(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH REVISTA: Anna Torres é o destaque de capa

E mais: Casamento ao pôr do sol

PH

Atualizada em 09/09/2023 às 10h26
Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

O DESTAQUE de Capa do PH Revista deste fim de semana é a cantora internacional Anna Torres, maranhense radicada há mais de 20 anos em Paris. Em sua atual temporada em São Luís, a artista tem cumprido uma agenda de shows e de homenagens recebidas pelo seu trabalho divulgando o Maranhão no mundo

CLIQUE AQUI E LEIIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 -------------------------------------------------

Uma lenda na Galeria HUM

Tempos e espaços diversos se cruzam inesperadamente na memória e na imaginação. Em 1937, a pioneira aviadora norte-americana Amelia Earhart, ao sobrevoar o Nordeste do Brasil, tirou uma fotografia aérea da cidade de São Luís do Maranhão.

Trinta anos depois, em meados dos anos 1960, o poeta maranhense Ferreira Gullar escreveu o poema Uma fotografia aérea depois de ter se deparado, numa espécie de susto poético, com uma fotografia de sua cidade de infância, muito provavelmente o registro aéreo feito por Amelia Earhart.

Quase cinquenta anos depois da publicação do poema Uma fotografia aérea, o artista plástico maranhense Marçal Athayde retoma e recria o poema de Gullar através de quase 30 trabalhos, entre pinturas e objetos, reunidos agora numa exposição na Galeria HUM (no São Francisco) que também recolhe no poema a sua senha e o seu título – A cidade que houve quando o avião passou.

A lenda da Curacanga

Em meio à brisa morna das noites de verão entre o Pará e o Maranhão, não foram poucos os que atestaram terem visto uma bola de fogo correr pelos campos. Ali, não é só combustão: no centro da bola vai a cabeça de uma mulher, cujos cabelos e olhos também são fogo.

É a Curacanga, também conhecida por Cumacanga em algumas regiões. A aparição não só aterroriza todos que têm a desdita de vê-la, como também deixa um rastro de queimado por onde passa.

A mulher em chamas, dizem, nem sabe o que se passa. À meia-noite das sextas-feiras, ou em dias de lua cheia, a amaldiçoada deita para dormir, pega no sono e, sem ter consciência, a cabeça separa-se do corpo, pega fogo e vaga por aí. A Curacanga tem hábitos noturnos. Mas volta logo ao corpo, no primeiro cantar do galo, a tempo de evitar que a infortunada acorde e se encontre sem cabeça no corpo.

É inspirado nessa lenda o mais novo livro do escritor José Jorge Leite Soares, cujo lançamento, em noite de autógrafos, será às 18h do dia 28 de setembro

Casamento ao pôr do sol

O grande acontecimento social deste fim de semana em São Luís é o casamento de Letícia (filha de José Mário Cutrim e Lauande e Cybelle Cunha de Pádua Lauande) com Ricardo (filho de Luiz Henrique Cunha Neves e Maria do Socorro Jorge Cruz Neves).

Depois da cerimônia religiosa realizada na semana passada, neste sábado, às 16h, acontece a grande festa civil, com a presença de convidados de todo o País, na bela residência de Ceres e Roosevelt Murad, que oferece uma vista deslumbrante para a praia do Calhau.

De São Paulo já chegaram para a festa, a top internacional Bianca Klamt e seu namorado Rogério Saladino, o mais famoso anfitrião de Trancoso, mais o irmão dela, Rodrigo Klamt Motta e a esposa Marcella Tranchesi (digital influencer de maior prestígio da capital paulista)

No restaurante Cabana do Sol (da Ponta do Farol), a designer Cintia Klamt Motta posa com o marido Fernando Motta, arquiteto e artista plástico, ao lado das obras assinadas por ele para a nova decoração do local, feita por Cintia
No restaurante Cabana do Sol (da Ponta do Farol), a designer Cintia Klamt Motta posa com o marido Fernando Motta, arquiteto e artista plástico, ao lado das obras assinadas por ele para a nova decoração do local, feita por Cintia
A top Bianca Klamt foi conferir o belo ambiente assinado a quatro mãos por seus pais Cintia e Fernando Motta, no restaurante Cabana do Sol
A top Bianca Klamt foi conferir o belo ambiente assinado a quatro mãos por seus pais Cintia e Fernando Motta, no restaurante Cabana do Sol
Também filho de Cintia e Fernando Motta, Rodrigo Klamt Motta com a esposa Marcella Tranchesi pontificaram no ambiente na noite de ontem
Também filho de Cintia e Fernando Motta, Rodrigo Klamt Motta com a esposa Marcella Tranchesi pontificaram no ambiente na noite de ontem

 DE RELANCE

 O Brasil em direção à Copa

O primeiro passo em direção à Copa do Mundo de 2026 começou com a Seleção Brasileira no melhor do estilo de jogo pensado por Fernando Diniz.

Na noite de ontem, em Belém, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 sem dificuldades.

A versão inicial do trabalho de Diniz apresentou um time ofensivo, com muitos jogadores perto da bola e que pressionou o adversário o tempo todo. Um começo empolgante de trabalho nas Eliminatórias. A noite ainda teve uma marca especial para Neymar, que superou Pelé na lista de artilheiros da Seleção chancelada pela Fifa.

O pênalti que Neymar perdeu

A primeira finalização da partida saiu dos pés de Neymar. O camisa 10 cobrou falta, aos 2 minutos, mas a bola saiu pelo lado do gol da Bolívia. Montada com os conceitos de Diniz, a Seleção agrupava seus jogadores perto da bola para trocar passes e chegar ao campo de ataque.

Sem conseguir ameaçar no contra-ataque, a Bolívia apelava para as faltas para tentar interromper a progressão dos jogadores brasileiros.

Uma combinação entre Neymar e Rodrygo resultou em pênalti para o Brasil, com 15 minutos de partida. O atacante do Real Madrid recebeu na área e tentou o cruzamento. Um jogador da Bolívia usou o braço para interceptar a bola, e o juiz assinou a penalidade. Neymar exagerou na firula ao fazer a cobrança e bateu muito mal. Viscarra caiu no canto direito e fez a defesa.

A compensação veio a seguir

O volume de jogo brasileiro foi recompensado com o gol. Raphinha recebeu passe de Danilo na área, soltou um chute forte e Viscarra fez a defesa. Rodrygo aproveitou a desatenção da defesa boliviana e se atirou para empurrar a bola para o gol. Vantagem brasileira aos 23 minutos de jogo graças a um jogador que terminou a última Copa como vilão da eliminação após perder pênalti contra a Croácia.

Aos 36, Viscarra fez uma defesa espetacular para impedir o gol de Richarlison. O goleiro da Bolívia pegou um cabeceio do centroavante à queima-roupa. O goleiro também parou um lance incrível de Neymar.

O camisa 10 partiu a dribles do lado esquerdo até a pequena área, mas o toque para o gol parou em Viscarra.

A compensação veio a seguir

As ideias de Diniz ficaram mais claras na parte final da partida. Após um primeiro tempo de 10 finalizações e quase 80% de posse de bola, a segunda etapa foi mais produtiva. O estilo ofensivo, de trocas de passes e aproximação dos jogadores, ficou evidente. Dentro de campo e também no placar.

Logo no retorno para o segundo tempo, o Brasil ampliou. O gaúcho Raphinha recebeu de Neymar, passou pelo marcador e chutou cruzado. Sem chances para Viscarra, com apenas dois minutos. Aos 7, saiu o terceiro gol braslieiro. Bruno Guimarães roubou a bola na entrada da área adversária e deu um toque para Rodrygo. O atacante avançou sem marcação acertou o canto direito do goleiro boliviano.

A estrela de Neymar brilhou

Neymar fez história ao marcar o quarto gol. Para a Fifa, o jogador assumiu o posto de maior artilheiro da história da Seleção Brasileira com 78 gols em 125 jogos, superando os 77 de Pelé. Na contagem da CBF, que considera partidas contra clubes e combinados, o Rei do Futebol ainda tem larga vantagem na liderança, com 95 gols.

Com a vitória mais do que encaminhada, Diniz aproveitou para fazer alguns testes. Caio Henrique, Joelinton e Matheus Cunha entraram nos lugares de Renan Lodi, Bruno Guimarães e Richarlison.

Ábrago aproveitou o clima leve do jogo e encaixou um contra-ataque preciso para marcar o gol da Bolívia na desatenção do sistema defensivo brasileiro. Ibañez e Gabriel Jesus entraram no fim, mas a partida já tinha mais cara de amistoso. Ainda deu tempo para Neymar marcar mais um gol, nos acréscimos. O de número 79 pela Seleção.

O Peru será o próximo adversário

A primeira das 18 rodadas ficou para trás. O próximo compromisso será fora de casa. Na terça-feira (12), às 23h, o Brasil enfrentará os peruanos pela segunda rodada das Eliminatórias.

Com a expectativa de que em setembro de 2025, ao final da competição, a Seleção esteja entre as 48 seleções na Copa do Mundo que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Para escrever na pedra:

“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade”. De Epicuro.

TRIVIAL VARIADO

Nesta data, em 1947, foi encontrado o primeiro “bug de computador”, quando uma mariposa se alojou em um mecanismo de uma máquina na Universidade de Harvard.

Na delegacia, o delegado pergunta para o homem recém-preso: – Você sabe tocar guitarra? E o homem responde: – Não, senhor. – Então por que diabos você roubou a guitarra de seu vizinho? O homem dá de ombros e diz: – É que eu percebi que ele também não sabe tocar.

Para quem tem animais de estimação, não custa lembrar que hoje é o Dia do Médico Veterinário.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.