Crítica

Presidente da Ucrânia diz que declarações de Lula não trazem 'paz alguma'

Lula já criticou publicamente o chefe de Estado da Ucrânia e demonstrou apoio a Rússia, o que provocou desconforto entre aliados e desgastou imagem do petista.

Ipolítica, com informações do Globo

Volodymyr Zelensky criticou Lula por apoio a Rússia
Volodymyr Zelensky criticou Lula por apoio a Rússia (O Globo)

UCRÂNIA- Em entrevista coletiva concedida a jornalistas da mídia latino-americana no Gabinete Presidencial em Kiev, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma dura crítica ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele fazia um apelo a todos os países latino-americanos para uma ampla discussão sobre uma fórmula de paz na cúpula global que está sendo desenhada, quando disse que "as declarações de Lula não trazem paz alguma".

Na semana passada Lula afirmou que Zelensky e Putim não estão interessados em buscar a paz. O presidente da Ucrânia foi perguntado sobre a recente declaração do petista e disse não entender o posicionamento do presidente do Brasil.

“Eu acho que o presidente Lula é uma pessoa experiente. Mas eu não o entendo muito bem. Você acha que a sua sociedade não entende bem o que está acontecendo e está contando com isso? As declarações de Lula não trazem paz alguma. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Somente a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia. Só acho que ele tem sua própria opinião. Parece-me que não é necessário que seus pensamentos coincidam com os pensamentos de Putin. Seu país não está em guerra com ninguém, e seu país, o Brasil, é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo hoje”, disse. 

Crítica

E completou: “O povo [do Brasil] é respeitado, sua visão, seus pontos de vista sobre o mundo são respeitados. O Brasil não é um país agressor, é um país pacífico. Por que você precisa concordar com as narrativas do líder do Estado [russo], Vladimir Putin, que não é diferente de nenhum colonizador? Ele mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Ele está matando nossas crianças e estuprando nossas mulheres. Para ser sincero, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente [comigo] e me diga. E acho que vamos acabar com isso. Honestamente, achei que ele tinha uma compreensão mais ampla do mundo. Acho que é muito importante ver o mundo inteiro", pontuou.

Volodymyr Zelensky explicou logo em seguida, o fato de ter citado incômodo com países da América Latina que já foram colonizados no passado, mas que não manifestam apoio à Ucrânia por causa dos aliados que a nação tem.

Leia também: Alexandre de Moraes quer enquadrar big techs no Código Eleitoral

“Não acho que tenhamos valores diferentes [das sociedades latino-americanas]. Nós rimos quando estamos felizes e choramos quando estamos tristes. Também podemos ser fãs de futebol, torcer pelo nosso time e ficar felizes ou tristes, mas somos gratos ao destino também por nossas conquistas, por nossos homens e por nossas pequenas vitórias. Não podemos criticar a sociedade, as pessoas, se uma parte não apoia a Ucrânia. Mas acho que muitas vezes as pessoas simplesmente não estão informadas, porque os círculos políticos limitam o espaço para a informação. Mas, potencialmente, os países latino-americanos também podem nos apoiar. Só precisamos conversar abertamente com as pessoas, explicar tudo a elas, para que haja mais conhecimento. (...) Não acho que haja muita diferença entre nós”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.