EUA

Uso recreativo da maconha entra em vigor no estado americano do Oregon

O Estado é a quinta unidade federativa dos EUA a legalizar o uso recreativo da droga.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(Homem comemora fumando maconha)

Nova York - Entrou em vigor ontem a liberação do cultivo e da posse individual de maconha no Oregon. O Estado é a quinta unidade federativa dos Estados Unidos a legalizar o uso recreativo da droga.

A decisão foi tomada pelos cidadãos em um plebiscito realizado em novembro, em meio a uma onda pela legalização da droga no país. O Legislativo estadual poderá alterar a medida até o dia 11 de julho.

O cidadão que tiver mais de 21 anos de idade poderá ter até 28 gramas (suficiente para 28 cigarros) fora de casa e até 225 gramas em casa. Em cada residência, até quatro plantas de maconha poderão ser plantadas em local não visível da rua.

Também foi liberado ao adulto a posse de até 454 gramas de produtos comestíveis como dez barras de chocolate à base de maconha. O consumo só é permitido em ambiente privado.

Fins medicinais - Salvo para fins medicinais, o Estado ainda não liberou a compra e venda da droga, algo que deverá acontecer até 2016. Com a medida, o estado passa a poder taxar e regular o cultivo e consumo da droga.

O uso recreativo da maconha está em vigor nos Estados de Colorado, Washington e Alasca e no Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.

Na noite de terça-feira (30), centenas de pessoas se reuniram na ponte Burnside, em Portland, cidade mais populosa do Estado, para comemorar à meia-noite a entrada em vigor da lei.

"Na semana passada, passou a ser legal ser gay nos Estados Unidos. Agora, é legal ser gay e chapado em Oregon", comemorou um cidadão no Twitter.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.