Troféu Mirante Esporte

Caio Ribeiro, Junior e Hugo Hoyama batem papo com indicados ao Troféu Mirante Esporte

Ex-atletas de sucesso no esporte brasileiro compartilharam suas experiências e deram dicas.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Bate-papo do Troféu Mirante Esporte foi realizado nesta quarta-feira (22).
Bate-papo do Troféu Mirante Esporte foi realizado nesta quarta-feira (22). (Paulo Soares / O ESTADO)

SÃO LUÍS - Maior e mais importante premiação esportiva do Maranhão, o Troféu Mirante Esporte iniciou as celebrações de sua 15ª edição na tarde desta quarta-feira (22), promovendo um bate-papo dos atletas indicados, treinadores e presidentes de federações com três convidados especiais: os ex-jogadores de futebol Caio Ribeiro e Junior, atualmente comentaristas do Grupo Globo, e o ex-atleta de tênis de mesa Hugo Hoyama, que agora é treinador da Seleção Feminina de tênis de mesa. O evento contou com a apresentação do jornalista Giovanni Spinucci e foi realizado no Black Swan, no bairro da Cohama, em São Luís.

Em um clima descontraído, Caio Ribeiro, Junior e Hugo Hoyama compartilharam suas experiências no esporte, não só no período em que foram atletas, mas também em suas novas funções. Os três convidados especiais do Troféu Mirante destacaram a importância do apoio familiar e da educação, ressaltando ainda a força de vontade para superar as dificuldades, que são comuns na vida de um atleta e podem servir de incentivo para atingir o lugar mais alto do pódio.

"O Troféu Mirante Esporte é o reconhecimento do sacrifício dos indicados, que conseguiram atingir seus objetivos durante todo o ano. Naturalmente, já ser indicado é uma vitória, e o resto é consequência", afirmou Junior, que participou de duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e é recordista de partidas pelo Flamengo, onde conquistou um Mundial Interclubes, uma Copa Libertadores, quatro Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil.

Dono de 15 medalhas pan-americanas, sendo 10 delas de ouro, e com seis participações em Jogos Olímpicos no currículo, Hugo Hoyama também ressaltou a importância do esforço dos atletas em busca de seus objetivos. "Você pode ter as melhores condições de treino e os melhores equipamentos, mas a dedicação, a superação das barreiras, vem em primeiro lugar", afirmou o maior mesatenista brasileiro de todos os tempos.

Já Caio Ribeiro, que teve passagens de sucesso por São Paulo, Flamengo, Santos, futebol italiano e Seleção Brasileira, fez elogios ao Troféu Mirante Esporte. "É muito legal você ver um prêmio aqui no Maranhão, com toda essa tradição, que serve como um empurrão para a carreira. É importante a valorização desse tipo de premiação, para você não esquecer de onde veio. O caminho percorrido é tão importante quanto conquistar um prêmio", disse o comentarista.

O bate-papo com os convidados especiais do Troféu Mirante Esporte foi elogiado por atletas e treinadores que concorrem ao "Oscar do esporte maranhense". Candidata ao prêmio de melhor atleta do judô em 2019, Adryelly Santos Pinheiro valorizou os bons exemplos na vida de um esportista.

"É muito importante ouvir esses atletas que são boas influências e foram grandes atletas para o esporte brasileiro. Quando comecei no esporte, com sete anos, sempre tive muitas pessoas que eu admirava e me espelhei nelas para obter muitas conquistas. Estou muito feliz por estar sendo indicada ao Troféu Mirante mais uma vez, 2019 foi um ano de muita dedicação e grandes resultados. Espero conquistar o troféu esse ano", disse Adryelly.

Chefe da delegação maranhense na última edição nas Paralimpíadas Escolares, o professor José Henrique Azevedo, conhecido no mundo esportivo como Mangueirão, também falou da importância da conversa com Caio Ribeiro, Junior e Hugo Hoyama. Além de elogiar a iniciativa do Troféu Mirante Esporte com o bate-papo, Mangueirão também elogiou a inclusão do prêmio de melhor atleta paralímpico no maior evento esportivo do estado.

"É um prazer estar em mais uma edição do Troféu Mirante e participar de uma palestra dessas. Os nossos atletas precisam desse estímulo. É muito legal ver esses jovens atletas se relacionando com esportistas consagrados e aprendendo sobre a responsabilidade que envolve o esporte. Também estou orgulhoso com a inclusão do troféu para os atletas paralímpicos, que sempre precisam desse apoio", ressaltou o professor.

Depois do bate-papo entre convidados, indicados e treinadores, a cerimônia de premiação da 15ª edição do Troféu Mirante Esporte será realizada na noite desta quinta-feira (23), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Além de premiar os destaques em 28 modalidades, o "Oscar do esporte maranhense" escolherá os atletas do ano pelo júri técnico e pelo júri popular.

Sobre o Troféu Mirante Esporte

O Troféu Mirante Esporte tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o potencial dos atletas maranhenses, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade, de empresas e do poder público.

Com o apoio das federações, os vencedores do Troféu Mirante Esporte são escolhidos por meio de votação popular e pela análise de técnicos especializados, que premiam os esportistas em categorias como melhor atleta de cada modalidade, atleta do ano, federação destaque e atleta júri popular.

Em 2019, o prêmio principal do Troféu Mirante Esporte ficou com Bruno Lobo, atleta do kitesurf.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.