País em guerra

Xi Jinping chega à Rússia para encontro com Putin

Presidente chinês desembarcou nesta segunda-feira em Moscou; ele disse que países são "bons vizinhos e parceiros confiáveis".

Ipolítica, com informações de O Globo

Vladmir Putin e Xi Jinping terão encontro nesta segunda-feira
Vladmir Putin e Xi Jinping terão encontro nesta segunda-feira (Getty Images via BBC)

MUNDO - O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou nesta segunda-feira na Rússia, onde afirma assumir uma missão de paz com e trabalhar pelo fortalecimento na relação entre Pequim e Moscou. 

A visita ocorre dias depois de uma ordem de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expedida pelo Tribunal Penal Internacional, por crimes de guerra.

Rússia invadiu a Ucrânia e está em guerra com o país vizinho há 1 ano.  

Ao deixar evidente o apoio das linhas vermelha de Pequim à Rússia, Xi Jinping afirmou que os países são “bons vizinhos e parceiros confiáveis”.

Leia também: Ipec: cresce desejo por terceira via política no país

Xi desembarcou no Aeroporto Vnukovo, na região de Moscou, às 12h59 (6h59, hora de Brasília), segundo a agência estatal de notícias Tass, sendo recebido com fanfarra por uma banda militar e pelo vice-primeiro ministro para Turismo, Esporte, Cultura e Comunicações, Dmitri Chernyshenko. A televisão estatal russa mostrou o avião pousando em tempo real, ressaltando o aprofundamento dos laços.

“Eu estou muito feliz de voltar à terra de nosso vizinho próximo em uma visita de Estado sob convite do presidente Vladimir Vladimirovich Putin”, disse Xi, segundo a imprensa estatal russa. 

“Estou convencido de que esta visita será produtiva e dará um novo impulso ao desenvolvimento sadio e estável das relações sino-russas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.