Polícia

PM que matou policial do Piauí na frente do filho é expulso da corporação no Maranhão

Francisco Ribeiro dos Santos Filho também é acusado de outros três assassinatos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O soldado Francisco Ribeiro dos Santos Filho foi expulso da Polícia Militar do Maranhão.
O soldado Francisco Ribeiro dos Santos Filho foi expulso da Polícia Militar do Maranhão. (Divulgação / Polícia Militar)

SÃO LUÍS - O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, expulsou da Polícia Militar o soldado Francisco Ribeiro dos Santos Filho, acusado de matar a tiros o cabo Samuel de Sousa Borges, do Piauí, em fevereiro de 2019, em Teresina.

Leia também:

Após briga de trânsito, PM do Maranhão mata policial de Teresina

PM do Maranhão acusado de matar policial do Piauí é preso pelo quarto homicídio

A expulsão do soldado Francisco Ribeiro foi divulgada no último dia 30 de abril, no Diário Oficial do Maranhão, e foi descrita como "a bem da disciplina". Francisco está preso em um presídio militar em São Luís, mas ainda não foi julgado pelo crime. O soldado também responde por outros três assassinatos em Teresina.

O cabo Samuel foi assassinado na frente do filho, próximo a uma escola na Zona Leste de Teresina, após uma discussão de trânsito com o soldado Francisco Ribeiro. Nas imagens, o PM do Piauí pede para que o soldado encoste a moto e fala que vai denunciá-lo à Corregedoria da Polícia Militar do Maranhão. Francisco Ribeiro estaria em atitude suspeita, em uma moto sem placa e portando duas armas, e o cabo Samuel iniciou uma gravação em vídeo para evitar que o soldado alegasse uma abordagem irregular. Após troca de xingamentos, o soldado atirou contra o cabo, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O soldado Francisco foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil pela morte do cabo Samuel, de acordo com inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas foi solto em outubro de 2019, sendo preso novamente em março de 2020, suspeito de duplo homicídio no bairro Pedra Mole, em Teresina. Francisco foi encaminhado para o presídio da Polícia Militar do Maranhão, em São Luís, e será julgado no Tribunal do Júri, ainda sem data prevista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.