Susto

VÍDEO: Muro de condomínio desaba durante chuva no bairro Turu, em São Luís

Não houve vítimas na queda do muro, que teve seu perímetro isolado.

Imirante.com

Atualizada em 01/01/2024 às 21h48
Muro caiu após chuva na manhã desta segunda-feira (1º).
Muro caiu após chuva na manhã desta segunda-feira (1º). (Reprodução)

SÃO LUÍS - O muro de um condomínio no bairro Turu, em São Luís, desabou na manhã desta segunda-feira (1º), em meio a uma chuva na capital maranhense. O muro, que é do condomínio Gran Village Brasil I, está com a construção embargada desde outubro de 2023, por apresentar problemas de infraestrutura.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil de São Luís, informou que não houve vítimas na queda do muro e disse que todo o perímetro do local foi isolado. Além disso, a Semusc afirma que todas as medidas necessárias serão adotadas junto com outros órgãos municipais.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, comunicou que o alvará da obra foi regularmente expedido em maio de 2023, mas relata que embargou a construção e autuou os responsáveis em outubro de 2023, após denúncias feitas à Defesa Civil e à Blitz Urbana.

A Semurh ressaltou ainda que, no último mês de dezembro, a Blitz Urbana emitiu novamente um auto de infração com aplicação, inclusive, de multas, por descumprimento de autuação. Desde então, a obra encontrava-se embargada, até que os responsáveis executem as solicitações determinadas em laudo, com base na vistoria e fiscalização.

Por fim, a Semurh destaca que as equipes da Blitz Urbana foram novamente ao local quando tomaram conhecimento do desabamento do muro, para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

Defesa Civil

Com a chegada do período chuvoso, aumentam os riscos de desabamentos, e a Defesa Civil de São Luís informa que está monitorando 72 áreas de risco.

Com o início do período chuvoso, o órgão está realizando trabalhos preventivos por meio de visitas técnicas e a adoção de medidas, como a colocação de lonas.

A Defesa Cívil reforça ainda que, em casos de ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do número 98 99107-3550.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.