Literatura

Maria Firmina dos Reis em debate

I Encontro Maranhense de Pesquisadores de Maria Firmina dos Reis acontece até o dia 16 de março, com programação em São Luís e no município de Guimarães

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Maria Firmina do Reis
Maria Firmina do Reis (Maria Firmina dos Reis )

São Luís - Em celebração ao Dia da Mulher Maranhense (11 de Março) e ao aniversário de nascimento de Maria Firmina dos Reis, acontece, até o dia 16 de março, o I Encontro Maranhense de Pesquisadores de Maria Firmina dos Reis. A programação teve início ontem, no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, no bairro Vinhais, com uma apresentação lítero-musical de Socorro Lira e leitura de poemas por alunos da escola. O evento é uma promoção da Academia Ludovicense de Letras, Prefeitura de Guimarães e Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães.

Hoje, às 19h, no Teatro Napoleão Ewerton, no SESC Holandeses (Calhau), haverá o recital “Cantos à Beira-Mar”, com Socorro Lira. Na ocasião, haverá entrega de diplomas a pesquisadores maranhenses de Maria Firmina dos Reis. Amanhã, às 9h30, na Unidade Escolar Maria Firmina dos Reis, no bairro Cohama, a performance lítero-musical com Socorro Lira será reapresentada, seguida, também, de leitura de poemas por alunos da escola.

No dia 13, os pesquisadores farão uma viagem ao município de Guimarães, terra onde Maria Firmina dos Reis viveu a maior parte de sua vida e onde escreveu “Úrsula”, considerado o primeiro romance brasileiro de que se tem notícias. Naquela cidade, será realizado um passeio literário às 16h. No domingo, após um passeio turístico pelos principais pontos do município de Guimarães, acontecerá um descontraído sarau às 17h.

Na segunda-feira, dia 15, será a vez da visita à Fazenda Entre Rios e Maçaricó. “Naquela fazenda, Maria Firmina começou a ministrar aulas, numa espécie de escola mista. A instituição escandalizou a sociedade da época e, por essa razão, não permaneceu por muito tempo de portas abertas”, disse a professora e escritora Dilercy Adler, que na Academia Ludovicense de Letras ocupa a cadeira 8, patroneada por Maria Firmina dos Reis.

Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís em 11 de março de 1822. Ela viveu parte da vida na casa de uma tia materna mais bem situada economicamente. Em 1847, concorreu à cadeira de Instrução Primária. Tornou-se professora de primeiras letras, de 1847 a 1881. Em 1859, publicou o romance “Úrsula”, considerado o primeiro de uma autora brasileira. Em 1887, publicou na Revista Maranhense o conto “A Escrava”, no qual se descreve uma participante ativa da causa abolicionista.

Aos 54 anos de idade e 34 de magistério, Maria Firmina dos Reis fundou, em Maçaricó, a poucos quilômetros de Guimarães, uma aula mista e gratuita para alunos que não podiam pagar: conduzia as aulas num barracão em propriedade de um senhor de engenho, à qual se dirigia toda manhã subindo num carro de boi. Lá, lecionava às filhas deste, aos alunos que levava consigo e a outros que se juntavam.

Serviço

O quê

I Encontro Maranhense de Pesquisadores de Maria Firmina dos Reis

Quando

Até o dia dia 16 de março

Onde

São Luís e município de Guimarães

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.