(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Guto no Convento das Mercês

Mais: Homenagem ao Marafolia

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Guto Guterres autografa hoje, no começo da noite, seu mais novo livro, “Os 7 Sentidos”
Guto Guterres autografa hoje, no começo da noite, seu mais novo livro, “Os 7 Sentidos”

É hoje, a partir das 18h, que o advogado e escritor Luis Augusto Guterres, o Guto, realiza o lançamento do seu quinto livro, “Os 7 Sentidos”, uma coletânea de 48 poemas e haikais, cada um com uma ilustração do artista plástico J. Lobato sobre o tema descrito. A capa do livro é do compositor e artista plástico Betto Pereira.

Guto coleciona diversos títulos e honrarias em sua bem sucedida carreira jurídica, mas não abre mão de colecionar também, uma ampla produção literária, fruto de outra paixão que cultiva com igual dedicação como o faz com o Direito, que é a Literatura.

Ele é membro ativo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (cadeira de nº 15), e autor de diversas publicações, desde livros a artigos jurídicos divulgados em sites especializados, poesias e artigos publicados em diversos jornais.

O coquetel de lançamento com sessão de autógrafos será no começo da noite desta quinta-feira, no Salão Casa de Portugal, no Convento das Mercês.

E toda a renda da venda dos livros será doada para a Paróquia São Paulo Apóstolo.

Um dia triste

Uma notícia triste provocou comoção no início da manhã desta quinta-feira: a morte do jovem Paulo Roberto Diniz Rocha, 31 anos, filho do senador Roberto Rocha e que há quatro anos travava uma difícil luta contra o câncer. 

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o mês de setembro, mas não resistiu. Deixou a esposa, jornalista Carol Carvalho, e o filho de quatro anos. 

Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão prestou suas condolências e ofereceu sua solidariedade à família enlutada. “Como pai, compreendo a dor deste momento. Que Deus possa da força e conforto à família e aos amigos”, escreveu o chefe do Executivo Estadual. 

Homenagem ao Marafolia

Um dos carnavais fora de época mais contagiantes do Brasil será relembrado neste domingo, dia 16.

Quem correu atrás dos trios elétricos na Avenida Litorânea, de 1995 a 2009, ao longo das edições do Marafolia, não deve perder a festa “Do Samba ao Axé – Edição Especial Marafolia”, às 17h, no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís.

O evento terá como ponto alto o retorno da Banda Ilha à cena musical, com Gargamel e Frank no comando dos vocais, além da participação de PP Júnior e do grupo CDC, residente do espaço. A Banda Ilha foi a pioneira da micareta.

O Carnaval fora de época maranhense acontecia sempre no mês de outubro, no final da primeira quinzena ou início da segunda, atraindo, também, foliões de outros estados. Eram três dias de muita movimentação em São Luís, com o desembarque nesta Capital de cantores, bandas e artistas famosos.

Ação social

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, e a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, realizaram, na última terça-feira, um momento especial para as crianças do bairro Matriz, em Pinheiro, com muitas brincadeiras, distribuição de brinquedos, cachorro quente, pipoca e algodão-doce.

Após uma calorosa recepção, Ana Paula conversou com moradores e interagiu com as crianças beneficiadas pela iniciativa.

As crianças não conseguiam esconder a felicidade com toda a mobilização.

Vem aí a “era dos Luca”

Quando a atriz Claudia Raia teve seu primeiro filho, em 1997, o nome escolhido virou febre no Brasil por anos e deu origem a uma geração de “Enzos”.

Pois, agora, com a nova gravidez e o anúncio de que o bebê se chamará Luca, até o Enzo “original” entrou na brincadeira. Nas redes sociais, o primogênito de Claudia declarou estar “passando o bastão” e decretou: “Que comece a nova era dos Luca!”.

A título de curiosidade: em 2021, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, o nome mais escolhido no Brasil foi Miguel.

Campanha e Baixaria

Na disputa pela Presidência da República, os eleitores brasileiros assistem, neste momento, a uma disputa em baixíssimo nível, travada especialmente no submundo das redes sociais.

Os principais assuntos discutidos, muitos oriundos de fake news, estão longe de ter qualquer ligação com as prioridades da população. Passam ao largo dos desafios do país para voltar ao trilho do progresso e tristemente tomam espaço das discussões necessárias sobre um projeto de nação que torne o Brasil um país capaz de crescer de maneira sustentada, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Mesmo nos horários eleitorais de rádio e TV, boa parte do tempo é dedicada a desgastar o oponente.

DE RELANCE

Música de Anna Torres

As emissoras de rádio locais já executam a nova canção interpretada pela cantora maranhense Anna Torres em dueto com o cantor Zaca Zuli.

Intitulada “Você Mudou”, a música de autoria de Zuli, Tina Veloso e Tommy Tall ganhou também um videoclipe gravado na ponte Debilly, situada próximo à Torre Eiffel, em Paris, onde Anna reside há mais de duas décadas, bem como no HH Studio, na capital francesa.

A produção é da própria intérprete. Tommy Tall é o arranjador e o remix é assinado pelo DJ Greg. A canção foi composta em 2015 e traz em sua letra um sentido de mudança e posicionamento.

 “Você Mudou” integra o CD “Ouça o Seu Santo”, de Zaca Zuli, lançado em 2020. Zaca, que está em fase de preparação de um novo álbum, convidou a maranhense para cantar outra música com ele, mas ela optou por regravar “Você Mudou’.

 

Anna Torres está novamente entre nós trazendo de volta ao palco do Teatro Arthur Azevedo, o musical infantil “A cigarra autista”, dia 20 de outubro, às 17h, com participação especial de Victor Oliveira
Anna Torres está novamente entre nós trazendo de volta ao palco do Teatro Arthur Azevedo, o musical infantil “A cigarra autista”, dia 20 de outubro, às 17h, com participação especial de Victor Oliveira

Menos investimentos

Segundo estudo recente, os investimentos dos municípios brasileiros tiveram recuo de 16,9% em 2021, em relação ao exercício anterior, considerando valores corrigidos.

A queda já era esperada. É que, historicamente, isso costuma ocorrer nos primeiros anos de gestão dos prefeitos.

Em geral, os aportes aumentam ao final dos mandatos.

Os mesmos chatos

Como quase tudo neste país “abençoado por Deus e bonito por natureza” (grato, Jorge Benjor), o sistema eleitoral brasileiro é caro, imperfeito, injusto e deveria ser refeito.

No entanto, existe o recurso de votar no “menos pior”, embora ainda assim não se esteja livre de frustração.

Mas este pessoal que no dia de exercer o dever cívico do voto deixa de fazê-lo se assemelha àqueles vizinhos chatos de condomínio, que nos corredores interrompem o nosso caminho para se queixar do síndico e fazer reclamações.

No entanto, recomenda-se que levem seus reclamos na assembleia, os chatos respondem que não vão para não se incomodar.

As situações são distintas, mas os chatos devem ser os mesmos.

Tecnologia 5G

Com a ativação da tecnologia 5G em São Luís, começou a contar o prazo de 90 dias para que as famílias que utilizam a antena parabólica tradicional para assistir televisão peçam, gratuitamente, o agendamento e a instalação do novo kit de parabólica digital.

Na capital maranhense, a previsão é de que cerca de duas mil pessoas tenham direito ao equipamento sem custo. Mas, a procura está abaixo do esperado.

Tecnologia 5G...2

Organização não governamental responsável por apoiar as famílias de baixa renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais, a “Siga Antenado” alerta que a medida que a tecnologia 5G vai sendo ativada, a população poderá identificar interferências nas imagens do aparelho como chuviscos, congelamentos e até a interrupção permanente da transmissão.

Quem perceber algum indício de interferência no sinal aberto de TV via parabólica tradicional deve entrar em contato com a “Siga Antenado” pelo número 0800-7292404. O suporte está restrito às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

 

Cliente fiel do restaurante Quintas do Calhau, Luciano Gomes com sua amada Márcia Vale
Cliente fiel do restaurante Quintas do Calhau, Luciano Gomes com sua amada Márcia Vale

Todos contra as pesquisas

Apesar da guerra intensa, daquelas tipo vale tudo, ou da cabeça para baixo é canela, num ponto os petistas e os bolsonaristas maranhenses convergem, ambos se queixando de erros nas pesquisas que os prejudicaram.

No plano federal, todas as pesquisas davam Lula em torno de 44 a 49% e Bolsonaro de 32 a 35%. No entanto, as urnas deram mais de 43%, em torno de  pontos acima do previsto. E aí os dois lados esperneiam.

Acham que a divulgação de tais amostras erradas influenciam os resultados.

Lavareda diz que é científico

Por outro lado, Antonio Lavareda, cientista político muito conhecido de antigas campanhas eleitorais no Maranhão e presidente do Conselho Científico do Ipespe, o antigo Ibope, diz que não podemos ser negacionistas em relação às pesquisas porque elas seguem métodos científicos, e nem devem ser lidas como prognósticos, mas como uma fotografia do comportamento do eleitor num momento.

Ele lembra que em todas as eleições presidenciais desde 1989, as pesquisas apontaram os vencedores.

Para escrever na pedra:

“O paraíso não é um lugar, é um breve momento que conquistamos dentro de nós”. Do escritor moçambicano Mia Couto

TRIVIAL VARIADO

Os conteúdos de política têm sido campeões de audiência nas últimas semanas na imprensa brasileira. Com a proximidade do segundo turno da eleição, no Maranhão é foco total na eleição para a Presidência da República.

Neste domingo, dia 16, às 10h, será celebrada a Missa de Sétimo Dia do falecimento do Prof. João Batista Ericeira

Para os fãs da música “Tem cabaré essa noite”, o próximo sábado terá sabor especial, com o show em São Luís de Nattan, que dividirá o palco com Pedro Sampaio. Nattan soma sozinho no Youtube, mais de 600 milhões de visualizações.

Nascido em Sobral e criado em Tianguá, ambos interiores do Ceará, Natanael Cesário dos Santos, o Nattan, começou a cantar aos 15 anos na escola, bares e restaurantes.

Com a carreira em ascensão desde que passou a usar o nome Nattan como marca no final de 2020, o jovem cantor de apenas 21 anos de idade, chega como uma das grandes apostas ao cenário da música nacional.

A Confraria comandada por José Walter Maciel tem encontro marcado  para esta quinta-feira, no Restaurante SENAC.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.