(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Juiz Rogério Rondon na Central de Inquéritos e Custódia

E mais: Sobe a estrela de Milena Assunção

PH

O Juiz Rogério Rondon assumiu a 1ª Central de Inquéritos e Custódia do Termo Judiciário de São Luís
O Juiz Rogério Rondon assumiu a 1ª Central de Inquéritos e Custódia do Termo Judiciário de São Luís

 Rondon na Central de Inquéritos

Em ato assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, o juiz Rogério Pelegrini Tognon Rondon, foi empossado na 1ª Central de Inquéritos e Custódia do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final.

O magistrado Rogério Rondon, titular da 3ª Vara Cível do Termo Judiciário de São José de Ribamar, foi removido, a pedido, pelo critério de antiguidade, na sessão administrativa ordinária do Órgão Especial da última quarta-feira, dia 5.

O desembargador Paulo Velten enfatizou que essa é uma das poucas unidades que tem atuado completamente de forma presencial. Disse, ainda, que é uma das exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a audiência de custódia presencial. “Temos agora a oportunidade de ter um juiz titular à frente das duas unidades (também da 2ª Central). Desejo muito sucesso pra você”, concluiu.

Carreira de Rogério

Rogério Pelegrini Tognon Rondon ingressou na magistratura em 2001 e foi titularizado na Comarca de Poção de Pedra. Em seguida, passou pelas Comarcas de Esperantinópolis, Urbano Santos, Zé Doca, Açailândia e Codó até ser promovido para a Comarca da Ilha de São Luís, em 2017, como juiz auxiliar nas unidades cíveis.

Foi titularizado na 3ª Vara Cível no termo judiciário de São José de Ribamar permanecendo até esta data.

A esposa de Rogério, juíza Gisele Ribeiro Rondon, estava ao lado do marido na solenidade de posse.

Sobe a estrela de Milena Assunção

A atleta maranhense de Muay Thai Milena Assunção representou muito bem o Brasil e garantiu o segundo lugar no campeonato mundial amador de Muay Thai, realizado de 21 a 26 de junho em Veneza (Itália), numa promoção da WBC (World Boxing Council) no Palasport Arsenale.

Milena foi à Itália graças ao patrocínio da operadora Maxx, e lá se consagrou campeã brasileira, conquistando a vaga para a final do mundial.

No mundial, a chave da semifinal se formou entre 3 lutadoras: Milena, a romena Gabriela Hristea e a francesa Nada Ayez. Após sorteio, Milena ficou de “bye”, indo direto para a final, e a francesa Ayez venceu a romena.

A partida final ficou entre Milena Assunção e a francesa Nada Ayez, com a maranhense conquistando a medalha de prata no Campeonato Mundial amador de Muay Thai.

Esse resultado para ela é um grande incentivo para continuar lutando literalmente pela sua carreira de atleta. Milena mora em Timon (MA) e é, também, cantora.

O CEO da Maxx Augusto Diniz, patrocinador da atleta, também comemorou o ótimo resultado, que segundo ele, vai inspirar mais meninas a praticarem essa modalidade esportiva.

A atleta maranhense Milena Assunção levou o Brasil ao pódio ao sagrar-se vice-campeã do Campeonato Mundial Amador de Muay Thai, realizado na Itália
A atleta maranhense Milena Assunção levou o Brasil ao pódio ao sagrar-se vice-campeã do Campeonato Mundial Amador de Muay Thai, realizado na Itália

Maranhenses na Expo Empreendedor

Uma grande caravana de empresários maranhenses está se formando para ir a São Paulo participar, nos dias 11 e 12 de agosto, da Expo Empreendedor, no Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte.

Trata-se do principal evento para empreendedores, investidores e empresários que vão abrir ou expandir seus negócios.

O evento gera experiências transformadoras, networking presencial e conexões com compradores, parceiros e fornecedores.

Público-alvo: empresas de pequeno, médio e grande porte, dos mais variados setores e segmentos.

DE RELANCE

Prêmio Gabo 2023

Após três semanas de suspense, os vencedores dos Prêmios Gabo 2023, prêmios de jornalismo publicados na mídia de países ibero-americanos, foram para Espanha (Áudio e Fotografia), Colômbia (Texto), Peru (Imagem) e Brasil (Cobertura).

O lema dos Prêmios Gabo é “o jornalismo está vivo” e eu subscrevo a tese. É falsa a ideia de que “antes é que era bom”. Sempre houve bom e mau jornalismo, mas hoje, com as ferramentas digitais, há jornalismo muitíssimo bom e, em muitos casos, a média está acima do que existia há 30 anos.

Olhar para o que nos é mostrado sobre o mundo nos cinco trabalhos vencedores dos Prêmios Gabo é tempo bem gasto.

Primeiro, umas linhas de enquadramento: os cinco vencedores foram escolhidos entre 1943 candidatos. A Fundação Gabo, criada pelo jornalista e Prêmio Nobel da Literatura colombiano Gabriel García Márquez, atribuiu os prêmios da 11.ª edição em 30 de junho, numa cerimônia no Teatro Colón, de Bogotá.

Os vencedores

Jennifer Ávila, das Honduras, recebeu o prêmio Reconhecimento de Excelência, entregue pelo jornalista norte-americano Jon Lee Anderson, biógrafo, autor, repórter de investigação, correspondente de guerra e redator da revista The New Yorker.

Sobre Ávila, diretora da plataforma digital Contracorriente, o texto oficial da fundação Gabo diz que é “um exemplo inspirador e uma força transformadora na América Central”. E que, “num país assolado pela violência, corrupção e crime organizado”, as Honduras, e “num ambiente em que não é claro como se pode continuar a fazer jornalismo”, a “sua liderança destaca-se”.

No seu discurso, Ávila falou sobre o que é fazer jornalismo a partir da “trincheira ética”, o lugar que escolheu.

Homenagem póstuma

Houve também uma homenagem póstuma a Jean-François Fogel, jornalista francês (AFP, Libération, Le Monde e Le Point), amigo próximo de García Márquez, que presidiu um conselho da fundação até a sua morte, em março.

Fogel foi um dos pioneiros da transformação digital do jornalismo, em particular no Le Monde (1994-2002), “pai” da primeira plataforma de pagamento online para assinantes num jornal na França e assessor de vários jornais na Europa e na América Latina no início da transformação digital no jornalismo.

Brasil na categoria Cobertura

Nas duas últimas newsletters, sobre Nome aos bois, um especial do Repórter Brasil, que ganhou na categoria Cobertura, que retrata os dez maiores “barões do gado” do Brasil; e sobre Ayacucho: radiografía de homicidas, uma reconstituição feita por Rosa Laura e César Prado para os IDL-Reporteros, que revelou seis execuções extrajudiciais cometidas por militares durante uns protestos em Ayacucho, no Peru, e ganhou na categoria Imagem.

Os outros vencedores

Os outros três vencedores foram: Santi Donaire, que ganhou na categoria de Fotografia, com o trabalho A Lei da Memória Democrática será capaz de reparar os danos do franquismo?, publicado na National Geographic, resultado de seis anos de pesquisas sobre as consequências atuais de crimes e violações de direitos humanos durante a ditadura do general Franco; Costa Nostra, um podcast da produtora espanhola La Maldita, feito para a Amazon Music, que ganhou na categoria Áudio, e que conta, em dez episódios, histórias de traficantes, mafiosos e polícias, que moram e trabalham nos 90 quilómetros da Costa do Sol, em Espanha, e El grito por justicia y reparación de las mujeres afro violentadas sexualmente, de Beatriz Valdés, publicado no Colombia +20, que ganhou o prêmio para Texto – foi a primeira vez em 13 anos que a Colômbia ganhou nesta categoria.

É o bom jornalismo, com perguntas, ideias e propostas, para pensar e ler devagar. Já dizia Príamo, rei de Tróia, que “tudo o que é bom é feito devagar”.

Moacir Machado e Donizetti estão visitando suas propriedades rurais em Goiás. Na foto, eles são vistos com Murdem Machado (irmão de Moacir) e a esposa Cida
Moacir Machado e Donizetti estão visitando suas propriedades rurais em Goiás. Na foto, eles são vistos com Murdem Machado (irmão de Moacir) e a esposa Cida

A cultura está de luto

O mundo cultural brasileiro está de luto, com a morte na manhã desta quinta-feira (6), aos 86 anos, do dramaturgo Zé Celso Martínez, que estava internado desde terça-feira (4), na UTI do Hospital das Clínicas, após ter sofrido queimaduras devido a um incêndio em seu apartamento no Paraíso, Zona Sul de São Paulo.

Zé Celso nasceu em 1937 e era considerado um dos principais dramaturgos do país. Ele se tornou um dos maiores nomes do meio a partir dos anos 1960 ao liderar o Teatro Oficina, em São Paulo.

Reunião em Brasília

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, regressa hoje a São Luís após participar de reunião em Brasília do Conselho Nacional do Ministério Público, cujo Plenário aprovou na segunda-feira proposta de recomendação que trata sobre o aprimoramento da atuação do Ministério Público brasileiro nas causas relacionadas ao tema da recuperação judicial e falência de empresas.

A proposta foi fruto de amplo estudo realizado por um grupo de trabalho que reuniu membros do MP de todo o Brasil. A proposta de recomendação tem 50 artigos, divididos em seis capítulos.

Nota de pesar

Faleceu ontem à noite a mãe do ator Al Danuzio, Rosiane Cordeiro Coutinho.

Sempre presente nos filmes do filho, Rosiane sofria de um câncer na cabeça  e faleceu no hospital após complicações de uma parada cardíaca.

Rosiane esteve nos filmes “Broders” e “Aquarela”.

O velório está acontecendo na Central de Velórios PAX União do Centro e o enterro será às 15h, no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

Para escrever na pedra:

“Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror”. De Charles Chaplin.

 TRIVIAL VARIADO

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez apelo para que a reforma tributária não seja transformada em batalha político-partidária e que o debate não seja usado para se ganhar notoriedade momentânea.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse que apresentaria requerimento de retirada de pauta caso houvesse tentativa de votar a reforma.

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, iria procurar Bolsonaro para tentar convencê-lo a mudar de ideia sobre a reforma.

O ex-presidente tem sido a principal voz contrária à reforma e orientou seus aliados no PL a se opor à mudança. A bancada do PL tem 99 votos, a maior da Câmara.

Como é uma proposta de emenda à Constituição, o texto precisa ser votado em dois turnos na Câmara, aprovado por três quintos dos deputados (308 votos), e depois ir para análise do Senado, o que só deve acontecer após a volta do recesso parlamentar.

Tome nota: a Sociedade Brasileira de Hepatologia decidiu tornar permanente a campanha de conscientização sobre as hepatites virais.

Nesta data, em 1934, foi criado o Instituto Nacional de Estatística, que, anos depois, se tornaria o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em uma conversa entre grandes amigos, um deles diz: – Estou com vontade de viajar para Paris, igual ano passado. – Você foi a Paris no ano passado? – Não, mas também tive vontade.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.