítimas da Covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano no Maranhão. Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 216 Cartórios de Registro Civil do Maranhão desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o estado.

Os números obtidos pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que representa os Cartórios de Registro Civil do Brasil e administra o Portal da Transparência (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), mostram que dois pais faleceram antes do nascimento de seus filhos.

Relembre aqui

Já no Brasil, no mesmo período, ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da Covid-19. (Foto: Divulgação)
Já no Brasil, no mesmo período, ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da Covid-19. (Foto: Divulgação)

Outubro chegava ao fim e a capital maranhense ainda amargava com a greve dos rodoviários. São Luís chegava a mais um domingo sem transporte público nas ruas. Sem previsão para o fim da greve dos rodoviários, os moradores da cidade continuavam buscando alternativas de transporte ao longo dos 11 dias de paralisação.

A categoria pedia reajuste de 13% nos salários, jornada de trabalho de seis horas, tíquete de alimentação no valor de R$ 800, manutenção do plano de saúde e a inclusão de um dependente e a concessão do auxílio-creche, para trabalhadores com filhos pequenos.

Relembre aqui

Na Mira

E para quem pensa que idade é sinônimo de sedentarismo, a dona Cecé mostra que pode ser muito diferente. Longevidade e vitalidade são alguns dos principais adjetivos que podem definir a vida de dona Celutina José Gedeon Lisbôa Soares, de 95 anos de idade. Chegar tão longe e tão bem é o desejo de muita gente, e dona 'Cecé', como é carinhosamente conhecida, é fonte de inspiração para quem convive diariamente com ela.

Na academia, dona Cecé diz que é considerada um 'ícone'. Lá, ela faz uma série de exercícios físicos, todos acompanhados por profissionais de educação física que dão o suporte necessário a ela, e também se inspiram na alegria e vitalidade da idosa de 95 anos.

Relembre aqui

Dona Cecé, maranhense de 95 anos é sinônimo de vitalidade. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Dona Cecé, maranhense de 95 anos é sinônimo de vitalidade. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

No dia 25 de outubro foi sancionada, pelo governador Flávio Dino (PSB), a Lei 11.562/2021, que declara patrimônio imaterial do Estado a toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”, de Humberto de Maracanã, canção símbolo do São João maranhense.

Relembre aqui

Já no dia 28, foi lançado o primeiro single da banda Inxama. O grupo é conhecido como a primeira boyband do Maranhão. Intitulada "Em Chama", a faixa mistura elementos de forró, eletrobrega, pop e já está disponível em todas as plataformas de streaming de música.

Essa é a primeira música de trabalho do grupo formado por Victor Rivera, Pedro Sarfatti e Marley Moraes.

Relembre aqui

Esporte

A skatista maranhense Rayssa Leal fez história mais uma vez e conquistou, na tarde do dia 30, o título da segunda etapa do Circuito Mundial de Skate Street (SLS). Em decisão realizada na cidade de Lake Havasu, Rayssa mostrou consistência do começo ao fim, conseguiu uma virada sobre a japonesa campeã olímpica Momiji Nishiya e se tornou a primeira mulher a vencer duas etapas da SLS na mesma temporada, já que também faturou o primeiro lugar na competição realizada em Salt Lake City, em agosto.

Relembre aqui

Skatista maranhense Rayssa Leal. (Foto: Divulgação)
Skatista maranhense Rayssa Leal. (Foto: Divulgação)

O Sampaio Corrêa, após anunciar a demissão do então técnico Felipe Surian, agiu rápido e anunciou o seu novo comandante. Trata-se de um "velho conhecido" da torcida. O técnico do acesso em 2019, João Brigatti, está de volta e será o responsável pela equipe em campo até o restante da temporada.

Relembre aqui

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.