Arte

Festival Elas em formato digital

Evento acontece hoje e amanhã, ganhou formato de programa de TV para se adaptar ao período da pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Mavi Simão idealizou o festival
Mavi Simão idealizou o festival (mavi simão)

SÃO LUÍS- O festival “Elas”, que celebra o feminino das artes, está de volta. A programação tem início hoje e prossegue neste sábado, às 20h, com transmissão pelo canal do festival no YouTube. Realizado por Mavi Simão (Festival Maranhão na Tela), o projeto tem um elenco fixo entre as novidades.
Entre as participações, “As Irmãs Acrobáticas Katyelle Cristiane e Kristyelly Katyane” (personagens vividos pela atriz Áurea Maranhão e seu irmão Luciano Teixeira), Luh Del Fuego (a persona DJ da cantora Luciana Simões) e a Frimes (persona drag queen de Rafael Paz). O elenco fará interação ao vivo com o público durante o lançamento.

Além desses, também participam Lizzyane Arize, Paty Bello Catharina Bravin, Only Fuego (Queer), Pantera Bl4ck, Regiane Araujo, Rafaela Gonçalves, Tassia Dur, Keyci Martins, SOMAnas e Emme Paixão, além das DJs Gabriella Leão e Vanessa Serra. As participações foram gravadas e editadas em dois programas com shows, entrevistas, roda de conversa, discotecagem e quiz show.

A produção envolveu uma equipe de mais de 50 pessoas e as gravações foram realizadas respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, no mês de dezembro de 2020, no Espaço Chão SLZ, Centro Histórico de São Luís. A identidade visual do projeto tem assinatura da artista Fernanda Saboia.

O festival destaca a presença das mulheres do Maranhão na música, no cinema, na moda e nas artes visuais, contemplando o recorte de gênero (mulheres nordestinas, periféricas, negras, amazônicas e LGBTQIA+) na programação.

“O principal objetivo é dar visibilidade ao trabalho desses artistas e atrair o público com essa proposta de linguagem mais dinâmica e bem humorada. A ideia foi fugir do lugar comum”, afirma Mavi Simão.

Para Luciana Simões, reconhecer publicamente o compromisso dos festivais e eventos com a equidade de gênero é fundamental. “Acredito que o ELAS é um exemplo de coerência com a frente de mulheres, no segmento da arte, que estão conquistando espaço, reconhecimento e respeito”.

Poder feminino
O festival “Elas” é um projeto feminista cujo principal objetivo é disseminar o poder que emana de todas as mulheres. “Acreditamos que querer é poder. E que essa força tem uma capacidade imensa de contagiar outras mulheres, promovendo uma identificação capaz de fazer a diferença”, diz Mavi Simão.

“Elas” estreou em 2017, com uma programação que reuniu a cena local de artistas maranhenses no Convento das Mercês e trouxe a São Luís a cantora Karol Conká. Foram três dias de programação, que incluiu a realização de shows musicais e um seminário composto por oficinas e bate-papos, discutindo a importância e representatividade da mulher.

Esta segunda edição, que só foi possível pelo incentivo da Lei Aldir Blanc, precisou ser adaptada em razão da pandemia de Covid-19. Por isso, o formato de programa de TV, sem público presencial.

Serviço

O quê
Festival Elas
Quando
Hoje e amanhã, às 20h
Onde
No Youtube

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.