(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Rita Benneditto fará grande show em SL

E mais: Painel com Roseana

PH

Rita Benneditto desembarca dia 9 nos palcos de São Luís para um grande show
Rita Benneditto desembarca dia 9 nos palcos de São Luís para um grande show

Rita Benneditto em São Luís

A cantora maranhense Rita Benneditto volta aos palcos de São Luís com o show “Tecnomacumba” para celebrar 20 anos de resistência e axé e o aniversário da cidade.

O show acontece dia 9 de setembro, às 22h, na Praça Maria Aragão - Beira Mar.

Para essa grande festa, Rita convidou os lendários multi-artistas Dzi Croquettes, Ciro Barcelos, que assina a direção artística, e Claudio Tovar, responsável pelo figurino da cantora.

A noite ainda promete uma grande gira, com as participações especiais do artista visual Fernando Mendonça, da bailarina Kiusam de Oliveira e do diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos.

Rita Benneditto em São Luís...2

O ano de 2003 representa um marco na vida de Rita Benneditto. Na ocasião, a cantora maranhense, cujo timbre é um dos mais expressivos da nossa música e sua voz uma das maiores forças de resistência em nosso país, estreava um show no qual jogava luz sobre aspectos da nossa ancestralidade – e que muito dizem da nossa identidade enquanto Cultura e Nação.

O show era o “Tecnomacumba” e o nome não poderia ser mais apropriado.

No repertório, pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas mesclados a temas da MPB, de autores como Gilberto Gil e Jorge Ben, em que entidades-símbolos da nossa fé são louvados/evocados.

Tudo isso apresentado com arranjos modernos, em roupagem eletrônica, que saía então dos clubes e ganhava de vez as pistas mundo afora.

Rita Benneditto em São Luís...3

E a iniciativa rendeu frutos: 1) são quatro os registros, um CD de estúdio e dois ao vivo, sendo um deles em DVD e o videoclipe 7Marias; 2) foi longe (até em Dakar, no Senegal, o show já foi visto); 3) rendeu prêmios como o Rival Petrobras (show) e o da Música Brasileira (melhor cantora).

Por uma coisa a artista não esperava: que o show seria apresentado durante 20 anos e não dá sinais de esmorecer.

Mesmo durante os dois anos de recolhimento devido a pandemia da Covid que assolou o mundo, Tecnomacumba, manteve-se ativo em formatos online, e agora retorna aos palcos com força e fé.

Rita Benneditto em São Luís...4

Com Tecnomacumba, Rita provou que o elo que une nossa música à eletrônica tem como alicerce o bater dos tambores, cujos ecos reverberam para além dos terreiros, passando pelas patuscadas e rodas de samba que animam os fundos de quintal, e as pistas de danças nos grandes centros do Brasil e do mundo.

Acontece que um show é também um organismo vivo. E pulsa. Ao longo desse tempo, Tecnomacumba não se manteve estático. Não em se tratando de Rita Benneditto.

O show tornou-se uma grande referência para as novas gerações, amadureceu – assim como sua intérprete – e possibilitou a ela experimentar, ousar e, por que não, reinventar-se.

Rita Benneditto em São Luís...5

A cada ciclo, novas transformações acontecem em muitos aspectos. Para a celebração desses 20 anos de axé, por exemplo, Rita convidou os multi artistas Ciro Barcelos e Claudio Tovar, do lendário e vanguardista grupo “Dzi Croquettes”, para juntos respectivamente atuarem na direção artística e figurino do show, promovendo uma conexão entre gerações que permanecem na luta contra preconceitos e paradigmas comportamentais vigentes até hoje em nossa sociedade.

O adereço de cabeça, inspirado em um cocar indígena, foi criado especialmente para Rita por Victor Hugo Mattos, estilista que vem se destacando no universo fashion atual.

A iluminação do espetáculo, elaborada a partir de referências de cores e movimentos dos orixás, leva a assinatura de Daniela Sanchez.

Rita Benneditto em São Luís...6

Outras transformações presentes, dizem respeito às intervenções que acontecem durante o show, como a print-performance do multi artista Fernando Mendonça, que a cada apresentação escolhe um orixá para pintar, assim como a intervenção da bailarina Kiusam de Oliveira e do diretor, ator e bailarino Ciro Barcelos, que celebram os orixás Oxum e Oxóssi com belas coreografias.

A banda Cavaleiros de Aruanda, que acompanha a artista desde a estreia do projeto, conta agora com os músicos Fred Ferreira (guitarras e vocais), Wagner Bala (contrabaixo e vocais), Ronaldo Silva (bateria, programações eletrônicas e vocais) e Júnior Crispim (percussão e vocais).

E no repertório, novas canções como “Mamãe Oxum” (Domínio Público) e “7Marias”, composição da própria Rita em parceria com Felipe Pinaud, lançada em 2018, quando o show completou 15 anos. Hoje o videoclipe “7Marias” já atingiu a marca de 4 milhões de visualizações.

Rita Benneditto em São Luís...7

Tecnomacumba permanece sendo um manifesto de brasilidade e uma intervenção cultural, que em 2022, foi referência para o enredo “Fala Majeté - As setes chaves de Exu” da escola de samba campeã do carnaval carioca, a Acadêmicos do Grande Rio.

Rita foi destaque na escola no carro alegórico “Exu - A boca que tudo come”.

A longevidade desse bem-sucedido projeto pode ser explicada a partir da junção de alguns fatores cruciais. O primeiro deles talvez seja a perseverança. Da artista, dos músicos e da equipe por ele responsável. Perseverança que ganhou da crítica a acolhida necessária para seguir adiante. E que encontrou no contato com o público a guarida para ir além.

Muitos são os espectadores que já perderam a conta das vezes que assistiram ao show. E entre os fãs do projeto estão grandes colegas de cena e de ofício. Gente como Maria Bethânia (que participou do CD ao vivo e do DVD), Alcione, Ney Matogrosso, Leci Brandão, Sandra de Sá, Margareth Menezes e companheiros de geração como Chico César, Teresa Cristina, Mart’nália, Marcos Suzano, Davi Moraes, Zeca Baleiro, entre outros.

Na noite, o boa vida Luciano Gomes com o seu sobrinho Bruno Fernandes, filho de Gabriela Azevedo
Na noite, o boa vida Luciano Gomes com o seu sobrinho Bruno Fernandes, filho de Gabriela Azevedo

 DE RELANCE

Painel com Roseana

A deputada federal Roseana Sarney (MDB), secretária da Mulher na Câmara dos Deputados, abriu o primeiro painel de debates no ‘1º Seminário Nacional de Legisladoras – Mulheres no Poder’, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, na manhã de terça-feira (5).

O  tema do painel foi “Participação efetiva da mulher nos espaços de poder”.

Logo no início da palestra, Roseana citou diversas personalidades femininas que marcaram a história – a exemplo de Indira Gandhi, Golda Meir, Angela Merkel e Michelle Bachelet – e, em seguida, fez um amplo relato sobre sua trajetória política como governadora do Maranhão por quatro mandatos, tendo sido senadora e, agora, pela segunda vez, deputada federal.

Ela citou os preconceitos e as desconfianças que ainda existem em relação à mulher que entra para a política.

Thiago Martins em São Luís

A agenda de entretenimento no Maranhão acaba de ganhar uma aliança de diamantes.

É a parceria entre a empresária Gina Mondego, que faz sucesso na área de decoração há 13 anos e meio, e a produtora Ana Sousa, com vasta experiência no ramo de eventos.

As duas profissionais decidiram se unir em torno do projeto ‘Ellas’, que vai agitar a cena cultural local com produções musicais, eventos corporativos, entre outras surpresas.

Aliás, o show do cantor Thiago Martins, dia 27 de outubro, no Círculo Militar, é a primeira produção assinada pela dupla. O evento, sem sombra de dúvida, vai abalar as estruturas da Avenida Litorânea.

Modelo possível

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o modelo de voto secreto no STF (Supremo Tribunal Federal), defendido pelo presidente Lula (PT) , é um “modelo possível”, mas para um debate futuro.

No modelo atual no Brasil, os votos de cada ministro são lidos publicamente.

Dino, ex-juiz federal, disse que “é válido” debater outras formas de sistema, como ocorre nos Estados Unidos, onde só a decisão do colegiado é divulgada.

No caso do voto secreto, a decisão é comunicada de forma transparente, há apenas a primazia do colegiado sobre as vontades individuais.

“É um modelo possível. Eu não tenho elementos a essa altura para dizer que modelo é melhor que o outro. Em ambos há transparência. Em um se valoriza mais a posição transparente do colegiado, no outro se privilegia a ideia de cada um” – disse.

Mudança de discurso

O deputado federal Duarte Júnior (PSB) mudou o discurso sobre o apoio do PT ao seu projeto de candidatura a prefeito de São Luís em 2024.

Em entrevista à Difusora News, o socialista fez uma longa explanação para confirmar que, de fato, não fechou nada com o partido do presidente Lula na capital maranhense.

Mais uma saída

O presidente Lula exonerou a ministra do Esporte, Ana Moser, após uma conversa de cerca de uma hora no Palácio do Planalto.

Ana Moser foi exonerada na esteira da reforma ministerial que o presidente da República fará nas próximas horas, com o objetivo de abrir espaço para os partidos PP e Republicanos no governo federal.

Ela foi a segunda ministra mulher exonerada por Lula para dar espaço ao Centrão. A primeira foi Daniela Carneiro, retirada do Ministério do Turismo a pedido do União Brasil.

Benjamin Franklin Alves e Vanuza iniciaram a semana às voltas com os cuidados de saúde do filho Bruno, que teve que ir para um hospital mas já voltou para casa
Benjamin Franklin Alves e Vanuza iniciaram a semana às voltas com os cuidados de saúde do filho Bruno, que teve que ir para um hospital mas já voltou para casa

Masterclass

“Maranhão na Rota do Turismo” é o tema da masterclass que vai acontecer no dia 25 de setembro, às 19h, no Blue Tree Hotel (Calhau), dentro da programação de debates focados em temas ligados aos campos da gastronomia, eventos e hotelaria.

O objetivo é discutir o cenário atual envolvendo essas áreas no estado.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o link disponível na Bio do perfil da Faculdade de Negócios Faene no Instagram (@faculdadefaene).

Masterclass...2

A instituição, que realizará o evento, aproveitará a oportunidade para apresentar detalhes do MBA Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem.

O MBA terá duração de 20 meses e o corpo docente incluirá professores convidados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

As aulas teóricas acontecerão na sede da instituição, no bairro Angelim, enquanto as práticas serão realizadas no Hotel Blue Tree.

Bons amigos, o empresário Aderaldo do Nascimento Neto e o DJ Sergio Balata colocavam as conversas em dia, ontem, no jantar do Cabana do Sol
Bons amigos, o empresário Aderaldo do Nascimento Neto e o DJ Sergio Balata colocavam as conversas em dia, ontem, no jantar do Cabana do Sol

Sessão especial

O festival ‘Maranhão na Tela’ sempre se preocupou com a democratização do acesso da população que, muitas vezes, é obrigada a viver em condições de desvantagem devido a barreiras físicas e sociais existentes na sociedade, que impedem sua participação plena.

Por isso, promoverá três exibições, sendo uma exclusiva para surdos, uma para autistas e a terceira para cegos e os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, que terão dez espaços fixos nas salas de exibição para qualquer sessão.

As exibições especiais acontecerão nesta quarta-feira (6), às 10h, com Sessão Acessibilidade para pessoas cegas com o filme ‘Pureza’; na quinta-feira (7), às 10h, com Sessão Acessibilidade para pessoas autistas com a Mostra Anim!arte Internacional Maxi; e na sexta-feira (8), às 10h,  com Sessão Acessibilidade para pessoas surdas com o filme ‘O Porteiro’“.

Para escrever na pedra:

“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo”. Do escritor Machado de Assis.

TRIVIAL VARIADO

O Instituto Brasileiro de Direito Público e Privado (IDPP) organiza o lançamento de um livro que deve enriquecer o panorama jurídico nacional.

A obra é uma colaboração entre diversos autores renomados no campo do direito público. Os primeiros nomes divulgados são os ministros Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), e Humberto Martins e Benedito Gonçalves, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Covid no Brasil: o Ministério da Saúde informou ontem não ser possível atribuir a alta de casos de covid-19 no país à nova variante EG.5.

Sistema Único de Saúde: o Ministério da Saúde vai incluir um novo tratamento para fibrose cística no SUS, a terapia tripla elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor.

Nesta data, em 2018, o então candidato à Presidência do Brasil Jair Bolsonaro foi esfaqueado durante comício de campanha, em Minas Gerais.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.