Destaques da semana

Acidente com ônibus, exoneração de secretário e morte de ex-prefeita... veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 29 de janeiro a 3 de fevereiro.

Imirante.com

Atualizada em 04/02/2024 às 12h25
Ônibus colidiu contra parede de loja.
Ônibus colidiu contra parede de loja. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 29 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024.

Domingo (29)

Um ônibus que faz parte do transporte público de São Luís derrubou a parede de uma loja próxima ao elevado da Cohab, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Angelim, na capital maranhense. O acidente aconteceu por volta das 12h de domingo, e não houve feridos.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a motorista do ônibus, que fazia a linha São Raimundo/Bandeira Tribuzzi, perdeu o controle devido à pista molhada, resultando na invasão da calçada e na colisão com a parede da loja. Com o impacto, a parede cedeu, e parte do ônibus entrou no estabelecimento.

Segunda-feira (29)

Um bebê de um ano e três meses de idade, que era vítima de maus-tratos, foi resgatado pela Polícia Militar (PM), no bairro Parque das Palmeiras, em Imperatriz, na região tocantina do Estado. A criança foi encontrada em um colchão sujo, sem as mínimas condições de higiene, além de alimentação inadequada.

Ao chegar no local, os policiais encontraram o bebê na companhia da mãe que, segundo a polícia, tem histórico de alcoolismo e uso de drogas. Uma equipe do Conselho Tutelar esteve no local e ficou responsável pela criança. 

Terça-feira (30)

O prefeito Eduardo Braide (PSD) demitiu na terça o secretário de Cultura, Marco Duailibe, do cargo. A exoneração vem depois da divulgação de contrato de quase R$ 7 milhões da Prefeitura de São Luís com uma escola de educação infantil da rede particular de ensino para realizar o projeto de carnaval de São Luís de 2024.

O Instituto de Educação Juju e Cacaia ganhou chamada pública para executar o projeto do Carnaval em São Luís. Na segunda-feira, 29, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) informou, por meio de nota, que o contrato havia sido anulado após recomendação da Controladoria Geral do Município.

Quarta-feira (31)

Após uma denúncia anônima realizada, a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), apreendeu 139 armas de fogo, de diferentes tipos, em um imóvel abandonado no bairro Renascença, em São Luís. De acordo com informações policiais, além do arsenal, também foram encontrados munições e coletes à prova de bala no local.

No total, foram encontradas 132 armas de fogo calibre 38, quatro escopetas calibre 12, três pistolas 380, 1.100 munições e 444 coletes balísticos. “Apesar do estado de conservação, as armas estão em perfeito estado de uso. Tratam-se de armas que estavam à mercê de criminosos, pois estavam armazenadas em um local sem nenhuma condição de segurança”, disse o coronel Paulo Fernando Moura.

Quinta-feira (1º)

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA) anunciou, na tarde de quinta, por meio de suas redes sociais, que os trabalhadores do transporte público da Grande Ilha de São Luís entrarão em greve por tempo indeterminado na próxima terça-feira (6), a partir de 0h, caso as negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) continuem sem avanços. 

De acordo com os rodoviários, o SET ofereceu uma contraproposta com redução do valor do ticket alimentação, não assegura a manutenção do plano de saúde e não oferta qualquer percentual de reajuste nos salários, e a categoria quer garantir todos esses direitos.

Sexta-feira (2)

Um grave acidente foi registrado por volta das 11h de sexta, no município de Imperatriz, no Maranhão. Uma mulher que pilotava uma motocicleta foi atropelada por um caminhão quando tentava fazer a conversão ao lado do veículo.

O acidade acontece no cruzamento das ruas Ceará e Oswaldo Cruz, no bairro Bacuri. A vítima foi identificada como Maria d’Ajuda Silva, de 51 anos, que trabalhava com a venda de verduras.

Sábado (3)

Morreu neste sábado (3), em Teresina (PI), aos 60 anos, a ex-deputada estadual, ex-deputada federal e ex-prefeita de Caxias, Márcia Marinho.

Ela lutava contra uma amiloidose cutânea há alguns anos. Em 2018, chegou a fazer um transplante de medula, em São Paulo.

Além dos mandatos eletivos, ocupou cargos na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e na Prefeitura de Caxias. No primeiro mandato do atual prefeito, Fábio Gentil, foi secretária da Mulher.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.