(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pré-estreia de Tire 5 Cartas

E mais:

PH

Atualizada em 04/09/2023 às 17h37
Jacira e Joaquim Haickel recebem hoje no Golden Shopping para a pré-estreia do filme Tire 5 Cartas. Na foto, o casal na pré-estreia do filme no Rio de Janeiro
Jacira e Joaquim Haickel recebem hoje no Golden Shopping para a pré-estreia do filme Tire 5 Cartas. Na foto, o casal na pré-estreia do filme no Rio de Janeiro

 Pré-estreia de Tire 5 Cartas

Roteirizado a doze mãos por Joaquim Haickel, Gustavo Pinheiro, Melina Dalboni, Diego Freitas, Giulia Bertolli e Julia Antuerpem, o longa-metragem “Tire 5 Cartas”, que faz sua pré-estreia em São Luís nesta segunda-feira no Festival Maranhão na Tela, é uma comédia nacional que acompanha Fátima (Lília Cabral), uma mulher de 60 anos que decidiu deixar São Luís e mudar-se para o Rio de Janeiro em busca de um grande sonho: ser cantora.


Porém, a carreira na música não foi bem-sucedida, e Fátima resolveu trocar os palcos pelas cartas de tarô. Mas as leituras da mulher estão bem longe de serem confiáveis, já que ela conta com a ajuda do marido para descobrir informações sobre os clientes nas redes sociais e fingir que viu tudo no tarô.


Um dia, quando um valioso anel aparece misteriosamente na casa de Fátima, ela e o marido se veem forçados a fugir para o Maranhão a fim de despistar bandidos.

Pré-estreia de Tire 5 Cartas…2

Dirigida por Diego Freitas (de O Segredo de Davi e Depois do Universo), a comédia protagonizada por Lilia Cabral e totalmente produzida e rodada em São Luís, chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de setembro.


O elenco de Tire 5 Cartas conta também com Claudia Di Moura, Guilherme Piva, Gabriel Godoy, Sérgio Malheiros, Giulia Bertolli, Cesar Boaes, Allan Souza Lima, Claudiana Cotrim, Thaynara OG, Mathy Lemos, Amanda Lee, Áurea Maranhão, Clara Anne, Déo Garcez, Flávia Bittencourt, Giselle De Prattes, João Gerude, Rodolfo Macedo, Sérgio Silveira, Tássia Dur e Xyko Pedrosa; além de participações especiais de Alcione e Sidney Magal.

Pré-estreia de Tire 5 Cartas…3

Com roteiro assinado por Joaquim Haickel, Gustavo Pinheiro, Melina Dalboni, Diego Freitas, Giulia Bertolli e Julia Antuerpem, o filme conta com direção de fotografia de Victor Alencar; a direção de arte é de Sérgio Silveira e o figurino é assinado por Kika Lopes. A música é de Ed Côrtes e a montagem de Alexandre Boechat e Fábio Jordão.


Realizado pela Guarnicê Produções e pela EH! Filmes, o longa tem distribuição nacional da Vinny Filmes e EH! Filmes Distribuidora.


A produção é de Joaquim Haickel e Elisa Tolomelli.

Pré-estreia de Tire 5 Cartas…4

“Tire 5 Cartas”, como também foi dito, tem sua base no filme norte-americano. Aqui, Lília é Fátima e vira uma Whoopi Goldberg abrasileirada, taróloga e de valores cafonas, preferindo “mentiras doces que verdades amargas”, entre “tempos que queimam na largada”.

Stepan é Lindoval, a versão Patrick Swayze, à moda brega. E também trambiqueiro. Não, não há Demi Moore (que em sua única vinda ao Maranhão, participou de um jantar na residencia deste Repórter PH, com a presença do então ministro da Cultura, Antonio Houaiss), mas há uma construção de arquétipos sociais.

De tipos à la “Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes, todo mundo aqui, hipocritamente, tem algum “podre” moral. Mas nada é julgado, com um que de “Sai de Baixo” e/ou “Vai Que Cola”.

Pois é, a narrativa daqui se desenvolve por acasos atrapalhados de um classe C mais popular. Assim, o grande pulo do filme, que faz rir naturalmente, sem provocar nada, nas referências fora de contexto.

“Olha pelo lado positivo: vocês duas se deram mal”, diz-se com um humor tão ingenuamente cruel, verdadeiro e humano, que torna a cena crível, entre cinismos potencializados e deboches explícitos. Sim, tudo poderia ser muito ridículo, mas é esse contexto de humor que embasa essa decisão mais caseira e orgânica, como a raquete de mosquitos. Só pobres entenderão.

Pré-estreia de Tire 5 Cartas…5

Na edição de hoje publicamos mais cedo uma crítica de Fabricio Duque sobre a pré-estreia do filme, mas depois de ouvirmos outras opiniões que divergem do comentário do crítico de cinema, decidimos retirar a postagem do ar. E só voltaremos à análise do filme realizado pelo maranhense Joaquim Haickel após a pré-estreia em São Luís, que ocorrerá nesta segunda-feira, às 19h30, no Kinoplex Golden Shopping, como parte da abertura do Festival Maranhão na Tela.


O evento realizado no Rio de Janeiro contou com a presença de parte do elenco e de vários famosos.
Do Maranhão, estavam presentes, além de Joaquim Haickel e Jacira, os diretores do Grupo Mirante, Fernando e Teresa Sarney, a cantora Flávia Bittencourt, os atores maranhenses Rômulo Estrela, Déo Garcez e César Boaes (do grupo Pão com Ovo), e a influenciadora digital Thaynara OG, que participam do longa-metragem.


O trailer oficial de Tire 5 Cartas pode ser conferido no link: https://vimeo.com/846356497/f74479b042

Pré-estreia de Tire 5 Cartas…6

Realizado pelo maranhense Joaquim Haickel o filme Tire 5 Cartas será exibido hoje, às 19h30, no Kinoplex Golden Shopping, na abertura do Festival Maranhão na Tela, com a presença de praticamente todo o elenco.

O filme é estrelado por Lília Cabral, Stepan Nercessian e tem participação de grande elenco. Dirigida por Diego Freitas e realizada pela Guarnicê Produções e pela EH! Filmes, a película tem distribuição nacional da Vinny Filmes e EH! Filmes Distribuidora.

O enredo nos mostra Fátima (Lília Cabral), uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian). Sua sorte muda quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, Fátima foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura para lá de engraçada e emocionante.

Tire 5 Cartas foi totalmente produzido e rodado em São Luís.

Pré-estreia de Tire 5 Cartas…7

O filme “Tire 5 Cartas”, longa dirigido por Diego Freitas, produzido por Joaquim Haickel e estrelado por Lília Cabral, Stepan Nercessian e grande elenco, teve pré-estreia no Kinoplex do Shopping Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (28).

Na capital maranhense, a pré-estreia para convidados acontecerá nesta segunda-feira (4), às 19:30h, no Kinoplex do Golden Shopping Calhau.

O evento no Rio contou com a presença de parte do elenco e de vários famosos. Do Maranhão, estavam presentes, além de Joaquim Haickel e Jacira, os diretores do Grupo Mirante, Fernando e Teresa Sarney, a influenciadora digital Thaynara OG, a cantora Flávia Bittencourt e o ator César Boaes (do grupo Pão com Ovo), que participam do longa-metragem. O ator maranhense Rômulo Estrela também marcou presença.

Ainda na pré-estreia no Rio de Janeiro: Jacira e Joaquim Haickel e Lilia Cabral com parte do elenco do filme Tire 5 Cartas
Ainda na pré-estreia no Rio de Janeiro: Jacira e Joaquim Haickel e Lilia Cabral com parte do elenco do filme Tire 5 Cartas

Elenco de Tire 5 Cartas

O filme tem as participações especiais dos cantores Alcione e Sidney Magal, além das influencers Thaynara OG e Mathy Lemos.

Fazem parte do elenco, ainda, vários atores e atrizes maranhenses, como Áurea Maranhão, César Boaes, Claudiana Cotrim, Deo Garcez, Al Danúsio, Xyco Pedrosa, Tássia Dhur, dentre outros.

A ideia original e o roteiro são de Joaquim Haickel, que contou com a colaboração de Gustavo Pinheiro, Melina Dalboni, Diego Freitas, Giulia Bertolli e Julia Antuerpem

O trailer oficial de Tire 5 Cartas pode ser conferido no link: https://vimeo.com/846356497/f74479b042

Lilia Cabral e o diretor do filme, Diego Freitas
Lilia Cabral e o diretor do filme, Diego Freitas
Outra parte do grande elenco do filme na pré-estreia no Rio de Janeiro
Outra parte do grande elenco do filme na pré-estreia no Rio de Janeiro
Karin e Edson Celulari
Karin e Edson Celulari

 

Um gato foi destaque na pré-estreia do filme
Um gato foi destaque na pré-estreia do filme
O ator maranhense Déo Garcez
O ator maranhense Déo Garcez

 DE RELANCE

 Homenagens a São Luís

As homenagens da Prefeitura ao aniversário de 411 anos de São Luís serão retomadas nesta terça-feira (5), Dia Municipal do Regueiro, com as ‘pedras de responsa’ para exaltar a ‘Jamaica Brasileira’.

Depois dos shows de Fausi Beydoun, Eric Donaldson e Donna Mary, também com a participação de mais de dez artistas locais, DJs e radiolas, tem mais festa na quarta-feira (6), Dia Municipal do Tambor de Crioula.

Nesse dia, serão dois momentos, sendo um no entorno da Praia Grande, com rodas de tambor, e o outro na Maria Aragão, com a noite da música brega capitaneada por Sylvanno Salles, Elias, Monkbel, Fabiana Alves e Igor Kannário, o “Príncipe do Gueto”, como é conhecido pelos fãs.

Homenagens a São Luís...2

Na quinta-feira (7), as bandas de forró das antigas Mastruz com Leite, Magníficos, Tropykália e Cavalo de Pau entrarão em cena para um encontro histórico. Na sexta-feira (8), dia do aniversário da cidade, a maranhense Alcione e a dupla Maiara & Maraisa comandarão a festa e os parabéns a São Luís.

O sábado (9), por sua vez, será dedicado aos povos de matriz africana, com Rita Benneditto e outras atrações. O encerramento será no domingo (10) com shows para a comunidade católica, tendo como convidados especiais Tony Allysson e Padre Antônio Maria.

É fake-news

Após a confirmação de que o cantor Wesley Safadão realmente cancelou sua apresentação na Expoema em virtude de uma parada na carreira para tratamento de saúde, várias publicações falsas sugeriram quem seria o substituto.

Safadão deveria se apresentar no próximo domingo, 10. Na publicação que mais viralizou, o cantor Gusttavo Lima aparecia como possível substituto, pela bagatela de R$ 3 milhões. Mas é fake News.

Quiosque de caranguejo

O prefeito Eduardo Braide inaugurou, no sábado, o novo Quiosque do Caranguejo, na região do Anel Viário, como parte das celebrações dos 411 anos de São Luís. A ação faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico e foi executada com recursos próprios do município, totalizando R$ 600 mil em investimentos.

A iniciativa representa um novo espaço público no coração de São Luís, proporcionando conforto, segurança e a oportunidade de adquirir produtos de qualidade e higiene, tanto para turistas, quanto para os moradores locais.

Os serviços foram executados por meio das secretarias Municipais de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais e de Obras e Serviços Públicos. O projeto de urbanização da área foi elaborado para se integrar harmoniosamente à paisagem natural.

Criança alfabetizada

O levantamento diagnóstico feito pelo Ministério da Educação (MEC) junto aos entes federados que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada revelou a existência de política própria de alfabetização, prevista em lei ou outra norma, em apenas 24% dos municípios do Maranhão, aproximadamente um em cada quatro.

O diagnóstico faz parte do planejamento da política de alfabetização do território, que vai possibilitar ao MEC conhecer as principais ações desenvolvidas pelos estados e municípios, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças. 

Criança alfabetizada...2

Os números do MEC indicam que pouco mais de 50 dos 217 municípios do Maranhão já estabeleceram metodologia específica para erradicar a mazela do analfabetismo.

De acordo com as estatísticas oficiais, o percentual de maranhenses com 15 anos de idade ou mais que não sabem ler e escrever é de 15%, o que coloca o estado na incomoda primeira posição do ranking nacional em número de pessoas não alfabetizadas.

Os números apontam que no Maranhão há algo em.torno de 823 mil indivíduos analfabetos. Distância e dificuldades no trajeto escolar são alguns dos fatores que agravam o problema.

 Para escrever na pedra:

“Eu espero que até os meus priores críticos continuem no Twitter, porque isso é o que liberdade de expressão significa”. De Elon Musk, o homem mais rico do mundo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.