Guerra na Ucrânia

Girão pede que Senado ouça Zelensky: 'governo ignora a Ucrânia'

Senador entende que o governo Lula ignora a Ucrânia no conflito travado pelo país contra a Rússia; ele quer agenda da Casa com o presidente Zelensky.

Agência Senado

Eduardo Girão
Eduardo Girão (Waldemir Barreto/Agência Senado)

BRASÍLIA - Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (5), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) cobrou do governo brasileiro uma postura mais ativa na busca pela pacificação da guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele destacou que, apoiado por outros nove senadores, apresentou requerimento (REQ 4/2024) na Comissão de Relações Exteriores (CRE) para que Vladimir Zelensky, seja recebido no Senado brasileiro.

“Nós juntos pedimos que o presidente da Ucrânia, Zelensky, seja ouvido pela Comissão de Relações Exteriores sobre a guerra também, para gerar um equilíbrio, já que o governo brasileiro está ignorando a Ucrânia, solenemente ignorando a Ucrânia [...]. Nosso objetivo não é tomar partido de nenhum dos dois lados nesse conflito. O povo russo merece o mesmo respeito que o povo ucraniano. O nosso objetivo é contribuir efetivamente para a busca da paz”, disse.

Leia também: Iracema diz que respeitará decisão do STF no caso TCE/MA

Segundo o senador, é uma forma de compensar a forma como o governo federal tem se posicionado em relação à guerra, que já dura dois anos. Para Girão, o governo brasileiro tem demonstrado apoio à Rússia e às ações lideradas pelo presidente russo Vladimir Putin. O parlamentar destacou que "o Brasil está deixando de lado a tradição histórica de neutralidade diplomática".

“Eu estive com o embaixador da Ucrânia aqui no Brasil, e ele estava tendo dificuldade para encontrar diálogo com o governo brasileiro. E eu vejo a Rússia, por exemplo, tendo uma facilidade. Já foram recebidos emissários pelo menos duas vezes pelo governo Lula. Então, são dois pesos e duas medidas inaceitáveis para a história que o Brasil tem, de neutralidade”, defendeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.