Coluna PH

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Divulgação
Divulgação

Arruda no Casarão
As produtoras culturais Mirella Castelo Branco e Ana Sousa começaram a semana arregaçando as mangas na organização do primeiro evento com o selo “Salve Simpatia”, a ser realizado no Casarão Colonial, espaço onde a juventude local bate ponto todos os domingos, religiosamente.
As simpáticas meninas trarão para a capital maranhense, pela primeira vez, o grupo Arruda, direto do Bar da Alcione, no Rio, para um show especial.
Trata-se da primeira atração de uma séria que Mirella e Ana oferecerão de bandeja aos maranhenses dentro do audacioso e inovador projeto Errejota (RJ), já batizado de “estilo carioca de ser maranhense”.
O evento acontece neste domingo.

Semana com MBAs
A Faculdade de Negócios Faene recebe, até o dia 23 deste mês, o professor Genilson Chagas, que comanda a disciplina Gestão de Carreiras, Avaliação de Cargos e Retenção de Talentos para o MBA em Gestão de Pessoas. Além disso, o professor Genival Pessoa conduz, no mesmo período, a disciplina de Sistemas da Qualidade, para os alunos do MBA em Qualidade e Produtividade.
A cerimônia de outorga da “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata”, concedida por sua majestade o imperador do Japão ao empresário Zildêni Falcão de Oliveira, acontece hoje, presidida pelo cônsul do Japão em Belém, Satoshi Morita.
O anúncio sobre a lista de agraciados foi feita pelo Governo do Japão, em 3 de novembro do ano passado. No entanto, a entrega do diploma e da medalha só está sendo possível agora.
Zildêni Falcão contribuiu para a promoção de atividades de cooperação do governo do Japão e com a difusão da cultura japonesa, especialmente no Maranhão, o que o fez merecer tal honraria.

Lya em Portugal
Vem do além-mar uma notícia para encher os brasileiros de orgulho: o livro Perdas & Ganhos, clássico da escritora Lya Luft, deve ser relançado em breve em Portugal, pela editora Infinito Particular.
Publicada originalmente em 2003, a obra é o maior sucesso da carreira de Lya, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
A autora conta que recebeu a notícia vinda da Europa com satisfação. E que alguma coisa nesse livro mexe com os leitores até em países como Holanda, Israel, Inglaterra.
Os editores no Exterior dizem assim: “Parece que ela escreveu pra mim!” Isso prova que as emoções humanas são as mesmas – resume Lya.
Nos últimos meses, a escritora luta contra um câncer.

O Brasil honesto
Transitou à margem do noticiário dos últimos dias, compreensivelmente concentrado na pandemia, na CPI da Covid e na inflação, um pequeno episódio ocorrido no interior de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Rodeio, onde funciona um comércio de alimentos sem funcionários nem qualquer pessoa para controlar as vendas.
No Dr. Honesto, como o empreendimento é chamado, os próprios clientes pegam o que lhes interessa e pagam os valores afixados nos produtos, às vezes deixando um bilhete com a lista dos itens adquiridos para facilitar a reposição.
Dia desses, os repositores de mercadorias encontraram esta mensagem comovente: “Olá, vim através deste bilhete informar que peguei algumas coisas para o café com meus filhos. Mas não vou roubar. Quando tiver (dinheiro), prometo devolver. Obrigada”. E seguiam-se as iniciais da mãe necessitada.
Ela levou dois pães, um pote de doce de banana e um pacote de cueca virada – compras que, segundo o administrador do negócio, totalizariam cerca de R$ 30.

TRIVIAL VARIADO

O promotor de justiça Sandro Bíscaro foi eleito na última terça-feira, para o cargo de diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz. Candidato único, o promotor recebeu 19, dos 20 votos válidos. Formaram a comissão eleitoral os promotores de justiça Raquel Duarte Chaves Sales (presidente), Uiara de Melo Medeiros e Thiago de Oliveira Costa Pires.

Com direção de Miguel Falabella, o filme Veneza já está disponível na plataforma Star+. Na trama, Gringa (Carmen Maura) é uma cafetina obcecada pela ideia de conhecer a famosa “cidade flutuante” e reencontrar a grande paixão de sua vida em solo italiano.

No assunto: a produção, que tem Eduardo Moscovis e Dira Paes no elenco, foi lançada no Festival de Gramado em 2019 e venceu dois Kikitos – direção de arte (Tulé Peake) e atriz coadjuvante (Carol Castro).

Com programação atual, abrangente e de aplicação prática, focada no aprendizado, reciclagem, transmissão de conhecimentos e network, será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, o X Congresso Brasileiro da SOBLEC - Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

A propósito: o evento acontecerá de forma 100% presencial no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Um grupo significativo de oftalmologistas maranhenses já confirmou presença.

DE RELANCE

Golpe rouba contas do WhatsApp
Novo golpe rouba contas do WhatsApp até de quem tem ativada a confirmação em duas etapas; veja como funciona. Criminosos utilizam engenharia social para fazer com que os usuários desativem a proteção. Promoções, pesquisas e links falsos. As formas de abordagem de um dos golpes virtuais mais recorrentes no momento são variadas, mas o objetivo é o mesmo: roubar ou clonar contas do WhatsApp para, posteriormente, pedir dinheiro aos contatos das vítimas.

Golpe rouba contas...2
Para se proteger desses ataques, a principal recomendação de especialistas é ativar a confirmação em duas etapas, cadastrando um código de seis dígitos – o PIN – que será solicitado quando alguém tentar registrar o número de telefone no aplicativo novamente. Entretanto, criminosos têm utilizado novos métodos de manipulação para sequestrar até mesmo as contas que estão com essa proteção habilitada.

Golpe rouba contas...3
A seguir, entenda como o golpe funciona e confira dicas para não se tornar uma das vítimas. O ataque costuma iniciar com uma ligação em que o criminoso se apresenta como um funcionário do Ministério da Saúde que está fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19. Ao final da conversa, ele solicita que o entrevistado repasse um código enviado por SMS para confirmar a participação. Acontece que essa sequência de números é a senha necessária para que o WhatsApp seja cadastrado com o número da vítima em outro smartphone e, se a pessoa estiver com a confirmação em duas etapas desabilitada, sua conta já será roubada nesse momento.

Golpe rouba contas...4
Caso a proteção esteja ativada, o criminoso adiciona uma nova etapa ao golpe, entrando em contato com a vítima como se fosse da equipe de suporte do WhatsApp. Na ligação, ele afirma que foi identificada uma atividade suspeita na conta e pede que o usuário recadastre o PIN da confirmação através de um link enviado por e-mail. Esse link, por sua vez, serve para desabilitar a proteção, permitindo que o criminoso utilize o código informado na primeira ligação para acessar a conta da vítima em outro aparelho. Em seguida, os estelionatários costumam se passar pela vítima para pedir dinheiro emprestado a amigos e familiares, por exemplo.

Ação de doação de sangue
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), realiza nesta quarta-feira, uma ação de doação de sangue, em São Luís. A Unidade Móvel do Hemomar estará no estacionamento externo da Federação, que fica localizada no Edifício Francisco Guimarães e Souza, na Avenida dos Holandeses.

Ação de doação de sangue...2
A ação integra o 2º dia de programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Fecomércio, conta com o apoio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e visa estimular o público interno e externo para importância do ato, além de contribuir para a regulação do estoque de bolsas do Hemomar, que sofreu com a baixa no número de doações após a pandemia de Covid-19.

Delegação portuguesa na Fiema
O diretor da Fiema, Alexandre Ataíde, representou o presidente Edilson Baldez, na visita oficial da comitiva composta pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes que estava acompanhada do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos e do Consul Honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhas Junior e outras autoridades portuguesas, na Casa da Indústria. O objetivo da visita de cortesia foi prospectar futuros negócios entre as indústrias maranhenses e de Portugal.

Outubro Rosa no TRE-MA
Mundialmente, 19 de outubro é a data que se celebra o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. O presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadores Joaquim Figueiredo e Angela Salazar, em sintonia com a data, reuniram-se com servidoras e servidores da sede do órgão para uma sessão de fotos e vídeos, todos vestindo alguma peça na cor rosa, além de laço e balão no mesmo tom. A cada mês ocorre no Brasil diferentes campanhas de conscientização acerca de variados aspectos da saúde. O “Outubro Rosa” é uma das mais conhecidas, cujo objetivo é conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para escrever na pedra:
“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!”. Do poeta Mário Quintana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.