SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 5 a 11 de novembro.
Domingo (5)
Um homem, identificado como Emerson Pavão Diniz, de 40 anos, morreu durante uma tentativa de assalto no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís. O caso aconteceu no início da tarde deste domingo (5).
De acordo com informações da polícia, Emerson planejava assaltar um estabelecimento comercial, próximo ao Campo do Tocão, junto com outros dois comparsas.
A tentativa de assalto foi frustrada por um homem armado que atirou contra o trio. Durante os disparos, Emerson foi atingido e morreu no local. Os outros dois comparsas correram, mas um foi detido no local por policiais militares que atenderam a ocorrência.
A Polícia Federal foi acionada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no domingo (5), para investigar um incidente relacionado à divulgação da imagem de uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 nas redes sociais.
Segunda-feira (6)
João Paulo Souza da Conceição, acusado de assassinar a transexual conhecida como ‘Chiquita’, foi condenado a 15 anos de prisão em sentença dada pelo juiz Rômulo Lago e Cruz, titular da 1ª Vara da Comarca de Vitorino Freire, durante júri popular na última terça-feira (31).
O crime aconteceu em junho deste ano, em Vitorino Freire, na região do Médio Mearim. Durante a sessão, dez testemunhas prestaram depoimento, além do réu.
O maranhense Ruan Miranda não é mais atleta do Paulistano Basquete. Ele foi contratado pelo México City Capitanes, da Cidade do México, para disputar a temporada 2023/24 da NBA G-League (Liga de Desenvolvimento do basquete profissional estadunidense). A informação foi divulgada inicialmente pelo Blog de Uerbet Santos e confirmada pelo Imirante Esporte.
Ruan Miranda - sobrinho da maranhense Iziane Castro - está em São Paulo e que aguarda apenas a liberação do seu passaporte para se apresentar à sua nova equipe.
Terça-feira (7)
Um acidente foi registrado na noite desta terça-feira (7), em uma obra em frente ao Condomínio Villa Lagoa, na Rua Aziz Heluy, no bairro Ponta do Farol, próximo à Lagoa da Jansen, em São Luís. Uma estrutura de metal tombou, atingiu a rede elétrica, bateu em parte da entrada do condomínio e quase caiu em uma guarita.
A queda da estrutura metálica ocorreu após um trator de esteira, que fazia a instalação de uma máquina de concretagem, tombar dentro do canteiro de obras. Ninguém ficou ferido.
Em nota, a construtora Ergus Engenharia lamentou o caso e informou que a energia elétrica da área foi restabelecida ainda na madrugada. O tombamento de uma perfuratriz está sendo investigado, segundo a empresa.
Oito pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal no Maranhão e no Piauí com o objetivo de desarticular um esquema de fraude que “criava” idosos a partir de documentos falsos para subtrair os benefícios previdenciários e assistenciais. Três pessoas foram presas em Codó, uma em Bacabal, uma em São Luís, duas em Pedreiras e uma em Parnaíba.
A influencer e assistente de palco Luana Andrade morreu na terça-feira (7), aos 29 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo empresário capixaba João Hadad, namorado de Luana, e pelo Hospital São Luiz, em São Paulo: de acordo com o hospital, a influencer morreu após ser submetida a uma cirurgia de lipoaspiração.
Quarta-feira (8)
Imagens de videomonitoramento captaram o momento em que um homem em situação de rua foi esfaqueado (Veja o vídeo). Ele dormia em uma rede, em um bar situado na Avenida dos Holandeses, no bairro Ponta d’Areia, em São Luís, quando foi atacado por outro homem. O caso foi registrado por volta das 2h de quarta-feira (8).
As cenas parecem ter sido tiradas de um filme de terror. Um homem armado com uma faca se aproxima e fica observando a vítima por alguns minutos enquanto se prepara para aplicar os golpes. O vídeo teve que ser editado, pois as imagens são fortes. Foram cerca de dez golpes de faca, principalmente nas costas da vítima.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que o paciente passou por procedimento cirúrgico e depois foi encaminhado para a sala de recuperação, onde recebeu assistência médica. “O estado de saúde dele é estável”, ainda segundo a pasta.
Ainda na quarta, um trem de cargas da Vale pegou fogo no Km 244, da Estrada de Ferro Carajás, em Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. Segundo a Vale, o incêndio atingiu 20 vagões de combustível e não deixou feridos.
Ao todo, a composição tinha 42 vagões, desse total, 22 foram desacoplados e não correm risco de incêndio. No entanto, 20 vagões que não tiveram tempo de serem desacoplados foram consumidos pelo fogo.
Quinta-feira (9)
Nesta quinta-feira (9) a mãe que abandonou a filha recém-nascida em frente a um condomínio de apartamentos se apresentou na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para prestar depoimento e alegou estar sofrendo com transtornos mentais.
A criança, que tem cerca de cinco dias de vida, foi deixada na rua dos Ipês, em frente ao Edifício Água Marinha, no bairro do Renascença. A criança foi encontrada por moradores da área e entregue ao Conselho Tutelar.
Sexta-feira (10)
Um bancário, identificado como Carlos Vinícius Marinho, de 46 anos, foi morto a tiros em Timon, no Leste maranhense. A vítima trabalhava na Caixa Econômica Federal e morava no município de Caxias.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Carlos Vinícius tinha ido a um povoado em Timon para receber um pagamento. Mas ao retornar para Timon onde iria solicitar um transporte por aplicativo para voltar a Caxias, foi recebido a tiros.
Sábado (11)
Um sargento da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) morreu carbonizado em uma área de mata, no município de Barra do Corda, na tarde dessa sexta-feira (10). Além deles, PMs suspeitos de milícia foram conduzidos à Delegacia para prestar esclarecimentos.
O sargento Walmir, do 5º BPM, morreu no veículo incendiado. Outros dois policiais que foram baleados nesta emboscada estão no hospital.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que não compactua com desvio de conduta dos agentes das forças e segurança e que vai atuar com rigor na apuração do caso.
Os sindicatos dos professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Estadual da Região Tocantina (UemaSul) informaram que a categoria decidiu encerrar a paralisação nesse sábado (11), cumprindo uma decisão da Justiça do Maranhão, que decretou a ilegalidade da greve dos professores e servidores, além de decretar o retorno imediato das aulas. A decisão do desembargador Francisco Ronaldo Maciel, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), foi divulgada na sexta-feira (10).
Saiba Mais
- Dino para o STF, PM preso, PM esfaqueado e biblioteca sem livros... veja o resumo da semana
- Morte de empresário, confusão com motoboys e acidente fatal no Jaracati... Veja o resumo da semana
- Acidente com ônibus que saiu do MA, afogamentos em rios, problemas em ferryboats... reveja os destaques
- Morte de adolescente atropelado e adoção inédita entre irmãos no Maranhão... veja o resumo da semana
- Ciclista é atropelado e morto, calorão de Balsas e o amor do "Caneta Azul"... veja o resumo da semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.