Susto

Após queda parcial de estrutura, casarão desaba completamente no Centro Histórico de São Luís

A área onde ficava o imóvel foi isolada pela Defesa Civil Municipal.

Imirante.com

Casarão desabou nesta quarta-feira (12), no Centro Histórico de São Luís.
Casarão desabou nesta quarta-feira (12), no Centro Histórico de São Luís. (Reprodução / Redes Sociais)

SÃO LUÍS - A fachada de um casarão situado na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, desabou na manhã desta quarta-feira (12). Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e isolaram toda a área onde ficava o imóvel, que teve parte de sua estrutura caindo na última segunda-feira (10).

Em entrevista à TV Mirante, o superintendente da Defesa Civil Municipal, Alexssandro Nogueira, disse que o proprietário do casarão foi informado do desabamento e deve realizar a demolição de uma parede que ainda restou na área do imóvel e oferece risco para um prédio que fica na lateral. Todos os imóveis vizinhos ao casarão que desmoronou foram evacuados por medida de segurança.

A área da Rua de Nazaré continua isolada, sob os cuidados do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que realizou a limpeza dos escombros.

O coordenador técnico do Iphan, Raphael Pestana, disse que a responsabilidade sobre a retirada do que ainda restou do casarão é do proprietário do imóvel, que foi notificado.

"Nós tínhamos apenas as fachadas externas do imóvel. Ele estava somente a 'casca'. Na segunda-feira caiu uma parte, um trecho da fachada, e hoje houve o arruinamento do restante. Nós estávamos, primeiramente, identificando quem é o proprietário, pois a obrigação de executar os serviços recai primeiro sobre o proprietário ou possuidor do imóvel", disse Raphael.

A Rua de Nazaré tem tombamento federal, que é de responsabilidade do Iphan, e também estadual, sob responsabilidade do governo do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.