Retrospectiva 2021

Dose de esperança: início da vacinação contra Covid-19 no Maranhão; como foi o mês de janeiro

O primeiro mês do ano também foi marcado pela transferência de pacientes de Manaus para São Luís e cancelamento do Carnaval 2021.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h14

MARANHÃO – Janeiro foi um mês marcado, principalmente, pela esperança de um ano com menos sofrimento por conta da pandemia da Covid-19, tendo em vista a chegada da vacina. Foi este o evento mais desejado e comemorado em 2021, sem dúvida.

O Maranhão iniciou, na noite do dia 18 de janeiro de 2021, a vacinação contra o coronavírus, em cerimônia realizada no estacionamento interno do Palácio dos Leões. As cinco primeiras doses da imunização foram aplicadas em profissionais da saúde da rede estadual e indígenas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina CoronaVac, e o Ministério da Saúde enviar pouco mais de 164 mil doses para o Estado. A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Maranhão foi Egle Maia Sousa, de 46 anos.

Egle Maia Sousa foi a primeira vacinada contra o coronavírus no Maranhão. Foto: Reprodução.
Egle Maia Sousa foi a primeira vacinada contra o coronavírus no Maranhão. Foto: Reprodução.

Na manhã seguinte, o município de São Luís também deu partida à vacinação contra o coronavírus. A primeira vacinada no pátio externo do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) foi a técnica de enfermagem, moradora do bairro Outeiro da Cruz, Domingas Ramos Alves, de 49 anos.

Relembre aqui

Poucos dias antes, os primeiros doze pacientes com Covid-19, vindos de Manaus (AM), chegaram a São Luís. A capital do Amazonas vivia um colapso na saúde devido as altas taxas de ocupação nos hospitais e a falta de oxigênio para o tratamento de pessoas com o novo coronavírus.

Os pacientes desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, e logo foram encaminhados para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) – gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Relembre aqui

Também em janeiro a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) afastou um policial que apareceu em um vídeo atingindo um jovem com um golpe conhecido como “voadora”, durante festa de réveillon no município de Colinas. Também foi aberta sindicância para apurar a conduta de outros PMs envolvidos na confusão na praça da cidade. Imagens mostram a confusão no local. Policiais aparecem agredindo jovens no local como chutes e empurrões.

Relembre aqui

No dia 13 de janeiro, um homicídio foi registrado na porta de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal situada em um shopping, no bairro da Cohab, em São Luís.

A vítima e o autor estavam na fila para entrar na agência, quando, em dado momento, tiveram um desentendimento, e o suspeito disparou um tiro de arma de fogo contra a cabeça da vítima que morreu no local.

Relembre aqui

2021 sem Carnaval! O governo do Estado decidiu suspender qualquer evento que crie aglomerações, dando como exemplo o Carnaval. O objetivo foi desestimular qualquer tipo de aglomeração no Estado. Ainda segundo o comunicado, não havia previsão de nova data para celebração do Carnaval 2021. A decisão foi necessária porque ainda não havia vacinação em massa contra o coronavírus.

Relembre aqui

Além disso, eventos de pequeno porte – com até 150 pessoas – como batizados, festas de aniversários e casamentos (portaria nº 55), foram proibidos por 14 dias em todo o Maranhão. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em entrevista coletiva.

Também foi suspensa parte das cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual em São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Imperatriz e Balsas, cidades onde foram registradas taxas críticas de internação por Covid-19. Metade das consultas laboratoriais também ficou suspensa neste período.

Relembre aqui

No fim de janeiro, um acidente foi registrado em um parque de diversão deixando uma mulher e uma criança feridas. Elas caíram de uma roda gigante do parque que tinha sido instalado na Vila Embratel, na capital. O acidente aconteceu no período da noite.

Acidente com dois feridos em parque de diversão. Foto: Reprodução/TV Mirante.
Acidente com dois feridos em parque de diversão. Foto: Reprodução/TV Mirante.

Mãe e filha tiveram ferimentos e foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas estavam conscientes no momento do atendimento pelo Samu, porém reclamavam de dores. Segundo testemunhas, elas despencaram de uma altura de aproximadamente quatro metros.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que o parque não possuía alvará para funcionar e que seria multado e interditado.

Relembre aqui

Na Mira

A cerimônia do Grammy 2021 precisou ser adiada por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento seria realizado 31 de janeiro foi transferido para março. Os indicados ao prêmio foram selecionados em novembro de 2020. A 63ª edição do Grammy seria realizada em Los Angeles com apresentação do comediante Trevor Noah.

Relembre aqui

Em janeiro foi revelada a lista de participantes do Big Brother Brasil 21, que estreou no dia 25, na TV Globo. A edição prometeu ser "O Big dos Bigs" e foi, novamente, dividida em duas equipes: Pipoca, para anônimos, e Camarote, para os famosos. O nome dos participantes começou a ser divulgado ao público ao longo da programação da Globo.

Relembre aqui

A participante do Big Brother Brasil 2021 Karol Conká foi acusada de xenofobia após um comentário sobre outra participante do reality show. Ela criticou a maneira de falar da paraibana Juliette e acabou desagradando diversos internautas, principalmente os nordestinos.

Em conversa com Thaís Braz e Sarah Andrade, dentro de um dos quartos da casa, Conká fez o comentário que gerou a polêmica. “Me disseram que lá na terra dessa pessoa é normal falar assim. Eu sou de Curitiba, é uma cidade muito reservadinha… eu tenho muita educação para falar com as pessoas”, disse a cantora.

Após o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais, a assessoria que cuida da conta de Karol Conká no Twitter publicou um comunicado. "Pelo tanto que a conhecemos, ela jamais seria xenofóbica ou deixaria de reconhecer o erro na sua fala, que tanto se preocupa em ser instrumento de emancipação para todes que se veem representados pela sua arte", explicou a assessoria.

Relembre aqui

Talento maranhense! A maranhense Yeda, de 76 anos, participou da primeira audição às cegas do "The Voice +", novo reality show da TV Globo. A cantora escolheu a música "Nem Morta", interpretada originalmente por Alcione, onde três cadeiras viraram para a artista.

Yeda, que estava usando um look confeccionado por ela própria, escolheu o Time Mumuzinho para disputar as próximas fases do reality show. Após sua apresentação, a maranhense ainda recebeu elogios da jurada Claudia Leitte. "Sua história é inspiradora, seu vestido é lindo", comentou.

Relembre aqui

Após a morte da influenciadora Liliane Amorim, a maranhense Thaynara OG revelou no seu Instagram, após um procedimento de Lipo lad. Thaynara OG usou suas redes sociais, nesse domingo, para se solidarizar após a morte da digital influencer Liliane Amorim, devido a complicações de um procedimento estético. Ela revelou que ficou internada na UTI por uma semana em Março do ano passado.

Relembre aqui

Dono do maior salário da televisão brasileira, o apresentador Fausto Silva decidiu não renovar o seu contrato com a Rede Globo. A produção do programa "Domingão do Faustão" foi surpreendida com o anúncio dado no dia 25 de janeiro.

Fausto Silva encerrou contrato com a Globo em 2021. Foto: Reprodução/TV Globo.
Fausto Silva encerrou contrato com a Globo em 2021. Foto: Reprodução/TV Globo.

Faustão, que estava na Globo desde 1989, ainda recusou uma proposta para comandar um programa na faixa das 23 horas. De acordo com o apresentador, a ideia é encerrar um ciclo de sucesso dentro da emissora. "Prefiro cumprir minha história na Globo. Foram 32 anos de uma relação maravilhosa e 100% de liderança. A Globo faturou bastante comigo", comentou Fausto Silva.

Relembre aqui

Esporte

Em uma noite especial para mais de 100 atletas maranhenses, recheada de grandes nomes do esporte, foi realizada no dia 23 de janeiro a 15ª edição do Troféu Mirante Esporte. Com 28 modalidades na disputa, no evento que é considerado o “Oscar do esporte maranhense”, o palco do Teatro Arthur Azevedo virou pódio para os verdadeiros protagonistas da noite. Comandaram a premiação os apresentadores Heloísa Batalha e Edivaldo Bíguar, sob o olhar de patrocinadores, atletas, familiares dos competidores e autoridades, além do corpo de jornalistas do Grupo Mirante.

Relembre aqui

Em abril foi o momento de celebrar os 16 anos do Troféu Mirante Esporte com dupla programação. No dia 3 de abril, no portal Imirante.com, grandes nomes do esporte maranhense apresentaram uma programação especial, o Treino Troféu Mirante. E, na TV Mirante, foi exibido um especial em homenagem aos atletas que fizeram parte desta história.

Relembre aqui

Também em razão da pandemia da Covid-19, o mundo do esporte sofreu diversas adaptações. No início de janeiro, por exemplo, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou que a final da Copa Libertadores, marcada para ocorrer no estádio do Maracanã no dia 30 de janeiro, não teria a presença de público. Segundo a entidade máxima do futebol da América do Sul, a medida foi tomada em decorrência situação da pandemia do novo coronavírus na América do Sul naquele momento.

Relembre aqui

A Bolívia Querida teve que procurar um novo treinador: Léo Condé anunciou sua saída do clube maranhense para assumir o comando do Novorizontino, equipe que disputa o Campeonato Paulista e garantiu recentemente o acesso à Série C.

Comandante do Sampaio Corrêa na Série B de 2015, quando a equipe maranhense conquistou a oitava posição, Léo Condé retornou ao Tubarão em março de 2020, substituindo Junior Amorim. Além de conquistar o Campeonato Maranhense, Condé levou o Sampaio a uma nova campanha histórica na Segundona, saindo da zona de rebaixamento para a briga por uma vaga na Série A.

Relembre aqui

O Palmeiras se tornou o grande campeão da Taça Libertadores 2020. O Verdão venceu o Santos no Maracanã, por 1 a 0, e conquistou o segundo troféu da competição em sua história. O gol do título palestrino saiu já nos acréscimos, aos 53 minutos do segundo tempo, marcado por Breno Lopes.

Com a vitória na decisão no Rio de Janeiro, além da glória eterna, o Verdão foi o representante do futebol sul-americano no Mundial de Clubes da FIFA.

Relembre aqui

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.