Retorno

Secretária de São Luís volta de missão em Israel após tensão por ataques do Irã

Verônica Pires passou por abrigos e teve retorno organizado pela Embaixada.

Imirante

Durante a estadia, Verônica acompanhou a evolução da crise no Oriente Médio, especialmente após o fechamento do espaço aéreo israelense e os alertas de segurança provocados pelos ataques iranianos.
Durante a estadia, Verônica acompanhou a evolução da crise no Oriente Médio, especialmente após o fechamento do espaço aéreo israelense e os alertas de segurança provocados pelos ataques iranianos. (Foto: divulgação)

BRASIL - A secretária de Projetos Especiais e Inovação de São Luís, Verônica Pires, retornou ao Brasil neste sábado (21), após permanecer 12 dias em Israel, período marcado pela escalada do conflito entre Israel e Irã.

Ela desembarcou em segurança na capital maranhense e compartilhou um vídeo com a TV Mirante relatando os momentos vividos durante a viagem e o alívio pelo retorno. "Chegamos em Guarulhos, gente, graças a Deus chegamos aqui, tá tudo certo. \[...] A gente chega ainda hoje. Beijo pra todo mundo", disse. Já em São Luís, completou: "Quero ir pra casa, quero ver a minha família. Obrigada aí todo mundo que me ajudou".

Durante a estadia, Verônica acompanhou a evolução da crise no Oriente Médio, especialmente após o fechamento do espaço aéreo israelense e os alertas de segurança provocados pelos ataques iranianos.

Relembre o caso

A secretária deixou Israel na quinta-feira (19), junto a outros 28 brasileiros, em uma operação organizada pela Embaixada de Israel no Brasil. O grupo foi transportado até a Jordânia em um ônibus fretado e hospedado no Arena Space Hotel, em Amã.

Verônica embarcou de volta ao Brasil na sexta-feira (20), com chegada prevista para o domingo (22). O trajeto incluiu voos com escala em Doha, no Catar, e São Paulo. Todos os custos com transporte e hospedagem foram arcados pelo governo de Israel, por meio da Agência Israelense de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (MASHAV).

A maranhense participava do programa "Viagem de Estudos a Israel", promovido pela MASHAV com apoio do Instituto Internacional de Liderança – Histadrut. A programação incluiu cursos, visitas técnicas e a participação na Muni Expo Israel 2025. Todos os custos da missão foram cobertos pelo governo israelense.

Durante o agravamento do conflito, Verônica e outros integrantes da delegação buscaram abrigo em áreas protegidas após alertas de ataques. Ela optou por aguardar a ação da embaixada, recusando-se a deixar o país por conta própria devido aos riscos. “Só acho justo sair quando a embaixada me der todas as garantias de um retorno seguro”, afirmou ao g1.

Israel x Irã

A tensão entre Israel e Irã se intensificou a partir de 12 de junho, após novas trocas de ataques diretos entre os países. O confronto ganhou força após o fortalecimento do programa nuclear iraniano, segundo alegações de Israel, que prometeu reagir.

A escalada teve início em abril de 2024, quando Israel bombardeou a embaixada do Irã na Síria. Na sequência, o país executou o líder do Hezbollah, provocando a retaliação iraniana com o lançamento de mais de 200 mísseis contra território israelense, em outubro.

A crise se agravou após o Irã anunciar aumento na produção de urânio enriquecido, em resposta a uma resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que acusou o país de violar obrigações nucleares.

Desde então, ataques entre os dois países vêm sendo registrados. Até o dia 18 de junho, pelo menos 248 pessoas haviam morrido nos confrontos, segundo autoridades locais. A situação mobilizou também a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.