Pesquisa

Café pode favorecer envelhecimento saudável em mulheres, diz estudo

Pesquisa acompanhou 47 mil mulheres por mais de 30 anos e associou o consumo moderado de café à manutenção da saúde física e mental após os 70 anos.

Imirante

A pesquisa analisou dados de cerca de 47 mil participantes do Nurses' Health Study, um dos maiores estudos de saúde feminina dos Estados Unidos, conduzido pela Universidade Harvard.
A pesquisa analisou dados de cerca de 47 mil participantes do Nurses' Health Study, um dos maiores estudos de saúde feminina dos Estados Unidos, conduzido pela Universidade Harvard. (Foto: TV Globo)

BRASIL - Um estudo apresentado na conferência Nutrition 2025, da Sociedade Americana de Nutrição, apontou que o consumo regular de café com cafeína pode estar associado a um envelhecimento mais saudável em mulheres.

A pesquisa analisou dados de cerca de 47 mil participantes do Nurses' Health Study, um dos maiores estudos de saúde feminina dos Estados Unidos, conduzido pela Universidade Harvard. As mulheres foram acompanhadas ao longo de 32 anos, entre 1984 e 2016.

De acordo com os pesquisadores, as mulheres que consumiam, em média, cerca de três xícaras de café com cafeína por dia apresentaram maior chance de chegar aos 70 anos ou mais com boa saúde física e mental, sem doenças crônicas como câncer, diabetes tipo 2, ou AVC, e com preservação das funções cognitivas.

A cada xícara extra de café por dia, o estudo observou um aumento de 2% a 5% na chance de envelhecimento saudável, com um efeito máximo estimado em até cinco xícaras diárias. No entanto, os benefícios foram observados apenas com o café com cafeína. Outras bebidas, como chá, café descafeinado e refrigerantes, não mostraram o mesmo resultado — no caso dos refrigerantes, houve até associação com uma redução de 20% a 26% nas chances de envelhecimento saudável.

Os cientistas destacam que, embora a cafeína atue diretamente no sistema nervoso central, o efeito positivo pode estar relacionado também a outros compostos presentes no café, como antioxidantes, polifenóis e vitaminas. Há ainda a possibilidade de que o hábito de tomar café esteja ligado a outros comportamentos saudáveis, como prática de atividade física, alimentação equilibrada e não tabagismo.

Por se tratar de um estudo observacional, os autores ressaltam que não é possível afirmar que o café é a causa direta do envelhecimento saudável, apenas que há uma associação. Além disso, os dados ainda não foram publicados em revista científica com revisão por pares.

A recomendação geral continua sendo o consumo moderado e com acompanhamento médico, já que a sensibilidade à cafeína varia de pessoa para pessoa.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.