Superlua

Fenômenos raros lunares são registrados na Região Metropolitana

Por causa do eclipse lunar total e da posição geográfica da Ilha, dos três episódios previstos, apenas a Superlua e a Lua Azul foram visíveis

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(Em Ribamar, Superlua criou bela imagem com estátua de São José)

Dois fenômenos lunares considerados raros - a Superlua e a Lua Azul - foram registrados na noite desta quarta-feira (31) na Grande Ilha. Devido à curiosidade e ao aspecto raro dos fatos, curiosos e pesquisadores se reuniram no Cais do Porto, em São José de Ribamar. Além deste local - onde foi montado um observatório por estudantes e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - em outros pontos da Região Metropolitana, também foram preparados pontos de contemplação dos fenômenos.

Em Ribamar, foram fixados telescópios para a observação mais precisa, em especial, da Superlua (que acontece quando a lua, na fase cheia, fica mais próxima do planeta Terra). Às 18h30 em ponto, já era possível ver a lua em tamanho especial. “Nunca tinha visto a lua desta maneira”, disse a professora Maria Fernandes.

Presente ao local de observação na cidade balneária, o responsável pelo Laboratório “Ilha da Ciência” da UFMA, professor Antônio Oliveira, explicou a O Estado que a lua azul ocorre quando há o registro de duas luas cheias no mesmo mês. “Pelo calendário gregoriano, este fenômeno ocorre a cada dois anos”, disse.

A Superlua, ainda segundo o especialista da UFMA, acontece quando o planeta Terra se alinha com a lua e o sol em um mesmo plano. “Quando isso ocorre, a lua fica maior e mais brilhante do que em dias comuns. Trata-se de um fato importante para o desenvolvimento dos estudos astronômicos”, afirmou o professor. Ele explicou ainda que, em alguns pontos do globo terrestre, ainda foi vista a chamada Lua de Sangue (quando o globo terrestre fica exatamente entre a Lua e o Sol). “A combinação dessas três Luas é rara, só ocorrerá novamente daqui a 150 anos”, disse Oliveira.

Saiba mais

No Brasil, não foi possível olhar nesta quarta-feira (31) os três fenômenos – Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue – de forma simultânea. Isso foi possível somente, devido ao formato do planeta, na América do Norte, no Pacífico, na Austrália, na Nova Zelândia e no leste da Rússia.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DA SUPERLUA FEITAS POR DE JESUS E ROBERT VALPORTO

Superlua

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.