Sem polarização

Ipec: cresce desejo por terceira via política no país

Dados de levantamento publicado neste fim de semana mostram que 57% das pessoas querem uma terceira via.

Ipolítica

Lula e Bolsonaro protagonizaram a disputa política em 2022
Lula e Bolsonaro protagonizaram a disputa política em 2022 (Foto: divulgação)

BRASÍLIA - Pesquisa Ipec divulgada neste fim de semana mostrou que mais da metade da população brasileira deseja uma terceira via política nos próximos anos para evitar polarização que dominou o debate político em 2022 e que resultou na eleição de Lula (PT).

De acordo com o levantamento, 57% das pessoas entrevistadas concordam com a afirmação que de ascensão de uma terceira via política no país. 

Outros 27% discordam totalmente ou em parte da afirmação. 

Há ainda 5% que nem concordam nem discordam; e outros 11% que não souberam ou não responderam.

Leia também: Ipec: Lula tem avaliação melhor que a de Bolsonaro no início do mandato

A próxima eleição presidencial ocorrerá em 2026. O presidente Lula poderá disputar a reeleição. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também já demonstrou desejo de disputar o pleito para continuar a sua “missão”.

A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.