Relembre os fatos

Neblina em São Luís e premiação do Troféu Mirante Esporte: como foi o mês de janeiro

Vários acontecimentos marcaram o ano de 2020; relembre como foi.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Em janeiro, São Luís amanheceu com dia envolto por neblina; premiação do Troféu Mirante Esporte também marcou o mês.
Em janeiro, São Luís amanheceu com dia envolto por neblina; premiação do Troféu Mirante Esporte também marcou o mês. (Foto: arte / Imirante.com)

SÃO LUÍS – O ano de 2020 foi marcado por inúmeros acontecimentos. O Imirante.com relembra alguns dos principais fatos registrados no mês de janeiro deste ano. Veja:

O ano começou com milhares de pessoas celebrando a chegada de 2020 na avenida Litorânea, em São Luís. Cheio de expectativas, o grande público comemorou a virada ao som da cantora baiana Daniela Mercury.

Relembre aqui

Outro fato importante registrado logo no primeiro mês do ano foi que começaram a valer as novas regras para opção de saque-aniversário de parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador.

Segundo a Caixa, para escolher a modalidade de “saque-aniversário”, o beneficiário deve entrar na seção correspondente, no site do FGTS, ou via aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS e para computadores com o sistema Windows.

Relembre aqui

Em São Luís, no dia 2 de janeiro, no bairro Santa Efigência, uma mulher foi encontrada morta no quintal de uma casa. A vítima foi identificada como Rozenilde de Jesus Pereira Ribeiro, 59 anos. À época, a perícia trabalhava com a hipótese de que ela tenha tido um ataque cardíaco e foi se segurar na máquina, quando acabou levando um choque. O braço direito de Rozenilde de Jesus ficou queimado devido ao choque elétrico.

A vítima foi encontrada sem vida pelo neto de seis anos de idade, que mora com ela. O menino viu o corpo da avó e começou a gritar, e os vizinhos apareceram para ver o que estava acontecendo.

Relembre aqui

No dia 3 de janeiro, foram divulgadas as imagens de um assalto registrado no dia 31 de dezembro de 2019, que se propagou nas redes sociais. Criminosos tomaram de assalto um ônibus coletivo e, em alta velocidade, começaram a fazer manobras perigosas pela avenida Beira-Mar, Praia Grande e Anel Viário, na região central de São Luís.

Segundo informações policiais, o veículo, que faz a linha Pão de Açúcar, foi alvo de assalto, por volta das 20h, no Centro da Cidade. Após o crime, o motorista do coletivo foi ao Plantão Central da Cajazeiras para fazer o Boletim de Ocorrência. Ao chegar na delegacia, o condutor deixou o ônibus estacionado com a chave no contado.

Ao voltar para pegar o coletivo, o motorista percebeu que o veículo não estava mais no local. O ônibus havia sido furtado por um homem, ainda não identificado, que começou a conduzir o veículo em alta velocidade.

Relembre aqui

Na manhã do dia 7 de janeiro, um fato atípico foi registrado em São Luís, a capital maranhense amanheceu coberta por uma neblina, o que chamou atenção dos moradores da cidade que registraram a cena e compartilharam nas redes sociais.

Segundo especialistas, esse fenômeno atmosférico, que também pode ser chamado de nevoeiro ou bruma, é causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo.

Relembre aqui

No dia 9 de janeiro uma situação inusitada, registrada na idade de Presidente Dutra, também ganhou repercussão no Imirante.com e nas redes sociais: após mulher tomar bola, meninos vão à delegacia e ganham uma nova.

De acordo com o relato do delegado César Ferro, um grupo de meninos chegou à delegacia por volta das 16h, para “resolver um problema deles”.

Os meninos relataram ao delegado que estavam jogando futebol na rua, quando acidentalmente a bola bateu no portão de uma residência. Após a batida, a moradora da casa tomou a bola e se negou a devolvê-la às crianças.

Relembre aqui

Na madrugada do dia 11 de janeiro, um carro despencou da ponte Bandeira Tribuzzi, no bairro Jaracati, em São Luís. Duas pessoas que residem em um dos barracos atingidos ficaram feridas, e os três ocupantes do veículo saíram ilesos.

O motorista perdeu o controle, deslizou na pista e caiu em uma área residencial. Em uma delas, havia quatro pessoas: um casal ficou ferido, e os filhos.

Relembre aqui

No dia 14 de janeiro, um adolescente, de 17 anos, foi apreendido na rodoviária de Balsas, após se masturbar e ejacular no rosto de uma jovem, durante viagem de ônibus.

Ele foi abordado ainda dentro do ônibus que tinha como destino a cidade de Teresina (PI). Ao chegarem em Balsas, passageiros e motorista acionaram a polícia.

No dia 30 de janeiro, o governo do Maranhão anunciou que montou um plano de contingência e estava orientando profissionais sobre o novo coronavírus.

As ações, planejadas por diversos departamentos da SES e do Município de São Luís, envolveram representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MA). No Maranhão, a Anvisa começou a manter sua atuação no monitoramento de portos e aeroportos.

Relembre aqui

Na Mira

Em janeiro deste ano, o cantor Manoel Gomes, autor do hit ‘Caneta Azul’, foi surpreendido com um beijo na boca durante um show. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma mulher de blusa roxa, short jeans, segurando o rosto do cantor e beijando na boca dele.

Relembre aqui

No dia 8 de janeiro, a Justiça do Rio de Janeiro, por meio do desembargador Benedicto Abicail, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou que a Netflix retirasse do ar, imediatamente, em caráter liminar (provisório), o Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo, assim como trailers, making of, propagandas, ou qualquer alusão publicitária ao filme. A decisão manda ainda que a produtora e distribuidora Audiovisual Porta dos Fundos se abstenha de autorizar a exibição e/ou divulgação do especial por qualquer outro meio, sob pena de multa diária de R$ 150 mil.

Relembre aqui

Após quatro meses separados, Thaynara OG e Gustavo Mioto reataram o namoro em janeiro deste ano. Em agosto de 2019, eles romperam após quase um ano de namoro. Na época, o casal explicou que o motivo do rompimento era a distância, mas afirmaram que continuariam sendo amigos.

Relembre aqui

Em janeiro de 2020, a cantora Enme lançou a música "Batidão" com mesmo produtor de Pabllo Vittar.

"Batidão" traz mais uma vez o regionalismo latente no som da rapper e drag queen, junto do pagodão baiano e dos tambores maranhenses com uma pegada eletrônica do pop nacional.

Relembre aqui

Também em janeiro deste ano, mais precisamente no dia 15, uma festa na Casa do Tambor de Crioula abre programação do Pré-Carnaval em São Luís.

Quem comandou o primeiro dia de folia pré-carnavalesca foram os grupos Proteção II Mirim e Cravo e Rosa de São Benedito.

Reconhecido há mais de 10 anos como patrimônio cultural e imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Tambor de Crioula teve forte presença na programação do carnaval maranhense em 2020.

Relembre aqui

E teve maranhense não edição 2020 do Big Brother Brasil, programa da Rede Glob. Victor Hugo, de 25 anos, foi um dos selecionados para participar do BBB 20. Natural de Imperatriz, ele é formado em Psicologia e Letras, com mestrado em Saúde Pública. O jovem esteve no grupo da Pipoca no BBB20.

Relembre aqui

Esporte

Maior e mais importante premiação esportiva do Maranhão, o Troféu Mirante Esporte iniciou as celebrações de sua 15ª edição na tarde do dia 22 de janeiro, promovendo um bate-papo dos atletas indicados, treinadores e presidentes de federações com três convidados especiais: os ex-jogadores de futebol Caio Ribeiro e Junior, atualmente comentaristas do Grupo Globo, e o ex-atleta de tênis de mesa Hugo Hoyama, que agora é treinador da Seleção Feminina de tênis de mesa. O evento contou com a apresentação do jornalista Giovanni Spinucci e foi realizado no Black Swan, no bairro da Cohama, em São Luís.

Relembre aqui

Conhecido com o “Oscar do Esporte Maranhense”, o Troféu Mirante Esporte, em sua 15ª edição, foi realizado na noite do dia 23 de janeiro, no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Promovido pelo Grupo Mirante, o “Oscar do Esporte Maranhense” contou com a participação de 105 atletas e premiou os destaques em 28 modalidades. A 15ª edição do Troféu Mirante Esporte foi apresentada por Heloísa Batalha e Biguá, e contou com a presença de patrocinadores, autoridades e atletas e seus familiares.

Relembre aqui

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.