(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Antigas lembranças de Paris

Mais: Capital Inicial neste sábado

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
UM FOCO de luz no charme e na beleza de Ana Beatriz Nazareno, o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana. Bela e sensual, Ana Beatriz tem 25 anos, foi Miss Maranhão em 2017 e logo depois trabalhou como modelo em São Paulo. Atualmente, de voçta à Universidade, conclui o curso de Psicologia
UM FOCO de luz no charme e na beleza de Ana Beatriz Nazareno, o destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana. Bela e sensual, Ana Beatriz tem 25 anos, foi Miss Maranhão em 2017 e logo depois trabalhou como modelo em São Paulo. Atualmente, de voçta à Universidade, conclui o curso de Psicologia

 

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 

1 Toda vez que é feito o anúncio do nome do novo Prêmio Nobel de Literatura, que este ano teve como laureada a escritora francesa Annie Ernaux, lembro de minhas andanças por Paris e das inúmeras vezes que passei pelo Boulevard Saint Michel e tive a doce recordação de uma saborosa crônica de Gabriel García Márquez, publicada no diário cubano Gramna, em que ele conta que não passava de um autor desconhecido naquele dia chuvoso da primavera de 1957, na capital francesa, quando descia o Boulevard Saint Michel, e viu, do outro lado da rua entre os transeuntes, a figura célebre de uma de suas devoções, o Prêmio Nobel da Literatura de 1954, Ernest Hemingway, imenso e inconfundível, com seus quase dois metros de altura, caminhando em meio à multidão, despreocupadamente.

 2 García Márquez escreveu que naquele momento, emocionado pela visão inesperada, teve o ímpeto de atravessar correndo até a calçada oposta para confraternizar com seu ídolo. Prudentemente, no entanto, se conteve: “Eu não tinha muita confiança no espanhol dele. Nem no meu inglês”. Limitou-se a gritar: “Maestro!”.

E recebeu em troca, da outra calçada, o aceno amistoso de um sorridente Hemingway: “Ele compreendeu que não poderia haver outro maestro (“professor” em espanhol) na multidão de estudantes do Boulevard Saint Michel”.

Hemingway fez mais, além de acenar ao jovem desconhecido: no castelhano possível, berrou “Adiós amigo!”.

Nunca mais os dois voltariam a se cruzar.

Por ironia do destino, em 1982, eu estava flanando nas ruas de Paris quando li a notícia de que García Márquez, assim como Hemingway, fora laureado com o Prêmio Nobel de Literatura.

 3 A modéstia elegante do grande escritor colombiano, outra vez levou-o a divulgar a resposta do prefeito de Bogotá à sua reclamação sobre o racionamento de luz, que atrasava a finalização de um romance:

– Balzac, que escrevia melhor do que o senhor, trabalhava à luz de velas.

 Rossini Corrêa

Finalmente, a Academia Maranhense de Letras (AML) fez justiça ao escritor Rossini Corrêa e o elegeu na última quinta-feira, em primeiro escrutínio, para a Cadeira 2 da instituição, vaga com o falecimento do poeta Fernando Braga, que alias nem chegou a tomar posse.

Rossini Corrêa obteve 24 dos 30 votos válidos. Ele é maranhense, advogado, professor, poeta, pesquisador e ensaísta. É autor de vários livros, dentre eles “O modernismo no Maranhão”; “Gonçalves Dias e Ferreira Gullar: destinos da poesia brasileira”; “Formação social do Maranhão: o presente de uma arqueologia”; “Atenas brasileira”; e “Dois poemas dramáticos para vozes e violinos”.

Rossini Corrêa é membro da Academia Brasiliense de Letras.

 Capital Inicial neste sábado

Tudo pronto para o esperado show da turnê da banda Capital Inicial em São Luís.

O grupo está celebrando 40 anos de sucesso e se apresentará nos jardins do Hotel Blue Tree neste sábado, às 21h.

O projeto ‘Capital Inicial 4.0’ presenteará o público maranhense com um repertório de clássicos que tornou a banda uma das mais aplaudidas do rock nacional.

A iniciativa é da Pororoca Produções em associação com a Acontece Produtora.

 Cobertura obrigatória

Transplante de fígado para o tratamento de pacientes com doença hepática contemplados com a disponibilização do órgão por meio de fila única do Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Diretoria Colegiada da ANS aprovou também a inclusão do medicamento Regorafenibe para o tratamento de pacientes com câncer colorretal avançado ou metastático, no rol de procedimentos e eventos em saúde.

De acordo com a ANS, as tecnologias cumpriram os requisitos previstos em norma e passaram por todo o processo de avaliação e incorporação após serem apresentadas por meio do FormRol, o processo continuado de avaliação da agência, cuja análise é baseada em avaliação de tecnologias em saúde.

 Estágio na Embraer

Estão abertas, até o dia 14 de outubro, inscrições para 300 vagas de estágio na Embraer previstas para 2023. As oportunidades contemplam diversas áreas, com vagas presenciais em São José dos Campos (SP) e nos modelos híbrido e remoto. Todo o processo seletivo será virtual, possibilitando a participação de pessoas de todo o país.

Podem se candidatar estudantes de nível superior ou técnico que estejam interessados na indústria aeroespacial. Os selecionados receberão bolsa auxílio, vale-transporte, vale-refeição, assistências médica e odontológica.

As vagas se dividem em estágio corporativo, técnico, engenharia e operações, tecnologia e TI. Quem não for admitido na fase atual fará parte do banco de talentos da Embraer.

Transtorno mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental.

A entidade, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), cobra ações concretas para abordar questões relacionadas à saúde mental e o mercado de trabalho.

A estimativa de ambas as organizações é que diagnósticos de depressão e ansiedade custam à economia global algo em torno de US$ 1 trilhão anualmente.

Palestra sobre ética Ambiental

O jurista José Renato Nalini afirmou, na última sexta-feira (7), que a única matéria-prima de que o Brasil efetivamente se ressente é a ética. “Para reduzir o estado latente de miséria, de IDH baixo, de condições de carência na saúde da população, a restauração da floresta, a ética é a melhor chance. O mundo sem ética se tornará cada vez mais inabitável. Não valerá a pena viver nele”, prosseguiu.

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ministrou, em São Luís (MA), a palestra “Um apelo à consciência ambiental”, promovida pelo Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão e Escola Superior da Magistratura (ESMAM).

Reitor da Universidade Corporativa do Registro de Imóveis (UniRegistral), Nalini comentou sobre a desertificação no Maranhão, que tem pela frente o desafio de recuperar 76% da Floresta Amazônica devastada.

Ele citou dados que apontam no Estado a maior área de destruição da Amazônia, marcado por violência no campo e conflitos com indígenas.

DE RELANCE

 Cidades francesas boicotam a Copa

A capital da França tomou uma decisão que vai dar o que falar.

Paris não vai instalar telões para os torcedores e nem organizar fan zones em suas ruas para promover a Copa do Catar, que começa em 20 de novembro e vai até 18 de dezembro.

A decisão está alinhada com outras sete cidades francesas que alegam motivos humanitários e ambientais para o boicote.

Pierre Rabadan, vice-prefeito responsável pela pasta dos esportes de Paris, afirma ser impossível instalar as zonas de transmissão por duas razões: as condições da organização desta Copa do Mundo, tanto no que diz respeito aos aspectos ambientais como sociais, e o cronograma, o fato de que ela estará ocorrendo em dezembro.

Cidades francesas boicotam a Copa...2

Prefeitos de outros sete municípios franceses também não esconderam seu descontentamento.

As autoridades das cidades de Lille, Marselha, Bordeaux, Nancy, Reims, Rodez e Estrasburgo fizeram críticas alertando também para o tratamento dado aos migrantes que trabalham nas obras para a Copa e o número de mortes durante a construção dos oito estádios para o evento no país do Golfo.

Embora o número oficial de mortos seja apenas três, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou em um relatório que 50 trabalhadores morreram em acidentes de trabalho no Catar em 2020 e 500 ficaram gravemente feridos, um número que poderia ser maior devido a lacunas no sistema de registro de acidentes.

 

O advogado, poeta e escritor Luis Augusto Guterres oferecendo ao Repórter PH o seu mais novo livro, “Os 7 Sentidos”, que será lançado no dia 13 de outubro no Convento das Mercês
O advogado, poeta e escritor Luis Augusto Guterres oferecendo ao Repórter PH o seu mais novo livro, “Os 7 Sentidos”, que será lançado no dia 13 de outubro no Convento das Mercês

Noite de Autógrafos de “Os 7 Sentidos”

O advogado maranhense Luis Augusto Guterres, o Guto, coleciona diversos títulos e honrarias em sua bem sucedida carreira jurídica, mas não abre mão de colecionar também, uma ampla produção literária, fruto de outra paixão que cultiva com igual dedicação como o faz com o Direito, que é a Literatura.

Guto Guterres, como é conhecido por seus amigos, é escritor e membro ativo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (cadeira de nº 15), e autor de diversas publicações, desde livros a artigos jurídicos divulgados em sites especializados, poesias e artigos publicados em diversos jornais. E na próxima semana realiza o lançamento de seu próximo livro, “Os 7 Sentidos”, uma coletânea de 48 poemas e haikais, cada um com uma ilustração do artista plástico J. Lobato sobre o tema descrito.

O coquetel de lançamento com sessão de autógrafos será no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 18h, no Salão Casa de Portugal, no Convento das Mercês, e promete ser bastante concorrida, seja pelo amplo círculo de amizades do autor, seja pelo caráter beneficente do evento, que terá toda a renda da venda dos livros doada para a Paróquia São Paulo Apóstolo.

Eleição na Assembleia

A eleição será apenas ano que vem, mas tudo indica que o deputado Othelino Neto será eleito para comandar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na nova legislatura.

Atual presidente da AL, ele pode tentar se eleger para o posto porque se trata de pleito já na nova legislatura. Depois dos próximos dois anos, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, não poderá concorrer à reeleição.

Já declararam apoio a ele os deputados Mical Damasceno (PSD), Júlio Mendonça (PCdoB), Florêncio Neto (PSB), Rildo Amaral (PP) e Carlos Lula (PSB).

Favoritismo de Daniella

A deputada Daniella (PSB) consolidou o seu favoritismo nas urnas com mais de 45 mil votos.

É, atualmente, uma das maiores lideranças políticas da região Central do Maranhão, onde foi abundantemente votada.

Em Presidente Dutra, sua força e popularidade dispararam nos últimos anos.

Daniella é filha da cidade, lá residem seus familiares, e é para onde ela tem destinado recursos, via emendas parlamentares, para viabilizar inúmeros benefícios para os seus conterrâneos.

Aniversário de 20 anos

A Faculdade de Negócios Faene, instituição comandada pelos empresários Ricardo e Michele Carreira e situada no Residencial Pinheiros, completará duas décadas de atuação no Maranhão em 2023.

A programação em homenagem terá início no mês de novembro deste ano com a apresentação de uma camiseta alusiva e um selo comemorativo.

A ideia é que sejam realizados 20 eventos dentro da programação comemorativa, incluindo cursos, seminários, palestras, encontros e cafés.

Workshop sobre botânica

Samuel Gonçalves, o queridinho dos fãs de plantas e jardins, esteve em São Luís a convite da Terra Zoo para participar do workshop “Botânica aplicada à jardinagem e ao paisagismo” nas lojas Terra Zoo Quixaba e Terra Zoo do Calhau. Ele é doutor em Botânica, professor, palestrante, biólogo e colecionador de plantas.

Aliás, relaxamento e bem-estar são alguns dos benefícios do contato do ser humano com a natureza e a ciência pode explicar: a pressão sanguínea é reduzida e entramos em um estado de tranquilidade e paz de espírito.

Importante retribuir estes benefícios à natureza cuidando bem das plantas para que elas permaneçam bonitas e saudáveis.

Bandeira Azul

O Brasil ampliou em 42% o número de praias e marinas certificadas com a Bandeira Azul, maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.

Infelizmente, nenhum trecho da orla marítima de São Luís, apresentada ao mundo como um dos principais atrativos turísticos do Maranhão, foi reconhecida como apta a receber a certificação, concedida a partir de critérios como foco em gestão ambiental e qualidade da água.

É que. poluídas há anos por toneladas de esgoto in natura, despejado por dezenas de milhares de residências e empreendimentos localizados no entorno, as praias da Capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa são constantemente reprovadas por sucessivos relatórios de balneabilidade.

 

Na Câmara dos Deputados já teve dois irmãos, pai e filho, parentes, mas, marido e mulher, vai ter o primeiro casal em 2023: Josimar do Maranhãosinho e Detinha. O vereador André Jardins não perdeu tempo e já fez uma foto com o casal vitorioso nas urnas
Na Câmara dos Deputados já teve dois irmãos, pai e filho, parentes, mas, marido e mulher, vai ter o primeiro casal em 2023: Josimar do Maranhãosinho e Detinha. O vereador André Jardins não perdeu tempo e já fez uma foto com o casal vitorioso nas urnas

 Para escrever na pedra:

“Prometeste ligar para o número que não te dei. Estou esperando ao lado do aparelho que não tenho”. De autor desconhecido.

 TRIVIAL VARIADO

As estátuas dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana deixaram de olhar para mãos vazias na manhã de sexta-feira. Por volta das 9h, teve início o processo de recolocação de um novo livro de bronze no monumento, localizado na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.

No assunto: a peça original foi furtada em 2007 e a substituta, há sete anos. Desde então, a escultura estava sem o item que representa a literatura.

Tem mais: com oito quilos, a nova peça foi elaborada pelo escultor uruguaio Mario Cladera. O livro foi soldado nas mãos de Drummond, um trabalho que levou quase cinco horas.

 Nas eleições do segundo turno, há um contingente que pode desequilibrar a balança para um lado ou outro: os que não votaram no primeiro turno e podem mudar de ideia. Nada menos do que 20,95% dos eleitores não foram às urnas. Isso dá 32.770.982 e mostra que o cenário está aberto.

 No primeiro turno das eleições, no último domingo, mais de 3,8 milhões de votos foram dados no país a candidatos ainda sem registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral.

 Esses concorrentes apareceram sub judice nos sistemas eleitorais, o que significa que, apesar de terem o nome na urna, suas candidaturas encontram-se ainda pendentes de decisão judicial.

 Pelas regras eleitorais, todos os votos dados a nomes sub judice ficam numa espécie de suspensão, ao aguardo da decisão definitiva da Justiça Eleitoral sobre a concessão ou não do registro da candidatura. Somente se o candidato vier a ter o registro deferido em decisão definitiva, seus votos passam a ser válidos.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.